Home / Curiosidades / Por que o Leão Ruge? Quais as Funções do Rugido

Por que o Leão Ruge? Quais as Funções do Rugido

Na biosfera existe uma diversidade magnífica de animais, eles possuem seus próprios hábitos e características que os tornam mais peculiares ainda quando comparados uns aos outros, assim como, o rugido do leão.

O rei da selva é considerado um dos animais mais nobres e fortes de todo o reino animal, por isso, é intitulado como rei. 

Se você quer saber mais um pouco sobre o leão e por que o leão ruge e suas funções você chegou ao lugar certo! leia nosso artigo e tire suas dúvidas.

Leão Rugido
Leão Rugido

Quem é o Leão?

Antes de entendermos um pouco mais sobre as suas características e as funções do som pelo qual é conhecido, vamos conhecer sobre o leão.

O rei das selvas é taxonomicamente separado como:

  • Reino – Animalia
  • Filo – Chordata
  • Classe – Mammalia
  • Ordem – Carnivora
  • Família – Felidae
  • Gênero: Panthera
  • Espécie: P. leo

O leão, faz parte de uma espécie de mamífero da família dos felinos, a mesma família da pantera e dos gatos domésticos que conhecemos tão bem.

Habitat

Têm-se que o animal é originado da África subsaariana e norte da África. No local, eles são facilmente encontrados nas savanas em que não há muita arborização e o terreno é mais plano. 

Eles tendem a descansar durante grande período do dia embaixo das acácias que o protegem do sol forte.

Leão Rugido
Leão Rugido

Características gerais

O leão é um animal peculiar, por mais que pareça ser solitário ele vive em bando e os protege com sua vida, se necessário.

Há diferenças explícitas entre machos e fêmeas. Os machos, são mais pesados, estando entre os 150 a 250 Kg, e também maiores, medindo cerca de 2 metros de comprimento e 1,20 metros de altura. 

As fêmeas, em contrapartida, são ligeiramente menores, pesando cerca de 12 a 180 Kg e medindo, em média, 1,50 metros de comprimento e 1,0 metro de altura.

São animais extremamente velozes, no entanto, não possuem tanto vigor, o que resulta em fadiga constante. Nestes casos, para caçar, usam de táticas de emboscada e ataque em grupo. 

Alimentação

O leão é um predador natural, por essa razão ele se alimenta de qualquer presa que possa capturar, mesmo que haja uma preferência a animais de médio a grande porte, como o gnu por exemplo. 

Outros animais podem ser presas do leão também, e variam de acordo com peso e tamanho, alguns exemplos são: o gnu, dos antílopes, a girafa, a zebra, o búfalo, o chital, etc.

Um ponto interessante é que os leões caçam em bando, e sua caça é organizada, no entanto, são as fêmeas que realizam a caça com frequência e para abater a presa usam do estrangulamento.

Leão Alimentação
Leão Alimentação

Reprodução

A maturidade sexual de ambos ocorre no mesmo período, entre o terceiro eo quarto ano de vida. Neste tempo, eles tem muito o que aprender com os animais mais velhos, principalmente em relação à caça e também a sobrevivência na selva.

Não há, portanto, uma estação específica em que se tornam mais reprodutivos. Então, quando uma fêmea é fecundada, sua gestação dura em torno de quatro a cinco meses e dá origem em no máximo seis filhotes. 

No período em que estão crescendo, os filhotes acompanham a mãe e todo o bando até os dois anos quando se tornarão independentes e podem sair em busca de outro bando, ou enfrentar o macho residente do bando em que faz parte para assumir o controle. 

A expectativa de vida dos leões e leoas gira entre os vinte anos de idade.

Os comportamentos do leão

Para entendermos melhor o rugido do leão, vamos observar que estes animais vivem em bandos que variam de 5 a até mesmo 40 animais.

Uma característica marcante do leão é que cada um no bando possui uma tarefa, as fêmeas têm a função de caçar e cuidar dos filhotes até que amadureçam, o macho, no entanto, cuidar para que não haja invasores em seu território e luta pela defesa do grupo contra outros predadores que possam por ventura aparecer, como búfalos, ou manadas de elefantes.

Por mais de que a fêmea realiza o trabalho da caça, os machos também o fazem, mesmo que com menor frequência por ter seu tamanho aumentado em comparação com a fêmea da espécie, e também porque as fêmeas ajudam umas as outras durante a caça. 

Comportamento do Leão
Comportamento do Leão

Comunicação

O leão é um animal bem socializado com os seus, isto quer dizer, que em família eles cuidam um dos outros sem precedentes. 

Entra a gama de expressões e gestos que os leões realizam a vocalização é uma das mais importantes. Isto porque, o repertório de sons que pode emitir é bem grande e variam em intensidade e altura.

Dos sons o mais conhecido é o rugido, mas existe o rosnado, a sibilação, o miado e o latido. 

Mas afinal, por que o leão ruge?

O rugido, é um som produzido pelos felinos, é intenso, alto, e prolongado. O rugido tem papel crucial para a sobrevivência do leão pois é um sinalizador natural de que aquele território já possui um dono.

Mas além disso, o leão ruge também para identificar onde está para outros indivíduos da família, assim como é um “pedido” para encontrar outros indivíduos do bando.

Pode acontecer de rugirem também quando existe algo atípico em seu território, são os rugidos sociais, que são mais focados em saber como o resto do bando está do que para afastar inimigos ou para enfrentá-los em uma briga.

Rugido do Leão
Rugido do Leão

Considerações finais

De qualquer forma, o rei da floresta é um animal incrível, mesmo sendo uma criatura de grande porte, quando comparado a muitos outros bichos que vivem em seu habitat, ele consegue lidar bem com as situações.

Em relação ao rugido, bem, é muito mais uma forma de se comunicar com os outros indivíduos do que de entrar em combate ou de assumir seu posto como “chefe de estado”. 

De qualquer forma, é um animal fabuloso.

Espero que tenha gostado 🙂 

Fontes:

Cleveland Zoo

Portal São Francisco

Conservators Center

Hickman, C.P.; Roberts, L.S. & Larson, A. 2004 Princípios Integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro. 846 p

Um comentário

  1. É verdade que o leão ao rugir, o som da sua voz ecoa dentro de si com a intensidade de fora. Gostaria de saber mas sobre isso, se for verídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.