Home / Curiosidades / Quais Aranhas Domésticas São Inofensivas?

Quais Aranhas Domésticas São Inofensivas?

As aranhas são animais que podem causar repulsa em algumas pessoas. Além de repulsa pode causar também muito medo em outras. Temos até uma patologia para quem sofre de fobia em relação a este aracnídeo, a aracnofobia. Mas hoje falaremos para aqueles que não possuem este medo quase irracional, mas que possuem o medo de que, possivelmente, alguma aranha doméstica seja potencialmente perigosa para nós seres humanos.

Aranhas Em Todo O Mundo

As aranhas são da ordem dos artrópodes e integra a classe dos aracnídeos e pode ser encontrada em todo o mundo, ou melhor, em quase todo o mundo, exceto em regiões inabitáveis como a Antártica, por exemplo. No mais são habitantes de todos os continentes e estão em todos os locais devido a sua versatilidade quanto ao habitat em que podem sobreviver.

Quanto a estrutura física das aranhas, estas são formadas por tagmas, os tagmas são utilizados para designar os grupos compostos de segmentos. As aranhas são formadas por segmentos, a cabeça é um segmento, seguida do abdômen, do cefalotórax e do pedicelo, que como o nome sugere é um tipo de elo.

As aranhas apresentam um sistema nervoso altamente desenvolvimento e em relação aos artrópodes é a que possui a maior centralização dos órgãos do sistema nervoso. Estes aracnídeos também são lembrados por suas teias que são morfologicamente compostas de diferentes maneiras, e possui uma força impressionante. As teias são fortes, elásticas e leves, feitas com uma base proteica.

Ainda sobre a aranha no sentido macro, acredita-se que há cerca de quarenta mil espécies diferentes divididas em cem famílias distintas. Mas não precisamos nos preocupar tanto, apesar do grande número de espécies cerca de apenas trinta são consideradas de risco para nós seres humanos. A partir desta informação e do fato de sabermos que é possível encontrar aranhas em nossa residência, resolvemos listar aqui algumas que podem aparecer em nossa casa, mas que não são motivo de pânico, visto que são inofensivas para nós, seres humanos.

Vale destacar que as aranhas possuem um papel no ecossistema em que estão inseridas, então não mate uma aranha que venha a aparecer em sua casa, ainda mais se a mesma for totalmente inofensiva. Agora deixemos de rodeio e vamos a nossa lista.

A Aranha Pernuda

A aranha pernuda cientificamente chamada de pholcus phalangioides é uma das aranhas mais conhecidas por conta de sua presença em nossas casas. No caso do Brasil a mesma ocorre em todos os estados e é tida como um animal cinantrópico que, em poucas palavras, corresponde aos animais que se desenvolvem de acordo com as condições criadas pela existência humana, sendo a elas adaptadas.

São animais que vivem sempre escondidos e em momento algum aparecerão para assustar você, mas não raramente isso pode de fato acontecer. Caso você se depare com uma aranha pernuda na sua frente você certamente vai entender o porquê do nome, são aranhas que possuem as pernas alongadas em volta de um corpo pequeno e amarronzado. Possui uma expectativa de vida de em média três anos e muda cerca de cinco a seis vezes de pele até atingir a sua maturidade sexual. Por falar em maturidade sexual, quando acasala põe em média de vinte a trinta ovos por reprodução.

O mecanismo de defesa desta pequena aranha é a fuga, então se você se deparar com uma delas por aí ela certamente fugirá. Mas antes de partir em disparada a mesma realiza a rápida movimentação da sua teia de modo a dificultar a visão do foco de sua ameaça. Em casa tem o poder de controlar os insetos, que são sua principal fonte de alimentação e possui uma picada indolor.

Aranha Pernuda
Aranha Pernuda

Nesticodes Rufipes, A Aranha Vermelha

Essa aranha infelizmente acaba sendo morta pela maioria das pessoas que a encontram por sua familiaridade com a aranha marrom que é altamente perigosa para nós, devido ao seu veneno de poder necrosante. São pequenas, com o corpo e as pernas em um tom amarronzado, puxado para o avermelhado. Possui um corpo circular. Assim como a anterior costuma evitar a presença humana. Em caso de picada a mesma não chega a doer, mas gera um pequeno desconforto na vítima. Todavia, seu veneno não é ativo para seres humanos.

Aranha De Prata Ou Argiope Argentata

De nossa lista esta é a aranha que possui o corpo mais diferente possível. Seu corpo é branco com manchas em um tom de marrom. As pernas são manchadas igualmente em um tom escuro com o fundo amarelado. São muito comuns em jardins e como é típico para os aracnídeos a fêmea é maior que o macho. Como acontece com a conhecida viúva negra, aranha que após a fecundação simplesmente mata o macho preso em sua teia e o consome como se fosse uma presa qualquer.

A aranha de prata tem a expectativa de vida de em média dois anos. Outro nome pelo qual também é conhecida é aranha X, visto que em sua teia fica de modo a lembrar a escrita desta letra.

Steatoda Grossa

Embora não seja comum aos nossos lares, esta aranha também pode ser encontrada e assim como as outras não são perigosas para nós seres humanos. Estas pequenas gostam de cantos escuros como buracos e rachaduras e raramente partem para o ataque, sua mordida é incomoda, mas causa mais desconforto do que propriamente dor. Seu corpo é arredondado em um tom de preto puxado para o marrom. São animais discretos e que podem passar claramente despercebidos.

A Melhor Predadora, Não Para Nós

A steatoda bipunctata é uma excelente predadora devido a excelente teia que produz, mas para nós seres humanos não apresenta nenhum risco. Possui pouco mais de cinco milímetros de tamanho e suas presas são menores que o esperado, tendo em vista o tamanho do seu abdômen, que se assemelha a um grão de café. Sua coloração é resultado de uma mistura de marrom com preto e assim como a anterior possui o corpo arredondado. São animais fáceis de serem identificados devido a duas manchas características que possuem no abdômen, algo particular da subespécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *