Home / Curiosidades / Peixe de Aquário: Quais os Mais Bonitos? Quanto Tempo Vivem?

Peixe de Aquário: Quais os Mais Bonitos? Quanto Tempo Vivem?

Pouco mais de 70% da superfície da Terra é coberta de água , com 96,5% dela sendo mantida no oceano. Escusado será dizer que existem milhares de espécies de peixes e outras criaturas vivendo no mar.

Peixes vêm em todas as formas, tamanhos e cores diferentes; há muita diversidade no mar.

Reduzimos mais de 20.000 espécies de peixes, para apenas os 6 peixes mais bonitos e comuns no Brasil, que você poderia ter no seu aquário

1 – Peixe Borboleta

Peixe Borboleta
Peixe Borboleta

Este peixe borboleta é a peça central em muitos aquários domésticos; tem uma personalidade lindamente ousada para combinar com suas cores ousadas.

Atinge comprimentos de até 20 cm e tem um comportamento calmo, motivo pelo qual é um dos peixes subaquáticos mais fotografados.

Seu corpo é branco perolado e isso se mistura em uma cor amarela brilhante no final da cauda e até as barbatanas dorsais. Ele também possui linhas perpendiculares diagonais em preto que criam um padrão semelhante a uma viga.

Esses peixes requerem grandes quantidades de água e se adaptam bem à vida do aquário, tornando-o um belo peixe para iniciantes. Podem viver em média 5 anos.

2 – Peixe Beta

Peixe Beta
Peixe Beta

O peixe Betta, também conhecido como peixe-lutador-siamês , é um dos peixes de aquário mais populares.

Eles foram criados seletivamente para ter cores brilhantes e caudas únicas; e devido à sua natureza agressiva, eles também foram criados para lutar.

Na natureza, os Bettas não exibem as mesmas cores bonitas que alcançamos através da criação seletiva em aquários. Eles são muito mais monótonos, para se misturar com seu habitat natural – arrozais e planícies de inundação.

Bettas são peixes de labirinto, o que significa que podem respirar oxigênio diretamente do ar, além de absorver oxigênio através de suas brânquias.

Como já mencionamos, os Bettas são bastante agressivos e apenas um macho deve ser mantido por aquário. Eles são geralmente mantidos em aquários com a própria espécie.

Podem viver até 3-5 anos, embora seja raro encontrar alguém que teve um Beta por tanto tempo.

3 – Peixe Anjo Real

Peixe Anjo Real
Peixe Anjo Real

Todos os peixes- anjo têm uma aparência elegante e bonita, mas o peixe- anjo real é um dos mais bonitos. É também um dos mais difíceis de manter em um aquário.

Eles crescem a cerca de 45 cm, o que significa que precisam de um tanque enorme (no mínimo 100 galões com muitos esconderijos).

Na natureza, eles preferem áreas naturalmente ricas em recifes de coral e ficam perto de áreas com muitas rachaduras, cavernas e fendas. Eles normalmente vivem sozinhos ou em pares.

Se você está pensando em comprar um peixe anjo real, sempre compre espécimes que foram capturados no Mar Vermelho ou no Oceano Índico . Infelizmente, muitos desses peixes capturados no indo-pacífico foram capturados com produtos químicos e não sobrevivem por muito tempo.

Eles sempre devem ficar em quarentena por algumas semanas antes de adicioná-los ao tanque principal. Eles podem achar difícil se adaptar à vida em cativeiro; os menores menores geralmente se adaptam melhor. Os maiores podem vier até 20 anos.

4 – Peixes Ídolo Mourisco

Peixes Ídolo Mourisco
Peixes Ídolo Mourisco

O Ídolo Mourisco é o peixe pôster de recifes de coral.

Eles são encontrados no portfólio de quase todos os fotógrafos subaquáticos, panfletos de mergulho e pinturas de lojas de animais.

Este belo peixe é nativo dos recifes de coral do Oceano Indo-Pacífico, eles têm grandes listras verticais grossas contrastando em preto e branco. Eles também têm um adesivo amarelo claro na parte de trás do corpo.

Eles têm focinhos longos com uma vibrante máscara amarela / laranja atravessando. Os ídolos mouros têm um longo filamento extravagante que sai da ponta da barbatana dorsal.

Curiosamente, eles se assemelham ao peixe borboleta, mas não pertencem à mesma família, apesar de compartilharem hábitos alimentares semelhantes.

Eles crescem até 22 centímetros e são extremamente difíceis de manter em cativeiro devido à dieta e tamanho do aquário que eles exigem .

5 – Peixe Palhaço

Peixe Palhaço
Peixe Palhaço

Nenhuma lista estaria completa sem esse peixe fofo. O Peixe-Palhaço ganhou fama após sua aparição em Procurando Nemo, e é conhecido por muitas pessoas agora como ‘Nemo’.

Este popular peixe de aquário, o Ocellaris Clownfish , também é conhecido como False Clownfish ou Clown Anemonefish, devido ao fato de morarem em anêmonas-do-mar.

Eles vivem nos recifes de coral nas costas da Austrália e do Sudeste Asiático.

Os peixes-palhaço desenvolveram imunidade à toxina tocando os tentáculos com cuidado em diferentes partes do corpo. O par forma uma relação simbiótica; a anêmona fornece abrigo e proteção, e o peixe-palhaço remove os parasitas e leva comida para a anêmona.

Todos os peixes-palhaço são hermafroditas e nascem machos com a capacidade de se tornarem fêmeas. Uma vez que a mudança foi feita, no entanto, eles não podem voltar para um homem.

Isso geralmente acontece quando dois homens se tornam companheiros; o peixe maior e mais dominante se tornará a fêmea.

Podem crescer até 10 cm e viver até 10 anos.

6 – Tang Azul

Peixe Tang Azul
Peixe Tang Azul

O Tang Azul foi outro peixe que se tornou popular no filme ‘Procurando Nemo’.

No filme, Dory é uma versão em quadrinhos do Regal BlueTang ; também conhecido como peixe-cirurgião da paleta, cirurgião comum, Pacific Blue Tang e Hippo Tang.

Possuem corpos ovais, de cor azul brilhante, cauda amarela e barbatana peitoral. Os adultos também têm uma linha azul escura que atravessa sua barbatana dorsal e curvas na parte de trás da cauda.

Suas cores mudam à medida que amadurecem. Quando filhores, eles são amarelos brilhantes, com manchas azuis perto dos olhos e pontas de barbatana azuis claras. Quando adultos, seus corpos se tornam mais azuis.

Podem medir até 13 cm e viver de 8 a 20 anos.

Cada um desses peixes tem cores impressionantes e formas corporais únicas, o que os torna os peixes mais procurados no comércio de aquários.

Você tem um peixe favorito ou mesmo bonito que não foi listado aqui? Deixe-nos saber nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *