Home / Curiosidades / Por que o Camaleão Muda de Cor?

Por que o Camaleão Muda de Cor?

O camaleão representa um grupo de lagartos pertencentes à família Chamaeleonidae. Os camaleões constituem uma das mais conhecidas famílias de lagartos, facilmente reconhecíveis pela sua forma corporal, olhos que se movem independentemente e pela incrível capacidade de mudanças de coloração repentina e rapidamente. Os camaleões são extremamente populares no comércio de animais de estimação.

Existem cerca de 80 espécies de camaleões e, historicamente, o grupo sofreu duas radiações distintas em Madagascar e na África. Atualmente, as espécies estão distribuídas no continente africano, sul da Europa e na Ásia e algumas espécies também são encontradas na Península Arábica, na Índia e no Sri Lanka.

Características Gerais do Camaleão

Os camaleões são inconfundíveis, apresentando características facilmente reconhecíveis. Apresentam pés do tipo zigodáctilo, nos quais dígitos adjacentes são fundidos em cada membro, cascos, chifres e cristas nas cabeças da maioria das espécies. Os camaleões são capazes de mudar de cor com facilidade e rapidez, e seus olhos podem se mover independentemente uns dos outros.

As espécies arbóreas de camaleão possuem caudas preênseis, e a maioria das espécies possui corpos achatados lateralmente. Entre as muitas características em comum e únicas deste grupo, estão, também, as línguas extremamente extensas. Os camaleões variam em tamanho, apresentando desde 2.5 cm até 68 cm de comprimento total.

Camaleão
Camaleão

O camaleão é um animal com hábitos diurnos e primariamente insetívoros, embora algumas espécies maiores alimentem-se de pequenas aves. Os camaleões são capazes de estender suas línguas quase todo o comprimento de seu corpo, fazendo com que seu comportamento de caça seja uma exibição impressionante. Os camaleões exibem uma locomoção distinta na qual eles se movem lentamente para frente e para trás entre cada passo dado.

A maioria das espécies é ovípara e, em algumas espécies, as fêmeas cavam buracos em solos arenosos nos quais depositam seus ovos fertilizados, depois cobrindo seus rastros, presumivelmente para confundir predadores de ovos em potencial. Várias das espécies apresentam dimorfismo sexual, com machos maiores do que as fêmeas e apresentando chifres e cascas. O camaleão não é um animal social, exceto durante a estação reprodutiva.

As Diferentes Cores do Camaleão

A coloração do camaleão é geralmente muito semelhante à do seu habitat e, dependendo da espécie, a coloração brilhante pode ser restrita a machos, ou encontrada em ambos os sexos, ou ainda exibidos apenas durante a época de reprodução e durante encontros agressivos.

Assim, sendo capazes de mudar de cor em determinados momentos, os camaleões são os mestres da camuflagem. Além disso, a coloração e os padrões de cores do camaleão variam significativamente dependendo de sua origem geográfica.

Qual é a Razão da Mudança de Cor do Camaleão?

É um equívoco comum a percepção de que o camaleão utiliza de sua capacidade de mudança de cor apenas com o objetivo de se camuflar contra um fundo e de que a variação de tonalidade do tegumento dos camaleões depende do habitat do indivíduo.  A capacidade do camaleão de camuflar a cor da pele combinando-se com o ambiente  é uma tática de defesa contra predadores com detecção visual, como aves e cobras. Além disso, os camaleões são criaturas lentas que freqüentemente permanecem imóveis por longos períodos de tempo, o que também pode ajudar como defesa contra predadores.

No entanto, na realidade, as mudanças de cor nos camaleões também estão associadas a comportamentos mais complexos, como regulagem de temperatura corporal, sinalização social e display de acasalamento. Como todos os répteis, os camaleões são animais ectotérmicos e dependem de fontes externas de calor para aquecer seus corpos. A mudança na cor da pele é uma maneira de manter uma temperatura corporal favorável e os camaleões, às vezes, provocam uma mudança de cor deixando a pele mais escura, já que cores mais escuras absorvem mais calor. Algumas espécies de camaleão podem transformar sua pele em tonalidade preta quase inteiramente.

Camaleão Características
Camaleão Características

Além da regulagem de temperatura, uma das funções mais importantes das mudanças de cor do camaleão está associada à comunicação. As tonalidades vermelhas, laranjas, roxas e pretas normalmente representam momentos agressivos em camaleões. Os camaleões machos tentam intimidar outros machos com suas cores e um indivíduo macho pode adquirir essas cores, revelando a outro macho sua prontidão para batalhas e lutas, ou tentando intimidar o outro macho e persuadindo-o a se afastar antes que a luta ocorra.

Os machos se tornam mais brilhantes durante encontros agressivos e batalhas físicas com outros camaleões machos concorrentes, sinalizando seu domínio. O perdedor dessas batalhas muitas vezes se rende, adquirindo cores escuras e monótonas. A capacidade de mudança de cores nos camaleões também apresenta importância reprodutiva.

Durante a época de reprodução, o camaleão macho aumenta a intensidade da coloração da sua pele e normalmente se exibe para as fêmeas, adquirindo tonalidades vivas, como laranja brilhante, vermelho, amarelo e azul brilhante, atraindo potenciais parceiras e indicando que está pronto para acasalar. Na realidade, ambos os sexos são capazes de adquirir uma coloração específica de reprodução, indicando prontidão para acasalar.

Camaleão Curiosidades
Camaleão Curiosidades

As fêmeas podem também podem indicar prontidão reprodutiva ao mudar a cor da pele: elas comunicam seu status de acasalamento através da coloração do corpo. Quando uma fêmea é encontrada exibindo coloração receptiva, o macho inicia o comportamento de corte, incluindo um aumento na intensidade da cor e inclinação da cabeça.

Durante um período de minutos a dias após o acasalamento, a fêmea portadora de ovos passa a exibir uma coloração não receptiva: seu estômago adquire tonalidade marrom escura ou preto com listras laranja, indicando para outros machos que ela já acasalou com sucesso. Enquanto grávidas, as fêmeas também ameaçam os machos que se aproximam.

Como o Camaleão Muda Suas Cores?

No reino animal, muitas espécies apresentam a capacidade de mudar de cor momentaneamente, como polvos, lulas, peixes e outros lagartos. Na maioria dos casos, a mudança de cor é realizada por meio de células denominadas cromatóforos, um tipo de célula pigmentária encontrada em animais ectotérmicos. Os cromatóforos são distribuídos em múltiplas camadas do tegumento e têm a capacidade de se contrair, expandir, agregar ou dispersar, causando 53diferentes variações de cor.

Camaleão Mudança de Cor
Camaleão Mudança de Cor

Os camaleões apresentam cromatóforos pretos, vermelhos e amarelos em todas as camadas da pele, que podem se contrair e se expandir voluntariamente. Quando um camaleão experimenta mudanças na temperatura corporal ou hormonais, seu sistema nervoso induz cromatóforos específicos, que então se expandem ou se contraem, mudando a cor da célula. Ao variar a atividade dos diferentes cromatóforos, o camaleão pode produzir uma grande variedade de cores e padrões.

O camaleão também apresenta uma parte importante do seu sistema nervoso dedicada à capacidade de mudar de cor rapidamente, pois realiza este comportamento de forma totalmente consciente e reversível. Os indivíduos podem até mudar diferentes regiões da pele para diferentes cores e, enquanto uma região se torna mais laranja ou vermelha, outra se torna mais azulada ou esbranquiçada, criando efeitos e contrastes de cores bastante impressionantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *