Home / Curiosidades / Ouriço de Estimação: Como Criar? É Liberado No Brasil?

Ouriço de Estimação: Como Criar? É Liberado No Brasil?

Como muitas espécies de animais selvagens, a população de ouriços está em terrível declínio. Estima-se que a população tenha caído de 30 milhões para 1 milhão desde a década de 1950, como resultado da urbanização, mudança climática e uso de pesticidas.

Todos podemos fazer a nossa parte para tentar apoiar a população de ouriços através de uma mão amiga com a comida certa e criando um jardim amigável para ouriços.

Como criar um espaço para o seu ouriço?

Gramíneas ornamentais, como Carex, podem fornecer locais protegidos para os ouriços se esconderem. Uma das razões pelas quais os ouriços podem não visitar ou gostar do seu jardim é se houver falta de entradas e saídas. Converse com seus vizinhos sobre a criação de ‘pistas de ouriço’ – muito simplesmente, caminhos entre jardins – para que os ouriços visitantes não fiquem bloqueados em um jardim dos seus vizinhos. Isso lhes permite andar livremente à procura de comida e encontrar parceiros para terem uma vida sexual ativa. 

Ouriço de Estimação
Ouriço de Estimação

Deixe o seu jardim mais rústico

Se você é um jardineiro particularmente arrumado, mude o hábito e deixe um pedaço áspero em seu jardim com uma pilha de troncos e folhas. Isso tornará o local ideal para os ouriços aninharem ou hibernarem durante o inverno. Enquanto você deixa seu jardim ficar um pouco mais rústico, deixe um pedaço de grama mais longo em seu gramado, onde os ouriços podem felizmente caçar sua principal fonte natural de insetos (principalmente besouros, minhocas, lagartas e, em menor escala) lesmas).

Um jardim cheio de uma variedade de plantas é mais provável que seja um ambiente agradável para os ouriços. As plantas que atraem insetos trazem uma fonte de alimento para os ouriços, enquanto outras fornecem pontos para eles se esconderem por baixo e por baixo. As plantas de jardim recomendadas para os ouriços incluem gramíneas ornamentais, como variedades de carex, erigeron, sedum, sálvia e ervas. 

Se você tem um lago em seu jardim, verifique se existe um caminho para os ouriços saírem se eles caírem. Os ouriços são bons nadadores, mas podem lutar para escapar de lagoas de concreto se não houver uma rota fácil. 

Se você mora no interior de algum estado e tem o costume de fazer  uma fogueira ao anoitecer verifique sua pilha de toras para garantir que não haja ouriços escondidos nela antes de acendê-la.  Verifique se não há rede no jardim, pois os ouriços podem ficar presos nela. Todo cuidado é pouco com essas incríveis criaturas.

Alimentação

Se você pretende criar um ouriço em seu jardim, coloque uma tigela de comida. Os horários de pico da alimentação são por volta de março, quando emergem da hibernação, maio, quando os jovens nascem e no final do outono, quando se preparam para o sono do inverno. No entanto, vale a pena alimentar o ano todo, pois os ouriços se movem um pouco, mesmo durante a hibernação.

Você pode obter alimentos de ouriço especialmente projetados e ricos em proteínas. Como alternativa, a comida para gatos é boa, mas opte por ração à base de frango e não forneca comida para gatos à base de carne, peixe, soja ou cereais. Não lhes dê larvas de refeição, pois elas são ricas em gordura, mas com pouco cálcio, pois podem levar a distúrbios ósseos metabólicos. 

Deixe de fora uma tigela rasa de água fresca. Não lhes dê leite, pois isso pode agravar seus sistemas de digestão. Tigelas de comida e água podem ser um terreno fértil para bactérias, por isso, certifique-se de ter uma boa higiene na tigela e lave-a regularmente para evitar possíveis doenças aos seus ouriços.

Deixando a sua casa mais segura para os ouriços

Você não quer atrair ouriços para o seu jardim apenas para colocá-los em perigo, não é mesmo? Então cubra os locais maiores para impedir que os pequenos caiam ou até mesmo fujam e sejam atropelados por um carro.

Garanta que qualquer rede de jardinagem esteja bem acima do nível do solo e guarde frutas e redes esportivas quando não estiver em uso. Se você tem um lago ou piscina, mantenha os ouriços seguros, garantindo uma inclinação rasa para que eles possam sair facilmente.

Produtos químicos como pelotas de lesma podem envenenar ouriços, então você deve usá-los apenas em jardins como último recurso. Os pesticidas também reduzirão a quantidade de alimento disponível para os ouriços, por isso devem ser usados ​​com moderação ou não utlizados se for o caso de você possuir um local reservado apenas para os seus ouriços de estimação.

Verifique se há ouriços antes de usar cortadores de grama ou aparadores de grama, principalmente em cercas vivas onde os animais podem descansar. Verifique os montes de compostagem para aninhar os seus ouriços antes de bifurcar-se, construa fogueiras o mais próximo possível do tempo de iluminação e verifique-os cuidadosamente antes de acender cada uma delas, como já mencionei anteriormente.

É liberado no Brasil?

Até o presente momento existem poucas informações sobre a liberação da criação de ouriços no território nacional, mas como se trata de um animal selvagem, assim como os demais só é permitido a criação de ouriços no Brasil se a pessoa em questão adquirir o mesmo dentro dos padrões legais do Ibama, se registrando e indo pessoalmente até um criadouro autorizado.

Conclusão

  • — Os ouriços têm sistemas digestivos um tanto sensíveis e podem se tornar obesos facilmente, por isso é importante saber que tipos de alimentos podem ser prejudiciais ao seu ouriço e o que evitar.
  • — Os ouriços são intolerantes à lactose, por isso é importante evitar a maioria dos produtos lácteos. Eles podem ter pequenas quantidades de iogurte e queijo cottage no máximo uma vez por semana. 
  • — Os ouriços podem comer carne, no entanto, você deve evitar quantidades excessivas de carnes vermelhas e gorduras devido aos requisitos de dieta com pouca gordura dos ouriços.
  • — Embora os ouriços comam principalmente insetos na natureza, evite os insetos das iscas porque podem conter inseticidas tóxicos.
  • — Algumas frutas, incluindo uvas e passas, são prejudiciais aos ouriços.
  • —  Não alimente com nozes os ouriços, elaz não são bem digeridas pelos ouriços e são muito difíceis de mastigar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *