Home / Curiosidades / Poodle Para Adoção

Poodle Para Adoção

Os poodles são uma raça de cachorros associados a riqueza. Quando se lembra de um poodle, logo vem à mente uma senhora chique com seu cachorro numa bolsa própria para ele ou na coleira de pedrinhas de brilhante passeando com seu companheiro. Esta é a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo e considerado um excelente companheiro leal para toda a família.

Assim como qualquer outro animal, o poodle precisa de cuidados e atenção. É uma de temperamento brincalhão, obediente, apegado ao dono, sempre precisa de companhia, criativo, amável e precisa liberar suas energias. Você pode ter um poodle através da compra em petshops ou através de adoção. Poucos sabem que se pode adotar cachorros de raça, mas hoje em dia isso já é possível. Com uma certa burocracia, mas já é uma realidade.

Curioso para saber como é ter essa fofura em casa? Confira a seguir mais detalhes sobre esta incrível raça e veja também as possibilidades de adoção ao invés da compra.

Características e temperamento

Temos três tipos diferentes de poodles. Suas diferenças são em relação aos seus tamanhos.

O primeiro tipo de poodle é o gigante, com um tamanho de 45 a 60 cm, depois temos o poodle miniatura com 35 a 45 cm e, por último, o poodle toy que tem no máximo 35 cm. Todos os tipos de poodle possuem pelagem excessiva e crespa. Isso requer tosa constante por conta dos nós que causam facilmente em seu pelo com o cumulo da sujeira. Conseguimos encontrar poodles de diversas cores. As cores mais comuns para esta ração são o branco e o preto.

Além dessas cores principais, também se pode encontrar poodles nas cores caramelo, cinza, bege e marrom. Infelizmente não existem poodles com mais de uma cor. Seus olhos são sempre pretos ou marrons bem escuros. Suas orelhas são caídas e moles com bastante pelo. O focinho do poodle possui formato retangular. Os poodles não são cachorros muito pesados, eles podem variar de 3 a 28 kg, dependendo de seu porte (toy, miniatura ou gigante) e se é fêmea ou macho.

Um dos maiores pontos positivos desta raça, é que os poodles podem chegar a viver a ate 17 anos. Há casos em que os animais ultrapassam essa expectativa de vida facilmente. Basta cuidar seu pet direitinho, não deixando de ter o acompanhamento veterinário ideal para ele. Sobre o seu temperamento, é onde também ganha de várias espécies de cães.

Poodle Para Adoção
Poodle Para Adoção

O poodle é a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo. Além de seu carisma e personalidade incomparável, os poodles possuem alto entendimento sobre os comandos e total obediência sobre eles.

Os poodles também estão sendo muito utilizados por famílias que querem presentear suas crianças com algum animal, já que os poodles são brincalhões, leais e carinhosos, viraram a sensação do momento e a companhia ideal para qualquer pessoa.

Os poodles toy e miniatura, geralmente são mais hiperativos e bem mais brincalhões. Isso requer que a pessoa tenha um pouco mais de tempo para poder passear e brincar com seus bichinhos para que ele libere suas energias e não destrua a casa.

Já o poodle gigante, é mais calmo que os outros dois e adora brincar com água.

Os três tipos de poodle são capazes de criar um forte laço com a família em que vivem. Por serem raças afetuosas, de pouco barulho e bem sociáveis, os poodles são considerados uma das melhores raças para se viver em apartamento. Porém não é uma raça que se pode deixar sozinha por muito tempo.

Os poodles são animais sentimentais e quando ficam isolados por mais tempo que o acostumado, eles podem desenvolver uma tristeza profunda e em alguns casos, até a depressão. Por isso lembre-se que é importante o seu cãozinho ter companhia durante o tempo que você não fica em casa. Seja de alguém, seja de algum outro animal, mas evite de deixar o seu poodle totalmente sozinho durante um longo período de tempo.

Quanto custa ter um poodle

A raça de cachorro poodle, é uma das raças mais baratas de se ter hoje em dia.

Um filhote de poodle pode variar de R$ 300,00 a R$ 1.000,00, isso varia de acordo com o tipo de poodle, sexo do cachorro, se ele tem pedigree, se suas cores são diferenciadas, se são filhotes de campeões, a sua idade, etc.

Na hora de adquirir o seu poodle, fique de olho na sua origem. A origem deste animal é de suma importância a você. Ela deve ser confiável. Há pessoas que criam poodles para acasalamento e, quando feito de forma errada, para realizar combinações de cores diferente de pelagem, por exemplo, o poodle pode nascer com problemas de saúde e você nem perceber. Isso também diminui a expectativa de vida do animal.

Como Adotar Um Poodle

Há várias comunidades que envolvem centro de adoções específicos. Uma delas é o Adopta Pet Br, que utiliza recursos de doações e das lojas virtuais e físicas dessa rede. Nesta comunidade, é possível adotar poodles que foram resgatados por abandono ou maus tratos. A rede oferece tratamento veterinário e entregam os cães a nova família adotiva. Os tratamentos veterinários oferecidos por essa rede, geralmente são bem caros. Mas você pode estar contratando outro veterinário de sua confiança para realização do serviço de cuidados no seu novo poodle.

Poodle Para Adoção
Poodle Para Adoção

Como Funciona O Processo De Adoção

A primeira fase para o processo de adoção é o questionário. Nesta etapa, a comunidade entrega a pessoa interessada na adoção uma lista de perguntas para serem respondidas, de forma a saber se a pessoa está realmente disposta e se possui condições de cuidar do poodle a ser adotado. As perguntas variam de animal para animal, já que cada um possui características e necessidades próprias.

A segunda etapa é a visita. Aqui, são analisado o local onde o poodle irá ficar e a característica da família. Em seguida, entramos para a fase do acompanhamento. Nesta etapa, a comunidade realiza todo o acompanhamento do poodle antes e após a adoção para garantir que ele não passará por problemas novamente, seja de cuidados como de saúde também. Por conta deste acompanhamento, esta comunidade permite adoções apenas no estado de São Paulo e algumas cidades próximas.

Tanto comprar como adotar um poodle, requer os mesmos cuidados com o bichinho, por isso a compra ou adoção deve ser consciente.

Adotar um animal de estimação, requer a mesma burocracia que adotar uma criança, principalmente quando se trata se cetros especializados em adoções, que envolvem instituições associadas. Quando você adota animais em ONGs, a burocracia é bem reduzida, porém é muito difícil encontrar animais de raça, como os poodles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *