Home / Curiosidades / Onça Ataca Pessoas? Como é o Contato Com Humanos?

Onça Ataca Pessoas? Como é o Contato Com Humanos?

O ataque entre animais é muito comum na natureza. Muito deles, extremamente territorialistas, ataquem aqueles que invadem sua casa. Algo comum entre os bichos, afinal, eles não querem perder seu lar. Mas acontece que estes ataques estão se tornando cada vez mais comuns contra seres humanos, como no caso da onça.

Ao longo dos anos o registro de investidas desses animais tem aumentado, tanto em casos com vítimas fatais ou não. Como foi o caso do pescador de 22 anos, Luiz Alex Silva Lara, que foi ferido e morto por uma onça pintada, as margens do Rio Paraguai, em Cárceres, próximo a Cuiabá. A morte aconteceu em 2008 e de lá para cá essa situação tem se tornado comum.

Especialistas acreditam que isso tem acontecido porque os animais estão perdendo o medo do contato com humanos. Com tantos turistas invadindo o ambiente natural do indivíduo para observar e fotografar, isso tem feito com que a espécie se acostume com essa “proximidade” e acaba atacando humanos. O ideal é manter uma distância respeitosa e evitar invadir o ambiente natural da onça.

Onça
Onça

Contato com os humanos 

O contato dessa espécie com o homem é rara, isso porque eles gostam de viver em matas virgens. Assim como o ataque as pessoas são incomuns, mas isso tem mudado devido aos turistas que se arriscam nesses locais – nas margens dos rios  – para poderem fotografar o bicho. No caso do ataque em Cárceres, moradores passaram a ver esses indivíduos com mais frequência nas margens, o que fez que as autoridades, na época, orientassem os visitantes a se manterem afastados dessas regiões. Apesar disso, essas agressões não são comuns, além de ser um bicho muito importante no equilíbrio da natureza. 

E como peça fundamental no ecossistema, vamos conhecer mais sobre esse morador do Pantanal?

Características da onça-pintada

Lembra que comentamos que a onça pintada tem um papel importante no equilíbrio ecológico? Isso se deve aos animais que caça. Suas preferidas são as capivaras, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Ao comê-los, esse indivíduo ajuda no controle populacional dessas espécies, por isso preservar sua vida é tão importante. 

A onça é um mamífero que habita do sul dos Estados unidos até a Argentina, mas também pode ser visto em zoológicos de todo mundo. Tem fama de ser um dos mais belos animais da natureza. Ele também pode ser visto em diversos pontos do Brasil, principalmente nas matas e nas florestas tropicais. 

Onça
Onça

Por ser dotado de uma das mandíbulas mais fortes do reino animal, seu ataque costuma se focado nas região da nuca e do crânio, esmagando-os em questão de segundos. Ele é o maior felino do hemisfério ocidental, ganhando, inclusive, do leopardo. Sua pelagem, uma das características que mais chamam atenção, pode ter algumas variações de cores, mas em sua maioria têm tonalidades de amarelo e marrom, com pintas pretas. Essas manchas são maiores em seu torso, e menores na cabeça e nas patas. Mas, existem casos em que se pode encontrar essa espécie em branca e preto. 

Um adulto pode medir de 4 a 7 metros de comprimento, isso sem contar sua cauda, que varia de 45 a 75 centímetros. Quanto ao peso, esse indivíduo pode chegar aos 300 quilos. Suas patas dianteiras são fortes e dotadas de longas garras que se retraem. Essa característica é de grande ajuda na hora de capturar suas presas. Já as patas traseiras são mais longas, ajudando a espécie ter mais impulso na hora de saltar. 

Os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas, podendo encontrar animais de até 2,4 metros de comprimento. 

Apesar de ser um bicho terrestre, é um ótimo nadador, o que faz com que ele consuma inclusive peixes. Na hora da caça, este se arrasta lentamente para perto da presa para, em seguida, saltar e atacar. Ele escala árvores com muita facilidade e usa dessa artimanha também para se alimentar.

Habitat

Como dito, a onça pintada pode ser encontrada em diversas regiões. Nos Estados Unidos elas vivem no Texas, nas montanhas do Cerro Colorado, no Arizona. Na parte sul do México e da Califórnia, e nas florestas tropicais da América Sul e Central. A maior população fica concentrada nas florestas da Amazônia.

Gostam de frequentar pastagens, principalmente aquelas próximas de lagos e rios, assim como cavernas, áreas arbustivas e regiões pantanosas. Escolhem locais com terra úmida para fazerem suas tocas e usam materiais como pedaços de árvores podres e folhas para isso. E por serem solitárias, não gostam que outros cheguem perto de sua casa, pois este é local extremamente territorial para eles. 

Alimentação da onça pintada

A onça come mais de 80 tipos diferentes de animais, entre eles gado – uma das razões para ser caçada pelos humanos -, roedores, ovelhas, aves, peixes, tartarugas, tatus,  crocodilos, porcos selvagens e iguanas. 

Reprodução

Esse felino acasala em qualquer época do ano, no caso daquelas que vivem nas florestas tropicais. Já os moradores de outras regiões se acasalam durante o fim do ano. O casal só fica junto no de recorrer da reprodução e gravidez. Depois de uma gestação de 95 a 110 dias, a fêmea dá à luz de 1 a 4 filhotes. Os bebês nascem pesando de 700 a 900 gramas. Após nascerem, mãe e filho ficam juntos até seu primeiro ano de vida, onde, ao decorrer desse tempo, abrem os olhos e aprendem a caçar. E, assim como os pais, viverão sozinhos. 

Os machos alcançam a vida sexual aos 4 anos, já as fêmeas chegam a esse período um ano antes. 

Expectativa de vida

Na natureza a onça pode chegar aos 12 anos, já em cativeiro ou Zoológico, a vida mais “tranquila” permite que este chegue aos 20 anos. 

E, como falamos lá em cima, apesar do ataque desses animais não serem voltados aos humanos, respeite-o e respeite seu habitat. Melhor não arriscar sua vida em troca de uma foto. Com cada um no seu lugar devido, todos saem ganhando. 

E aí, gostou de conhecer mais sobre esse morador do Pantanal? Se sim, não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *