Home / Curiosidades / Picada De Vespa Comum

Picada De Vespa Comum

Certamente o momento de uma picada pode ser aterrorizante. Habitualmente no caso da vespa a sua picada não apresenta risco a vida, embora seja um evento muito doloroso.

Não importa neste primeiro instante diferenciações em relação a quem foi picado. Independe de ter sido uma criança ou uma pessoa já adulta é fundamental saber como lidar com o incidente que infelizmente pode ser mais comum do que gostaríamos e quando identificar que o problema apresenta risco a vida é necessita desta forma de intervenção médica.

O primeiro passo para determinar o que deve ser feito é a partir da identificação dos sintomas. Saber o que você está sentindo é o que garante a classificação do tipo de ocorrência, não diferente iniciaremos por eles.

Os Sintomas Da Picada De Vespa 

Se você levou uma picada e acabou não identificando o inseto no momento da picada saber os sintomas que uma picada de vespa ocasiona é fundamental para identifica-lá. Os sintomas e a gravidade costumam variar de acordo especificamente com a espécie de vespa em questão que acabou picando você. De um modo geral não costuma ser algo grave, a menos que você tenha tido o azar de ser picado por um enxame de vespas. As vespas estão presentes em boa parte do mundo (variando a suas espécies) o que torna a possibilidade de levar uma picada uma situação comum. Todavia, independe da espécie, a experiência será dolorosa.

Os principais sintomas que caracterizam a picada da vespa são: formigamento nos lábios e nos dedos tanto das mãos quanto dos pés além de ardência e inflamação na área da picada bem como leves tonturas. Exceto a inflamação e a leve ardência no local da ocorrência, os outros sintomas mais leves tendem a diminuir ao longo de algumas horas após a picada.

Picada De Vespa 
Picada De Vespa

Embora, como comentamos anteriormente, a picada de vespa não traga sérias complicações médicas é preciso estar atento quanto a uma série de sintomas que podem indicar um problema um tanto quanto maior do que apenas a dor de uma picada.

Os sintomas que devem ser considerados de risco, sob os quais você precisa de atenção e cuidados médicos são, febre, desmaios, inchaço no rosto ou em parte dele, picadas perto do pescoço ou do nariz que possam comprometer a respiração principalmente pelo inchaço, falta de ar, dentre uma série de outros.

Caso você perceba alguns destes sintomas procure imediatamente por atendimento médico.

Picada De Vespa: Quais Os Primeiros Socorros?

As dicas de primeiros socorros para o caso de picadas são basicamente as mesmas. Isso vale para uma infinidade de picadas de insetos.

Em um primeiro momento tente não movimentar a área que foi afetada pela picada. Isso é fundamental para que o veneno não seja espalhado pelo fluxo sanguíneo.

Outra dica é a lavagem da região. O indicado é que você lave o local com sabão neutro e água corrente. Em hipótese alguma aperte a área  afetada como se fosse uma espinha. Certamente o local vai inchar e criar uma certa protuberância mas não tente aperta-lo. Depois de lavado passe gelo para minimizar o inchaço o aliviar a dor. A aplicação de antissépticos neutraliza o veneno e impede a sua propagação sendo um excelente aliado para evitar infecções futuras.

Circunstâncias Graves Sob A Picada De Vespa

Lembra que comentamos que alguns sintomas podem esconder um problema que merece atenção médica? Vamos falar mais um pouco sobre isso. De um modo geral a picada de vespa não apresenta complicações sérias. Entretanto, alguns tipos de alergias e outros quadros clínicos já existentes podem ser piorados com a picada. Dentre eles podemos citar a asma que de acordo com a resposta do corpo ao processo inflamatório pode causar séria deficiência respiratória que se não tratada a tempo pode sim levar a morte.

Tratamento, Informações e Outros

Após uma picada de vespa é normal que o local inche e que uma coceira se instale. Nada fora do comum e até esperado para o caso. O edema (o inchaço e a elevação no lugar da picada) pode desencadear coceira mas nada além disso.

Esses são sintomas esperados para uma pessoa que não é alérgica a picada de vespa e consequentemente ao seu veneno. Mas dependendo do local a pele pode reagir com uma resposta mais violenta a essa ocorrência.

Se o inchaço sair do controle, algo anormal para a situação, é preciso atenção redobrada. O inchaço é considerado “fora do normal” quando não se apresenta estável, ou seja, pode variar o tamanho de acordo com o tempo. Se o inchaço é desproporcional, pouco estável e há concomitantemente a presença de sintomas de choque anafilático (um tipo severo de reação alérgica) tais como suor, náuseas, vômitos, edemas no rosto e desconforto a procura por atendimento médico especializado não deve tardar. Procure imediatamente pela unidade de saúde mais próxima.

Picada De Vespa Sintomas
Picada De Vespa Sintomas

Mas não precisa se preocupar tanto assim, se você não for alérgico a picada de vespa e ao seu veneno. Visto que não há grandes riscos e a picada é praticamente inofensiva apesar de bem dolorida. Se você não for alérgico os sintomas serão leves. Se você possui medicamentos anti-histamínicos em casa recomendamos que você os administre. São medicamentos que aliviam a coceira e o inchaço. Se você não é alérgico não precisará de atendimento médico especializado. Assim sendo, caso você tenha uma bomba específica em casa pode utilizá-la para a remoção do veneno. Caso você não tenha uma bomba para a remoção do veneno você pode optar por fontes de calor, como por exemplo, o secador. Com ele é possível que você faça o veneno dissipar. É preciso atenção recobrada  apenas para evitar queimaduras com o secador.

Algumas Curiosidades

Muita gente não sabe, mas o marimbondo é um tipo de vespa. Embora possa não parecer algumas espécies são agressivas principalmente em seus ninhos. E por falar em ninhos, as vespas moram em colônias anuais constituída na época da primavera por uma vespa rainha que foi fecundada. Essa organização se parece muito com a de outro inseto não é? Isso mesmo, as abelhas. Assim como estas as vespas se alimentam do néctar das plantas e aquelas que não saem da sua colônia por terem nascido recentemente são alimentadas pelas obreiras por insetos que conseguem capturar nas proximidades.

Apenas a título de curiosidade algumas vespas são totalmente solitárias, após a fecundação criam um pequeno ninho para os seus ovos e não coabitam colônias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *