Home / Curiosidades / Por Que os Tubarões Precisam Nadar o Tempo Todo?

Por Que os Tubarões Precisam Nadar o Tempo Todo?

Os tubarões levam o “fazer a onda” a um nível totalmente novo. Eles nadam balançando o corpo em curvas de um lado para o outro. Começa com a cabeça girando primeiro de um lado, depois de outro. O movimento ondula pelo corpo em forma de torpedo, empurrando a água para longe e propulsando adiante. Por fim, vem a cauda, ​​as barbatanas moldadas para permitir que se movam rapidamente e obtenham uma imensa decolagem ou impulso propulsivo para baixo. Obviamente, um tubarão precisa nadar para pegar suas presas, encontrar seus companheiros e evitar seus predadores, mas será que um tubarão precisa nadar apenas para permanecer vivo?

A maioria dos tubarões não precisa nadar constantemente para respirar ou permanecer vivo. A maioria das espécies usa um processo chamado “bombeamento bucal“, em homenagem aos músculos das bochechas que usam para filtrar fisicamente a água na boca e nas brânquias, e pode alternar períodos de atividade e descanso.

Mas cerca de duas dúzias de espécies – incluindo o grande branco, o tubarão-baleia e o tubarão-mako – são conhecidas como “ventiladores obrigatórios de carneiros”, o que significa que é essencial que eles continuem se movendo para se manterem vivos. Em vez de respirar através do bombeamento bucal, os ventiladores obrigatórios passam a água pela boca aberta e pelas brânquias, enquanto estão em constante movimento de natação para não asfixiar. Na verdade, é mais fácil para essas espécies específicas de tubarões manterem-se em movimento do que ficarem quietos, mas é possível que eles façam uma pausa de vez em quando para descansar por um momento antes de nadar novamente.“Ventiladores obrigatórios de aríete” são nomeados esses tubarões que perderam a capacidade e a anatomia necessária para bombeamento bucal e, em vez disso, só podem respirar usando a ventilação de aríete. Os tubarões desse grupo morreriam de fato por falta de oxigênio se parassem de nadar.

Tubarão nadando
Tubarão nadando

Os tubarões que precisam se mover o tempo todo, fazem isso por quais motivos?

Primeiro, os tubarões não têm a bexiga natatória que a maioria dos peixes usa para ajustar sua flutuabilidade. A natação cria sustentação que impede que os tubarões afundem, usando praticamente o mesmo princípio que uma asa usa para levantar um avião.

Segundo, e mais importante, os tubarões, como outros animais marinhos, obtêm oxigênio da água. Peixes ósseos usam músculos para bombear água através de suas brânquias, onde o oxigênio é extraído. Os tubarões, no entanto, usam um sistema de ventilação ramjet que exige que eles nadem para forçar a água até as brânquias. 

Então, esses tubarões precisam manter a água se movendo sobre suas brânquias para que eles recebam oxigênio. Por um longo tempo, pensou-se que os tubarões precisavam se mover constantemente para sobreviver. Isso pode significar que os tubarões não podem parar e, portanto, não conseguem dormir. Isso é verdade?

Apesar de toda a pesquisa sobre tubarões ao longo dos anos, o sono do tubarão ainda parece um pouco misterioso. Explore os pensamentos mais recentes sobre o sono dos tubarões:

Verdadeiro ou falso: um tubarão morrerá se parar de se mover

Bem, é meio que verdade. Mas também falso. Existem mais de 400 espécies de tubarões. Alguns precisam se mover praticamente o tempo todo para manter a água se movendo sobre suas brânquias, para que possam respirar. Alguns tubarões têm estruturas chamadas espiráculos,  que permitem respirar enquanto estão no fundo do oceano. Um espiráculo é uma pequena abertura atrás de cada olho. Essa estrutura força a água através das brânquias do tubarão para que ele fique quieto quando descansar. Esta estrutura é útil para parentes de tubarões que habitam o fundo, como raios e patins, e tubarões como wobbegong tubarões, que emboscar suas presas, lançando-se fora o fundo do oceano quando um peixe passa. 

Os tubarões também dormem?

Bem, a questão de como os tubarões dormem depende de como você define o sono. De acordo com o dicionário on-line Merriam-Webster, o sono é “a suspensão periódica natural da consciência durante a qual os poderes do corpo são restaurados”. Não temos certeza de que os tubarões são capazes de suspender sua consciência, embora isso seja possível. Os tubarões se enrolam e descansam por várias horas de cada vez, como os humanos geralmente fazem? Isso não é provável.

As espécies de tubarões que precisam nadar constantemente para manter a água se movendo sobre suas brânquias parecem ter períodos ativos e períodos de descanso, em vez de sofrer um sono profundo como nós. Eles parecem estar “nadando para dormir”, com partes do cérebro menos ativas, ou “descansando”, enquanto o tubarão permanece nadando.

Pelo menos um estudo indicou que a medula espinhal do tubarão, e não o cérebro, coordena os movimentos de natação. Isso tornaria possível aos tubarões nadar enquanto estão essencialmente inconscientes (cumprindo a parte da consciência em suspensão na definição do dicionário), descansando assim também o cérebro.

Descansando no fundo

Tubarões como tubarões de recife do Caribe, tubarões-enfermeira e tubarões-limão foram vistos caídos no fundo do oceano e em cavernas, mas eles parecem continuar assistindo o que está acontecendo ao seu redor durante esse período, por isso não é definitivo que eles estejam dormindo . 

Natação Yo-Yo

O diretor do programa de pesquisa de tubarões da Flórida, George H. Burgess, discutiu a falta de conhecimento sobre o sono dos tubarões com o blog de Van Winkle e diz que alguns tubarões podem descansar durante o “nado ioiô”, quando nadam ativamente para a superfície, mas descansam enquanto descem. Se eles realmente descansam ou sonham, e como o descanso varia entre as espécies, nós realmente não sabemos. 

No entanto, na verdade eles descansam, os tubarões, como outros animais marinhos, parecem não dormir profundamente como nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *