Home / Curiosidades / Os Abutres Comem Carne Humana?

Os Abutres Comem Carne Humana?

Quando pensamos em morte, o ser humano, pelo menos a maioria de nós, tem uma relação complicada com a morte, e quando pensamos nos abutres que se alimentam de animais mortos e lixos, o preconceito sem dúvida é certo. Mas hoje falaremos um pouco mais sobre estes animais que apresentam características e particularidades surpreendentes e abordaremos uma questão curiosa, os abutres se alimentam de carne humana se tiverem acesso? Bom, mas antes de partirmos para estas questões vamos conhecer um pouco mais sobre estes animais.

Abutre Caçando
Abutre Caçando

O Conceito Vulgar De Abutre

O conceito abutre é utilizado para designar de maneira vulgar uma espécie de ave de rapina que caracteristicamente se alimenta de animais mortos, mas o conceito é amplo e engloba em si mais do que apenas uma espécie. São chamados de abutres aves de rapina com hábitos necrófagos que integram a accipitriformes, família Accipitridae. Embora sejam similares aos urubus e aos condores (conceito que integra os chamados abutres-do-novo-mundo) os abutres (também conhecidos como abutres do velho mundo) são animais de famílias diferentes. Os condores e os urubus constituem a família Cathardiae enquanto os abutres do velho mundo integram a Accipitridae.

Ainda falando um pouco mais sobre os abutres, são aves que apresentam uma grande envergadura em seu corpo, cauda pequena e penas sobretudo pretas, marrons e brancas. Caracteristicamente não possuem penas na cabeça e também não possuem penas no pescoço. Fugindo a regra, como não poderia ser diferente, o abutre-barbudo, possui penas em sua cabeça e também em seu pescoço e a sua aparência foge um pouco a esperada para a espécie. O abutre-barbudo é originário das regiões montanhosas do continente europeu, asiático e africano.

Os abutres são as maiores aves voadoras conhecidas por nós seres humanos e possuem a capacidade de voar por longos períodos planando sobre superfícies com suas longas asas parecendo estáticos. Os abutres como comentamos no início são divididos em dois grupos, os abutres do velho mundo e do novo mundo.

Os Abutres Do Velho Mundo

Os abutres do velho mundo vivem especialmente em três continentes, o continente europeu, asiático e africano. São aves muito próximas às águias e os gaviões, ao menos a sua aparência os lembra um pouco. Deste grupo o abutre cínereo é o maior de todos, podendo atingir até cem centímetros de comprimento. O abutre real também é majestoso e pode chegar igualmente aos cem centímetros. Ainda integrantes deste grupo temos o abutre fouveiro.

Abutres Do Novo Mundo

Os abutres-do-novo-mundo são como são chamados os urubus e os condores. São aves que vivem especialmente no continente americano. Em termos gerais os condores são maiores que os urubus. O urubu preto que integra este grupo pode chegar a medir pouco mais de sessenta centímetros enquanto o condor da Califórnia pode passar de um metro e trinta centímetros. A envergadura desta espécie é ainda mais impressionante que o seu porte. O condor californiano pode atingir dois metros de envergadura.

Abutres se Alimentando
Abutres se Alimentando

Papel No Ecossistema E Outras Informações

Quando você pensa em um animal que se alimenta dos restos da caçada de um outro animal certamente deve pensar que a sua vida é fácil e seria, afinal, caçar, ou encontrar uma presa já abatida é muito mais fácil do que encontrar uma presa, matá-la e posteriormente dela se alimentar. Curiosamente encontrar alimento não é uma dificuldade para o abutre, eles possuem um campo de visão de um quilômetro e meio. Isso mesmo, eles podem encontrar uma carcaça em um perímetro de um quilômetro e meio de distância de onde eles estão. Como um comportamento de solidariedade, os abutres procuram por outros abutres ou ainda por hienas enquanto voam, porque estes o auxiliam a localizar comida. O abutre peru, por sua vez, se utiliza do seu bom olfato para encontrar a sua mais apetitosa refeição.

Ainda sobre os hábitos alimentares destes animais, o mais perigoso, o abutre de papada pode ser muito autoritário em relação a sua comida. Com mais de dois metros de envergadura e pesando cerca de sete quilos, quando está comendo pode manter os abutres menores bem afastados enquanto se delicia com os tendões e tecidos. Partes estas as suas favoritas visto que possuem um bico instintivamente muito forte.

Os abutres eriçados e do dorso são animais que apresentam o pescoço longo e desprovido de pelos e isso facilita com que consigam enfiar a cabeça dentro da carcaça sem sujar as suas penas e como possuem o bico mais fraco, preferem os órgãos macios que encontram no interior dos corpos. Estes dois animais ainda apresentam espinhos na língua que possibilitam que removam a carne pressa aos ossos do animal.

Os abutres egípcios e os de crista são animais de porte menor e consequentemente não tem assim tanta vez na hora de se alimentar em meio a outras espécies de abutres, ficando, desta forma, com os restos deixados por estes animais, sendo a sua alimentação resultado do que consegue consumir.

Abutres E A Carne Humana

Seria estranho pensar que o abutre se alimenta de carne humana? Apesar de efetivamente causar estranheza, não deveria ser assim, afinal, um leão também pode comer carne humana, mas no caso do abutre, talvez a estranheza seja causada por conta de se tratar de um cadáver. Enfim, controvérsias a parte, vamos ao que interessa, o abutre se tiver acesso à carne humana pode dela se alimentar?

A resposta é sim, o abutre pode se alimentar de carne humana caso tenha acesso a ela. Este foi o resultado obtido com uma pesquisa realizada no Texas, Estados Unidos, onde cadáveres doados para fins científicos foram utilizados para alimentar estes animais.

Segundo os resultados obtidos com este teste foi possível descobrir que em relação à carne de porco, os abutres demoram cerca de no máximo vinte e quatro horas para localiza-lá e consumi-la. Para a carne humana o período sobe para mais de trinta e sete dias e o consumo não é imediato assim que localizam a carcaça. O abutre pode levar mais de cinco meses para consumir a carne humana depois que tem acesso a ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *