Home / Curiosidades / Quais Cuidados Ter Com Uma Cadela Prenha?

Quais Cuidados Ter Com Uma Cadela Prenha?

Se você não planeja que seu cão se reproduza, é melhor que ele seja castrado o quanto antes. Se, no entanto, você tomar a grande decisão de permitir que ela tenha filhotes, você está em uma aventura e tanto.

E nada é tão gratificante quanto acolher uma nova vida no mundo, especialmente se essa nova vida pertencer a uma ninhada de filhotes . A perspectiva de uma nova ninhada é empolgante, mas, assim como a gravidez em humanos, a gravidez em cães pode ser confusa e estressante, principalmente para os donos, que podem ter diversas dúvidas sobre esse período. 

Se na gravidez humana existem tantas preocupações, medos e dúvidas, quando se é dono de uma cadelinha prenha também existem as mesmas preocupações, temores e questionamentos. Por isso, viemos esclarecer algumas dúvidas que podem surgir durante essa fase de espera.

Cadela Prenha
Cadela Prenha

Sinais de gravidez canina

Os testes de diagnóstico não são a única maneira de determinar se um cão está grávida, embora seja o mais preciso. Existem outros sinais de gravidez de cães a serem observados, incluindo:

  • Aumento do apetite;
  • Ganho de peso;
  • Aumento no tamanho do mamilo.

Os mamilos do seu animalzinho ficarão inchados e mais visíveis entre 25 e 30 dias após a gravidez. Ela também começará a produzir um corrimento cerca de um mês após o acasalamento. Você geralmente notará o inchaço no estômago quando ela engorda 45-50 dias após a concepção. Alguns cães também demonstram perda de apetite ou sinais de depressão durante a gestação.

À medida que o final da gravidez do seu cão se aproxima, você notará um aumento ainda mais significativo de seus seios e mamilos e poderá até detectar algum líquido leitoso. Seu abdômen aumentará de tamanho e poderá balançar um pouco enquanto ela caminha. No final da gravidez, você pode até ver ou sentir os filhotes se movimentando dentro da mãe.

Por mais emocionante que seja uma gravidez em potencial, é importante lembrar que existem outras condições que podem causar alterações no apetite, aumento de peso e abdome inchado. Para descartar uma condição mais séria, leve seu cão ao veterinário para um exame pré-natal.

Nutrição apropriada

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua cadela grávida é garantir que ela receba nutrição adequada. Se o seu cão já estiver com uma ração de boa qualidade e com um peso saudável, não será necessário fazer alterações na dieta dela durante a primeira parte da gravidez, a menos que seja orientado pelo veterinário. À medida que seu peso aumenta nas últimas cinco semanas de gravidez, recomenda-se aumentar gradualmente a ingestão de alimentos, até que consuma de 35 a 50 por cento a mais que o normal. Aumente a ingestão lentamente e alimente pequenas e frequentes refeições, pois refeições grandes podem causar desconforto.

Visitas ao veterinário

Visitas veterinárias regulares podem ajudar seu cão a se manter saudável durante a gravidez. Enquanto você estiver lá para confirmar a gravidez e verificar os filhotes, seu veterinário também examinará seu cão em busca de sinais de doença e desconforto. Se o seu cão engravidou por acidente, este também é um bom momento para discutir como tomar precauções no futuro, como castração, para evitar mais ninhadas de surpresa.

Emergências acontecem durante a gravidez. Enquanto você estiver no seu veterinário para um exame pré-natal, pergunte ao seu veterinário o que fazer em caso de emergência e estabeleça um plano com sua família.

Lista de verificação para o parto:

  • Jornal para alinhar o local de parto e para facilitar a limpeza;
  • Tapetes de banho antiderrapantes para o pós o parto;
  • Toalhas limpas e secas para limpar os filhotes;
  • Toalhas de papel para ajudar na limpeza;
  • Termômetro para verificar a temperatura do seu cão antes de dar à luz;
  • Uma almofada de aquecimento ou uma garrafa de água quente para manter os filhotes aquecidos (cuidado para não aquecer demais);
  • Iodo para limpar o abdômen dos filhotes após o cordão ser cortado e espalhado no final do cordão umbilical cortado;
  • O número de telefone do seu veterinário e o número de uma clínica de emergência nas proximidades.

Mantenha esses suprimentos em um local limpo e de fácil acesso. Quando o tempo da sua cadela se aproximar, preste atenção nos sinais de alerta do trabalho de parto em cães. As mães grávidas podem parar de comer alguns dias antes do parto e também podem começar a tentar construir um “ninho” – em algum lugar. Muitas cadelas gestantes começam a ofegar pesadamente, e a temperatura dela cai de uma temperatura normal, pouco antes de entrar em trabalho de parto. Aproximadamente 24 horas após essa queda de temperatura, ela terá os filhotes, e você será o orgulhoso dono de uma nova ninhada de filhotes.

Ajudando durante o nascimento

Felizmente, a maioria das cadelas não precisa de muita ajuda com o parto, desde que não haja complicações. Seus instintos a guiarão, mas sua ajuda pode ajudar a manter ela e os filhotes seguros e confortáveis. A melhor coisa que você pode fazer é ter seus suprimentos prontos antes do grande dia, além de se informar com o seu veterinário sobre o que será preciso para a sua cadela. Quando ela entra em trabalho de parto, seu trabalho principal é assistir e esperar. Se notar algum incomum durante o parto, pode usar seus contatos de emergência e ligar para um veterinário de sua escolha e confiança.

Quando o parto terminar, incentive a mãe a sair para alongar os músculos e se aliviar. Limpe as toalhas e cobertores e substitua-os por limpos. Então deixe sua nova mãe sozinha com seus novos filhotes para amamentar.

Se notar algo estranho nos filhotes, também vale a visita ao veterinário. Mas, se tudo estiver bem como deve ocorrer, é só aproveitar a presença das novas vidas que chegaram e acompanhar as evoluções dos cãezinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *