Home / Curiosidades / Por que as Cigarras Cantam?

Por que as Cigarras Cantam?

Isso pode ser romântico

As cigarras são as únicas entre os insetos que possuem capacidade de emitir sons altos e irritantes e podem atingir volumes entre 100 a 120 decibéis com facilidade, o que é mais alto do que um cortador de gramas a plena carga.
Mas qual o motivo de tanto barulho? As cigarras são seres misteriosos que tem razões claras para seus hábitos incomuns. O cantar da cigarra masculina é na verdade um chamado de acasalamento específico da espécie, que pode ser ouvido pelas fêmeas a até 1,6 km de distância.

Somente as cigarras machos produzem suas chamadas vibrando uma espécie de tambor ou timbal em seu aparelho estridulatório, localizado em ambos os lados do abdômen. Sim, é como um coro de cigarras apaixonadas, mas que cessam ao cair da noite! Mas, há também suas exceções! Há espécies que cantam também ao anoitecer fazendo das cigarras insetos de hábitos bem imprevisíveis!

Quando as cigarras cantam?

A maioria, se não todas as cigarras cantam durante o dia, mas a que horas do dia elas cantam depende da espécie e do clima. Existem mais de 3.000 espécies de cigarras e cada uma tem seu próprio comportamento. Normalmente, as cigarras não cantam à noite, mas há exceções. Na maioria das vezes, quando você ouve um inseto à noite, é um grilo ou um gafanhoto.

A maioria das cigarras ama o sol, então a chuva e o céu nublado diminuirão a probabilidade de que elas cantem. A temperatura também afeta se elas irão ou não cantar. Se estiver muito frio ou muito quente, as cigarras não vão cantar. A tolerância à temperatura depende da espécie. As cigarras, dependendo da espécie, irão cantar dependendo do número e da proximidade de outras cigarras em sua área. Cantos periódicos, quando há o suficiente em uma determinada área, irão sincronizar suas músicas formando um coro (um esforço de grupo para atrair as fêmeas).

Quais espécies cantam?

Cada espécie tem seu horário favorito para cantar, como por exemplo:

  • O Neotibicen tibicen, também conhecido como Cigarras da manhã, normalmente canta antes do meio-dia.
  • O Neotibicen latifasciatus, também conhecido como Cigarra Coastal Scissor Grinder, parece cantar durante todo o dia, fazendo pausas durante a luz solar e as temperaturas mais brutais.
  • Megatibicen auletes, também conhecida como Cigarra Northern Cusk-Singing, canta por cerca de meia hora ao redor do pôr-do-sol.
  • As cigarras periódicas, como a Magicicada septendecim, costumam cantar entre as 10h e as 17h.

Recapitulando, as cigarras cantam dependendo:

  • das espécies
  • da quantidade de luz (sol ou artificial)
  • da quantidade de cigarras em uma determinada área
  • chuva, nuvens e outras condições de “mau tempo”
  • da temperatura

As cigarras podem ser surpreendentes “infratores de regras”, por isso não se surpreenda ao ouvi-las quando menos se espera.

Por que as Cigarras Cantam
Por que as Cigarras Cantam

Como as cigarras fazem seu som

Os seres humanos se maravilharam com o surgimento periódico de cigarras por milhares de anos, e já em 1940, os cientistas tentaram descobrir os segredos desse estranho inseto. Mas só recentemente foi possível medir cuidadosamente as propriedades físicas da cigarra usando lasers para medir simultaneamente a vibração de seus “tímbalos”, o exoesqueleto corrugado no inseto responsável por seu som.

Segundo a Acoustical Society of America (ASA), há trabalhos sendo estudados sobre a natureza não-linear das chamadas de acasalamento de cigarras. Essa análise mostra que estes insetos conseguem produzir seu som incrivelmente grande, porque eles tem uma anatomia única que combina uma membrana nervurada no tronco que vibra quando eles deformam seus corpos.

Som das Cigarras
Som das Cigarras

Embora essa percepção básica seja clara, o problema de reproduzir o som ainda é assustador. Uma segunda palestra em Montreal descreverá uma tentativa de dar uma explicação física mais completa de como a cigarra gera som.

A explicação, em resumo, é que uma costela de flambagem é presa em seu movimento rápido por impacto com a parte da anatomia da cigarra chamada timbal, que funciona um pouco como um gongo sendo atingido por um martelo. Ele é colocado em vibração em uma frequência quase única e a vibração desaparece rapidamente. Com esta pesquisa, eles consideram serem capazes de replicar a eficiência de propagação de som da cigarra, enviando sons altos a longas distâncias em baixa potência com um pequeno dispositivo. Um pequeno noisemaker poderia ser mais leve e mais eficiente do que um setup típico de sonar.

Como seria a produção deste som na prática

Para entender como a cigarra faz seu som, você teria que imaginar puxar suas costelas ao ponto de desmoronar, soltá-las e depois repetir o ciclo. Se seu corpo fosse como o de uma cigarra, você teria um conjunto espesso de músculos em ambos os lados do seu tronco que permitiria que você desmoronasse em seu peito até o ponto em que todas as suas costelas se dobrassem para dentro, uma de cada vez em uma posição deformada. Liberar o músculo permitiria que suas costelas voltassem à sua forma regular e, em seguida, puxar o músculo e novamente repetir isso. A cigarra repete este ciclo para os lados esquerdo e direito, cerca de 300 a 400 vezes por segundo.

Por que as Cigarras Cantam Curiosidades
Por que as Cigarras Cantam Curiosidades

O romance acaba aqui

Após a reprodução, as fêmeas botam seus ovos e morrem. Após saírem dos ovos, as jovens ninfas entram na terra e por lá ficam até a época de reprodução, o que pode durar até 17 anos! Sim, as cigarras são os insetos que possuem a vida mais longa! Elas alimentam-se da seiva retirada das raízes das plantas, enquanto aguardam o momento certo para cavarem túneis que as levem de volta à superfície.

Aquelas que sobreviverem o seu tempo de subsolo, subirão até as árvores e sofrerão sua metamorfose para tornarem-se adultas para então, novamente os machos atraírem suas fêmeas com uma nova orquestra! Embora a história pareça um romance, para muitos agricultores, as cigarras podem ser puro pesadelo, pois neste período em que elas ficam no subsolo, elas se alimentam da seiva das plantas, o que pode as transformar em pragas que prejudicam plantações inteiras.

Um comentário

  1. ola boa noite ! a cigarra coastal scissor grinder tem algum tipo de tocxina ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.