Certamente o momento de uma picada pode ser aterrorizante. Habitualmente no caso da vespa a sua picada não apresenta risco a vida, embora seja um evento muito doloroso.
Não importa neste primeiro instante diferenciações em relação a quem foi picado. Independe de ter sido uma criança ou uma pessoa já adulta é fundamental saber como lidar com o incidente que infelizmente pode ser mais comum do que gostaríamos e quando identificar que o problema apresenta risco a vida é necessita desta forma de intervenção médica.
O primeiro passo para determinar o que deve ser feito é a partir da identificação dos sintomas. Saber o que você está sentindo é o que garante a classificação do tipo de ocorrência, não diferente iniciaremos por eles.
Os Sintomas Da Picada De Vespa
Se você levou uma picada e acabou não identificando o inseto no momento da picada saber os sintomas que uma picada de vespa ocasiona é fundamental para identifica-lá. Os sintomas e a gravidade costumam variar de acordo especificamente com a espécie de vespa em questão que acabou picando você. De um modo geral não costuma ser algo grave, a menos que você tenha tido o azar de ser picado por um enxame de vespas. As vespas estão presentes em boa parte do mundo (variando a suas espécies) o que torna a possibilidade de levar uma picada uma situação comum. Todavia, independe da espécie, a experiência será dolorosa.
Os principais sintomas que caracterizam a picada da vespa são: formigamento nos lábios e nos dedos tanto das mãos quanto dos pés além de ardência e inflamação na área da picada bem como leves tonturas. Exceto a inflamação e a leve ardência no local da ocorrência, os outros sintomas mais leves tendem a diminuir ao longo de algumas horas após a picada.

Embora, como comentamos anteriormente, a picada de vespa não traga sérias complicações médicas é preciso estar atento quanto a uma série de sintomas que podem indicar um problema um tanto quanto maior do que apenas a dor de uma picada.
Os sintomas que devem ser considerados de risco, sob os quais você precisa de atenção e cuidados médicos são, febre, desmaios, inchaço no rosto ou em parte dele, picadas perto do pescoço ou do nariz que possam comprometer a respiração principalmente pelo inchaço, falta de ar, dentre uma série de outros.
Caso você perceba alguns destes sintomas procure imediatamente por atendimento médico.
Picada De Vespa: Quais Os Primeiros Socorros?
As dicas de primeiros socorros para o caso de picadas são basicamente as mesmas. Isso vale para uma infinidade de picadas de insetos.
Em um primeiro momento tente não movimentar a área que foi afetada pela picada. Isso é fundamental para que o veneno não seja espalhado pelo fluxo sanguíneo.
Outra dica é a lavagem da região. O indicado é que você lave o local com sabão neutro e água corrente. Em hipótese alguma aperte a área afetada como se fosse uma espinha. Certamente o local vai inchar e criar uma certa protuberância mas não tente aperta-lo. Depois de lavado passe gelo para minimizar o inchaço o aliviar a dor. A aplicação de antissépticos neutraliza o veneno e impede a sua propagação sendo um excelente aliado para evitar infecções futuras.
Circunstâncias Graves Sob A Picada De Vespa
Lembra que comentamos que alguns sintomas podem esconder um problema que merece atenção médica? Vamos falar mais um pouco sobre isso. De um modo geral a picada de vespa não apresenta complicações sérias. Entretanto, alguns tipos de alergias e outros quadros clínicos já existentes podem ser piorados com a picada. Dentre eles podemos citar a asma que de acordo com a resposta do corpo ao processo inflamatório pode causar séria deficiência respiratória que se não tratada a tempo pode sim levar a morte.
Tratamento, Informações e Outros
Após uma picada de vespa é normal que o local inche e que uma coceira se instale. Nada fora do comum e até esperado para o caso. O edema (o inchaço e a elevação no lugar da picada) pode desencadear coceira mas nada além disso.
Esses são sintomas esperados para uma pessoa que não é alérgica a picada de vespa e consequentemente ao seu veneno. Mas dependendo do local a pele pode reagir com uma resposta mais violenta a essa ocorrência.
Se o inchaço sair do controle, algo anormal para a situação, é preciso atenção redobrada. O inchaço é considerado “fora do normal” quando não se apresenta estável, ou seja, pode variar o tamanho de acordo com o tempo. Se o inchaço é desproporcional, pouco estável e há concomitantemente a presença de sintomas de choque anafilático (um tipo severo de reação alérgica) tais como suor, náuseas, vômitos, edemas no rosto e desconforto a procura por atendimento médico especializado não deve tardar. Procure imediatamente pela unidade de saúde mais próxima.

Mas não precisa se preocupar tanto assim, se você não for alérgico a picada de vespa e ao seu veneno. Visto que não há grandes riscos e a picada é praticamente inofensiva apesar de bem dolorida. Se você não for alérgico os sintomas serão leves. Se você possui medicamentos anti-histamínicos em casa recomendamos que você os administre. São medicamentos que aliviam a coceira e o inchaço. Se você não é alérgico não precisará de atendimento médico especializado. Assim sendo, caso você tenha uma bomba específica em casa pode utilizá-la para a remoção do veneno. Caso você não tenha uma bomba para a remoção do veneno você pode optar por fontes de calor, como por exemplo, o secador. Com ele é possível que você faça o veneno dissipar. É preciso atenção recobrada apenas para evitar queimaduras com o secador.
Algumas Curiosidades
Muita gente não sabe, mas o marimbondo é um tipo de vespa. Embora possa não parecer algumas espécies são agressivas principalmente em seus ninhos. E por falar em ninhos, as vespas moram em colônias anuais constituída na época da primavera por uma vespa rainha que foi fecundada. Essa organização se parece muito com a de outro inseto não é? Isso mesmo, as abelhas. Assim como estas as vespas se alimentam do néctar das plantas e aquelas que não saem da sua colônia por terem nascido recentemente são alimentadas pelas obreiras por insetos que conseguem capturar nas proximidades.
Apenas a título de curiosidade algumas vespas são totalmente solitárias, após a fecundação criam um pequeno ninho para os seus ovos e não coabitam colônias.
Fui picada por uma vespa, dessa amarelinha, enquanto eu dirijia, e por cima da calça, ainda está coçando muito, e está ficando com algumas partes roxa.
Isso é normal??
Levei mais de 60picadas de vespas nas pernas e braço estou com muita coçeira e vermelho umas estão tipo inflamada oq devo fazer