Home / Curiosidades / Porque os Pássaros Cantam?

Porque os Pássaros Cantam?

Todos os animais possuem meios de se comunicar, os gatos miam, os cachorros latem e os passarinhos, por sua vez, cantam.

O canto dos passarinhos pode significar muitas coisas. Veremos neste artigo os reais motivos da sua cantoria e a sua importância na vida desses bichinhos.

O canto

Para que o passarinho cante, ele irá gastar muita energia o que faz com que ele deixe de a utilizar para se reproduzir ou buscar alimento. Por conta disso, é importante analisar que ele não o faria caso não fosse por motivos importantes.

Analisando esse panorama, podemos observar diversos tipos de canto, como por exemplo o canto em defesa de território, que serve como medida para afastar o rival. Também existe o canto para achar alimentos bem como um aviso de alerta para o seu bando, com o propósito de alertar a chegada de um inimigo.

Pássaros Cantando
Pássaros Cantando

Na maior parte das vezes, o canto parte do macho, visto que ele tem o papel de atrair a fêmea através do canto. Quando mais atrativo for o canto, mais chances o macho tem de ser o pai dos seus filhotes. Geralmente por isso o canto dos machos é mais belo que o das fêmeas, que o utiliza apenas para afugentar inimigos do seu ninho.

A aparência da ave também é um fator determinante para o seu canto. Na maioria das vezes, passarinhos com plumagens menos exuberantes tendem a cantar mais alto e mais bonito, de maneira que precisam salientar uma qualidade, devido não possuírem a plumagem não muito atrativa. Um exemplo disso é o pavão, que não canta pelo fato de possuir uma plumagem deslumbrante. Isso também ocorre com pássaros que vivem em florestas mais fechadas, visto que, como a vegetação é espessa, precisam que o seu canto ecoe mais alto para serem escutados.

Normalmente a maioria das espécies cantam pela manhã, que é quando o dia clareou e elas saem em busca de alimento e água e também ao entardecer que é a hora do toque de recolher, onde eles cantam para chamar o bando. Isso ocorre com a maioria das aves, com exceção do rouxinol, que pode cantar em qualquer hora do dia. Há também as aves noturnas, como as corujas, que não chegam a cantar, mas emitem uma variedade de sons.

Canto dos Pássaros
Canto dos Pássaros

Os passarinhos tendem a cantar mais na primavera, que é a época de reprodução e os machos chamam a atenção das fêmeas. Em contraponto, o canto cessa no verão, que é a época que estão com os filhotes no ninho e procuram não chamar a atenção de visitas indesejadas, ao mesmo tempo que estão com total atenção voltada à criação dos seus filhotes.

Caso você queira que o seu passarinho de estimação cante mais, o ideal é ter uma gaiola bem grande e no alto, pois eles gostam de cantar sempre no alto, pois sabem que é onde o som se propaga com maior facilidade.

Se o seu passarinho não canta é sinal de que algo não vai bem e se esse sintoma persistir o ideal é sempre procurar um veterinário.

Como os pássaros cantam

A vocalização dos passarinhos acontece por meio da siringe, que faz parte do sistema respiratório das aves. Localizada na extremidade inferior da traqueia e acima dos pulmões, é por meio dela que os pássaros conseguem cantar.

Existem diversas variações no formato da siringe em diversas aves é por meio do seu formato que se define como o pássaro vai cantar. O urubu por exemplo não possui siringe, e desta forma ele até consegue cantar, mas é muito diferente do que a maioria dos pássaros.

É possível identificar algumas espécies pelo timbre e pela cadência do canto, enquanto umas espécies possuem timbre agudo e outras mais graves. Dentre as aves que possuem timbres mais aguçados encontram-se os Psitacídeos, como por exemplo, os papagaios, periquitos e arara-azul.

Aprendendo a cantar

Assim como os humanos são incentivados a falar, os pássaros precisam ser incentivados a cantar. Se um filhote cresce ao lado de um adulto o qual não canta, ela pode até cantar, mas o som emitido não vai ser tão perfeito e nítido quanto ao de um filhote que nasceu ao lado de um adulto que canta perfeitamente.

O processo de aprendizado passa por vários estágios. O primeiro deles é escutar e tentar memorizar. Após ele tenta reproduzir o que foi memorizado comparando ao modelo de ensinamento dele. Por fim, ele se torna um cantor nato!

Curiosidades

  • Quando uma ave interrompe o canto de outra, provavelmente isso quer dizer que seja uma disputa de território;
  • Um ritual de saudação pode ser interpretado quando uma ave espera a outra terminar para então cantar;
  • Quando um pássaro canta sozinho, isso significa dominância de território;
  • O rouxinol pode ajustar o seu canto ao canto de um pássaro de outra espécie, o que prova que eles prestam atenção ao que a outra ave está cantando;
  • Em algumas espécies, o macho e a fêmea cantam em dueto, apesar de ser comum dentre todas as espécies apenas o macho cantar;
  • A unidade básica da estrutura do canto dos pássaros são as notas;
Pássaros Cantando na Árvore
Pássaro Cantando na Árvore
  • Pesquisadores afirmam que os pássaros descobriram que o seu canto pode chegar até 20 vezes mais longe quando cantam ao amanhecer e ao entardecer, devido serem horários em que os locais são mais silenciosos, o que facilita na propagação do som em busca de uma companheira;
  • Como se fosse um idioma próprio, cada espécie tem um canto diferente, assim as fêmeas conseguem diferenciar no momento de escolha do seu parceiro;
  • Uma ave pode cantar por até 7 minutos seguidos, pois elas conseguem respirar enquanto cantam, diferentemente dos humanos;
  • Imitar o som de outras aves serve como proteção de território, ou seja, confunde os oficiais donos das vozes, fazendo com que pensem que o território já foi dominado pela mesma espécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *