Home / Curiosidades / Quais Acessórios São Necessários Para Criar um Pássaro?

Quais Acessórios São Necessários Para Criar um Pássaro?

Atrás dos cachorros e dos gatos, possivelmente o animal de estimação mais querido pelas pessoas seja os pássaros. Alguns até mesmo o preferem porque em tese são animais que demandam menos cuidado e menos trabalho que os pets mais comuns.

Não diremos aqui que os pássaros são mais fáceis de serem cuidados, mas que demandam de cuidados diferentes, mas não se preocupe, hoje traremos a você todas as informações necessárias para que você consiga cuidar do seu mais novo amiguinho ou cogite adquirir uma ave para a sua casa.

Criar Passarinho
Criar Passarinho

Os Cuidados Preliminares Para Ter Um Pássaro

Se você deseja ter um pássaro é preciso que você saiba que embora diferente dos mamíferos estes animais demandam igualmente de cuidados especiais quando criados por nós. Se você está pensando em comprar um pássaro a primeira coisa na qual você deve se atentar diz respeito sobre a sua espécie. Trata-se de uma espécie em que a sua domesticação é permitida pelos órgãos ambientais que regulamentam a criação de aves? Dentre os pássaros mais comuns que você pode criar em cativeiro ou no ambiente doméstico estão o periquito, a calopsita, dentre outros.

Bom, partindo do pressuposto que você adquiriu uma ave que pode ser criada em cativeiro ou em ambiente doméstico vamos ao que chamamos de primeiros passos.

As aves domesticadas permanecem quase sempre em gaiolas e este é o primeiro produto que você deve se ater na hora de comprar uma ave.

Embora não se trata propriamente de um acessório a gaiola é de suma importância. E é preciso pesquisar muito, porque cada espécie tem uma melhor indicação para o material e também para o formato da gaiola em questão. Uma gaiola mal escolhida pode levar o animal a situações de estresse, desgaste e concomitantemente a fugas por parte do pássaro.

Os Acessórios Básicos Para A Sua Ave

Os acessórios básicos para quem deseja criar pássaros são exatamente três. Sendo todos estes fundamentais para o bem estar do animal. Os acessórios são comedouros, bebedouros e poleiros. Normalmente os poleiros já vem juntamente a gaiola, quantos aos comedouros e bebedouros é indicado que os mesmos fiquem no alto, isso garante que eles não entrarão em contato com as fezes do animal, podendo contaminar a sua comida e igualmente a sua água.

Além do critério de deixá-los no alto, os comedouros e bebedouros devem estar próximos de poleiros, isso facilita o acesso do animal de modo que a sua alimentação seja fácil para ele.

Estes são os acessórios fundamentais, mas outros podem ser adicionados para a ave, como brinquedos por exemplo, mas neste caso é preciso cuidado. Os brinquedos tendem a assustar as aves, ao contrário do que acontece com o nosso cachorro por exemplo, desta forma, a melhor maneira para que você consiga introduzi-las é aos poucos, deixando-a na gaiola por alguns minutos e retirando em seguida até que a ave possa assimilar que não há perigo algum. Para o caso de brinquedos é necessário respeitar o tamanho do seu pássaro e também da gaiola. Nada que impeça a mobilidade do animal deve ser colocado.

Dentre as opções que você pode colocar estão, balanço, rede, escadas e cordas. Há também uma série de outros brinquedos que demandam atividade da ave e você pode optar por eles, sendo uma excelente opção para trazer uma atividade para o seu animal.

Os Pássaros Para Além Dos Acessórios

Como comentamos, acessórios essenciais para manter o seu animal saudável e ativo são apenas três. Mas os cuidados que você deve ter com a ave vão muito além disso. Por exemplo, a gaiola deve ser limpa diariamente. E para trazer mais praticidade para você e conforto para a ave, o ideal é que a mesma seja de fácil limpeza. O que facilitará com que você a deixe sempre limpa e organizada.

Aqui vale uma dica quanto a qual gaiola escolher, as gaiolas de alumínio são mais praticas de serem higienizadas do que as gaiolas de madeira. Outra dica que facilitará a rotina de limpeza é a presença de grades e fundo removível. Isso auxiliará a limpeza e evitará que a ave fique em contato com as próprias fezes, o que sabemos é extremamente contra indicado visto que a mesma poderá contrair uma doença provocada por fungos e bactérias.

O Corte Das Asas De Pássaros

Muitos tutores de aves acabam por cortar as asas do animal evitando que o mesmo alce voo seja dentro da residência ou acabe fugindo. De acordo com médicos veterinários, não há problema no corte das asas desde que seja feito desde muito cedo, com a ave ainda em fase juvenil. E claro, este procedimento deve ser feito por um profissional habilitado para tal atividade e que seja de sua extrema confiança.

Caso o animal nunca tenha tido as asas cortadas e seja uma ave adulta contraindicamos que o corte seja feito. Isso porque pode até mesmo levar o animal a óbito.

Estabelecendo Uma Relação De Afeto

Há quem diga que não é possível estabelecer uma relação quando se tem uma ave como animal de estimação. Mas isso não é verdade, pelo contrário, é possível que você crie um laço bem próximo ao seu animal de estimação. Para tanto recomendamos apenas que você tenha em mente algumas coisas. Uma delas diz respeito a quando esta aproximação deve ser feita, para que a ave cresça mansa de modo que vocês possam ser afetuosos mutuamente é necessário que a relação de aproximação seja feita logo no início da vida da ave. Dar lhe de comer ainda filhote é um ótimo modo de trazer o animal para si, o que facilitará futuramente a sua relação com humanos.

Outra dica vale mais para quem pensa em adquirir aves adultas. O ideal neste caso é se aproximar lentamente. Como o animal não está acostumado ele pode acabar se agitando com a sua presença e a melhor maneira de contornar isso é se aproximar de maneira gradativa. Fique diariamente cerca de dez minutos com a ave, converse com ele em um tom feliz. Este comportamento garantirá que você e seu pássaro sejam melhores amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *