Home / Curiosidades / Predador Do Camelo, Qual É?

Predador Do Camelo, Qual É?

Você consegue imaginar um animal que pode ser o predador de um outro animal tão grande quanto o camelo? Quando pensamos em predadores pensamos quase sempre em um animal de pequeno porte sendo visto como um alimento para outro animal de porte maior. Mas e quando pensamos em animais grandes, como o camelo por exemplo? Há predadores para ele? É sobre isso que falaremos hoje.

O Camelo E O Rei Da Floresta

Leão Predador do Camelo
Leão Predador do Camelo

Como bem sabemos o leão é o rei da floresta. Em comparação com o camelo não apresenta uma diferença de tamanho tão expressiva. Mas você acreditaria se disséssemos que o predador do camelo é justamente o leão? Embora o leão não apresente um tamanho que o favoreça muito em relação ao camelo este é o seu predador natural. Bom, isso acontece porque o camelo embora seja um animal de porte considerável não é assim tão ágil frente ao leão, que apresenta maestria na hora de obter o seu alimento. Para se ter uma ideia o camelo ao nascer é totalmente desajeitado. Ele só consegue se alimentar, mamar, se for ajeitado próximo as mamas da mamãe camelo. O principal predador é o leão, mas podemos considerar que o homem também pode ser visto como um predador do camelo, em menor grau, mas ainda assim um predador. Isso porque há registros de domesticação e criação deste animal para a produção de leite ou consumo de carne. Sim, há um fraco mas existente mercado de consumo principalmente de leite que é mais nutritivo que o leite bovino. Apresenta mais ferro e vitamina C que o mesmo.

Riscos De Extinção?

Ao pensarmos que o camelo apresenta basicamente apenas um um predador será que há risco de extinção? Por incrível que pareça sim. Para se ter uma ideia, o camelo possui duas subespécies, o dromedário ou camelo árabe e o camelo bactriano.

O camelo bactriano está seriamente ameaçado de extinção. Para te aproximar deste triste panorama, há atualmente no mundo apenas pouco mais de novecentos indivíduos.

Muito dessa queda drástica no número de animais se dá também pelo comportamento humano em relação ao seu ambiente e a natureza. O camelo é apenas um dos inúmeros animais que está em risco de extinção que dentre muitos outros motivos está nesta situação pelo comportamento humano.

A Sua Reprodução Pode Ser Um Agravante Para A Extinção Da Espécie?

Dado o comportamento humano de depreciar o próprio ambiente em que está inserido seria a reprodução do camelo um fator agravante que contribui para o seu quadro de risco de extinção? Podemos dizer que sim.

O camelo tem uma estimativa de vida um tanto quanto alta, podendo chegar a viver até cinquenta anos. A sua maturidade sexual chega sendo, para a fêmea já a partir dos três anos, no caso do macho o mesmo acontece somente dois anos depois.

Pelo tempo estimado de vida de um camelo e o início de sua possibilidade de procriação ainda cedo podemos acreditar que o processo reprodutivo até mesmo contribuiria para um quadro inverso ao que atualmente temos em relação ao camelo-bactriano. Todavia, isso não acontece porque embora tenham uma longa estimativa de vida, o camelo só é considerado um animal fértil por cerca de duas décadas, ou seja, apenas vinte anos.

No caso da prole, o camelo dá origem ou luz a habitualmente um filho em cada reprodução. O que já deveria chamar a nossa atenção. Como se essa situação não fosse suficientemente negativa para a perpetuação da espécie a gestação do camelo demora trezes meses. Sim, mais de um ano para que o filhote venha ao mundo.

Habitat, Alimentação E Curiosidades

O habitat do camelo é o deserto. Tanto o camelo quanto o dromedário são animais presentes nas regiões desérticas, principalmente no deserto do continente asiático. Mesmo continente onde podemos encontrar os orangotangos, outro animal também ameaçado de extinção.

O camelo vive no deserto, mas você sabia que este animal está totalmente preparado para encarar o seu habitat natural? Essa preparação pode ser resultado de uma sorte do acaso, ou resultado da evolução das espécies, teoria de Charles Darwin, onde o mais adaptado sobrevive. Como reforço dessa possível teoria algumas outras espécies de camelos acabaram sendo extintas ao longo do tempo.

Hábitos do Camelo
Hábitos do Camelo

O camelo seja por sorte ou por evolução e adaptabilidade apresenta características que lhe caíram muito bem para o deserto. Este animal apresenta três pálpebras, acredita? Tudo para manter os seus olhos livres da poeira e da areia. E por falar em evitar o contato incomodo com areia, o camelo consegue minimizar a sua inalação, sendo capaz de fechar a própria narina.

E sobre a alimentação? O camelo é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta basicamente de vegetais, frutas, frutos, ervas daminhas e até mesmo cactos. O camelo e o dromedário são capazes de fazerem a ingestão de alimentos em meio aos espinhos por conta de seus grossos lábios.

Por Falar Em Curiosidades Do Camelo…

O camelo é um animal que apresenta algumas curiosidades entre elas temos a questão da sua corcova. Você acreditaria se disséssemos que a corcova do camelo e também do dromedário é um estoque de água? Parece inacreditável mas veja, há um acessório que foi desenvolvido baseado na ideia de que a corcova de ambos seria um tipo de reservatório de água, é o chamado camelback. A corcova do camelo é de fato um reservatório mas não de água e sim de gordura.

A gordura presente na corcova faz com que o este animal não precise estocar gordura em nenhuma outra região do corpo. Como bem sabemos a gordura é capaz de reter calor, isso mesmo, uma forma de reter calor no indivíduo, tudo o que o camelo e o dromedário não precisam vivendo no deserto. O deserto já apresenta altas temperaturas naturalmente.

Se você está se perguntando então para que serve a tal corcova do camelo, vamos explicar. O estoque de gordura presente na corcova garante que o camelo se mantenha nutrido mesmo em períodos de seca, o que pode no deserto ser períodos longo e frequentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.