Home / Curiosidades / Os Pôneis São Cavalos Anões?

Os Pôneis São Cavalos Anões?

Alguns erros são comuns quando falamos de certos animais da fauna. Como é o caso do cavalo e do pônei. Provavelmente você deve achar que o segundo não passa de uma versão em miniatura do primeiro. Mas será que é correto afirmar isso? Você saberá logo mais a frente. 

O pônei é uma versão miniatura do cavalo?

Apesar de ambos fazerem parte do grupo de equinos, o pônei não é uma versão miniatura do cavalo. Na verdade, os cavalos são considerados “super crescidos”. E essa questão do super crescimento está relacionada com a origem do bicho. Existe um antepassado comum entre todos os equídeos que era chamado de hyracoterium, e ele tinha o tamanho de uma raposa. Foi pela evolução desse indivíduo, levando em consideração a demanda de alimento da época, que aconteceu a origem de diversos tipos de cavalos. Aqueles que conhecemos como o do tipo sela, perfeitos para montaria, se desenvolveram em regiões com bastante presença de grama e poucos arbustos para se esconderem. Devido a essas duas situações opostas, com muita comida, mas sem um lugar apropriado para se protegerem, esses indivíduos acabaram por criarem certas habilidades, como rapidez e agilidade para fugirem de seus predadores. 

Pôneis
Pôneis

Já os cavalos conhecidos como tração, que eram usados para trabalhos pesados, viviam em regiões de florestas, um local com bastante plantas leguminosas, ricas em proteína. Sendo assim, estes indivíduos tinham a sua disposição alimentos de alta qualidade, que auxiliou no desenvolvimento da sua força, e ainda tinham o local perfeito para se esconderem, o que acabou interferindo no quesito velocidade. Ou seja, eles eram fortes, mas não eram rápidos. 

Por sua vez, os equinos que deram origem aos pôneis moravam em locais considerados inabitáveis, ao norte da Ásia e da Europa. Por causa disso, eles tinha uma alimentação escassa, o que interferiu no seu crescimento. Devido a isso, apenas as espécies menores conseguiam sobreviver nestes locais. E foi justamente esse grupo que deu origem a todas as raças de pôneis do mundo. Enquanto esses indivíduos de pequeno porte chegam a medir no máximo 1,47 metros de comprimento, com alguns não alcançando nem 1 metro, os cavalos comuns, dependendo da raça, podem alcançar 1,92 metros de altura. 

Então, respondendo a pergunta do título: não, os pôneis não são cavalos anões, eles são uma raça de verdade, com a baixa estatura sendo uma característica exclusiva deles. 

Parentes do pônei 

Além do cavalo, os asnos e as zebras também são parentes do pônei. Eles pertencem a família equidae, da ordem perissodálitos – herbívoros com dedos em forma de casco -. Um fato interessante que envolve essa família é que os integrantes possuem um único gênero, que é chamado de equus. Esse gênero é dividido em diversas espécies que podem se cruzar entre si. Apesar disso, esse cruzamento pode gerar situações adversas, como crias estéreis, como as mulas, por exemplo. Que são resultado de uma cruzamento entre o asno e a égua. 

Espécies

Asnos

São conhecidos no Brasil como burros e jumentoa, eles são divididos em duas espécies diferentes: equus hemionus e asinus. 

Zebras 

Assim como os asnos, também tem duas espécies, que são encontradas no continente africano: equus grevyi e equus zebra. 

Cavalos 

Diferente dos parentes anteriores, todos os cavalos pertencem a uma única espécie: equus caballus. Porém, ele pode ser encontrado em diversos subespécies/raças, onde se pode encontrar diferentes tipos de animais, de cavalo selvagens à pôneis. 

Cavalo
Cavalo

Diferenças entre pônei e cavalo 

Bom, a principal diferença entre pônei e cavalo é sua altura. Enquanto os pôneis chegam em torno de 1,47 metros, os cavalos podem alcançar quase os 2 metros de comprimento. Mas suas diferenças vão além da altura. O primeiro costuma ser muito mais encorpado, com ossos grandes, cabeça pequena e peito largo. Eles também se diferem no quesito crina, pelagem e cauda. Este tem essas regiões mais espessas que a do seu parente, e isso provavelmente se deve ao fato que esses bichos se desenvolveram em climas frios, sendo assim, a crescimento de pelos mais grossos foram essenciais para sua sobrevivência nestes locais. 

Eles também são mais fortes que os cavalos, mesmo com sua pequena estatura. E isso só é possível graças aos seus corpos com músculos bem desenvolvidos. Sua força é tanta que um adulto consegue puxar o mesmo peso que um cavalo de tração. Sendo capaz de transportar cavaleiros adultos, apesar de não ser recomendável, já que o pônei é ideal para montaria de crianças. 

Também são conhecidos por serem super resistentes e tolerantes a diversas situações adversas, como o frio extremo. São inteligentes e teimosos. 

Algumas raças de pônei

Exmoor 

É uma das raças conhecidas mais antigas. É considerado um animal originário da Grã-Bretanha devido a forte presença do indivíduo por lá. É um bicho que prefere ambientes tranquilos, preferencialmente longe de cidades. É rústico, independente e resistente. 

Pônei Exmoor
Pônei Exmoor

Asturcón 

Habita o norte da Espanha, principalmente nas Astúrias. Por um tempo, esteve ameaçado de extinção, mas logo se tomou medidas que salvaram a espécie. É dócil e ideal para longas caminhadas. É muito forte e tem bastante energia, por este motivo é usado em competições. 

Pônei Asturcón
Pônei Asturcón

Galês 

O pônei Galês serviu como criador de outras raças. Dele, descendem o polez, pônei das Américas, hackm e Hackney. Eles são encontrados principalmente em montanhas, e é o maior de todas as espécies. Por ter uma aparência elegante, está presente em competições e exposições estéticas. É corajoso, forte, inteligente e dócil, por este motivo, se tornou uma raça ideal para montaria. 

Pônei Galês
Pônei Galês

Shetland 

Do norte da Escócia, o Shetland é um animal robusto e forte, que está acostumado a climas mais frios, e isso é possível graças ao seu país de origem. É um indivíduo forte, por isso é muito usado para trabalhos agrícolas. Atualmente, é a raça mais escolhida nas aulas de equitação para crianças. Por ser originário de um local frio, tem crina espessa e comprida, e um manto duplo que o mantém bem aquecido. 

Pônei Shetland
Pônei Shetland

E aí, gostou de saber mais sobre o pôneis? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *