Home / Curiosidades / O Sr. Siriguejo do Bob Esponja é um Siri ou um Caranguejo?

O Sr. Siriguejo do Bob Esponja é um Siri ou um Caranguejo?

Você deve conhecer o Sr. Sirigueijo, certo? Patrão do Bob Esponja e do Lula molusco, dono do Siri cascudo, responsável pelo melhor hambúrguer de siri da Fenda do Biquíni. Ele também é conhecido pela sua grande obsessão em ganhar dinheiro, além de viver um dilema para descobrir sua verdadeira identidade, e é justamente essa pergunta que queremos – e vamos – responder hoje. Afinal, o Sr. Sirigueijo é um siri ou um caranguejo? Respondendo uma segunda pergunta: seria ele um canibal? Já que ele comercializa carne de siri. A pergunta valendo um milhão de reais – quem dera – será respondida logo a seguir. 

Sr. Sirigueijo: siri ou caranguejo?

Bom, a melhor forma de responder essa questão é observar as características físicas do chefe do Bob Esponja calça quadrada. A primeira certeza é de que ele pertence ao subfilo Crustacea, grupo que pertence ambos os indivíduos (Brachyura), que tem a maioria dos seus participantes morando em locais com transição entre mar e rio e ambientes marinhos. O que faz da Fenda do Biquíni um local ideal para encontrar ambas criaturas. 

Sr. Sirigueijo
Sr. Sirigueijo

Olhando atentamente ambos os animais, algumas diferenças podem ser observadas. No caso do caranguejo, por exemplo, é possível ver a presença do cefalotórax, local onde está localizado as patas, que é robusto. Já nos siris essa região é mais achatada e maior. Outro fator que os diferencia são as patas traseiras. No primeiro, todas são iguais e pontiagudas, já no segundo elas são achatadas, possibilitando o nado. Além do fato que somente o siri é capaz de andar de lado. O caranguejo até tenta imitar essa característica, mas somente em uma ocasião em específico: quando estão estressados – normalmente quando estão em estado de perigo. 

Diante dessas informações, agora voltemos nossas atenções a Sr. Sirigueijo. Ele mostra um cefalotórax robusto, suas patas traseiras são pontiagudas, e ele anda para frente. Isso quer dizer, então, que ele é um caranguejo! Então, não, ele não é um canibal. 

E essa confusão é bem simples de ser explicada. Todos os membros da ordem Brachyura são caranguejos. Os siris, nome dado não a um indivíduo, mas vários, fazem parte da família Portunoidea, uma das muitas pertencentes ao filo dos caranguejos. Apesar disso, de estarem no mesmo grupo, várias características físicas os diferem, como traços larvais, sua boca e locais onde o animal mora.  

Já a parte do canibalismo, apesar de não ser o caso com os hambúrgueres do Sr. Sirigueijo, já que ele é um caranguejo, é uma característica comum entre sua espécie. Isso acontece pela influência de fatores externos, como a mudança de temperatura ou os traços do seu habitat. Também acontece com o intuito de controlar o população dessa criatura. Então não, o patrão do Bob Esponja não está matando sua própria espécie para fazer hambúrguer. 

Outros animais do universo Bob Esponja 

Para quem conhece um pouco sobre o universo do Bob Esponja, mas, precisamente, sobre o seu criador entende porque a escolha de uma história passada no fundo do mar é óbvia. Stephen Hillenburg, o criador deste mundo, era biólogo marinho formado. Aliás, ele teve a ideia da história justamente enquanto dava uma aula sobre o assunto. Infelizmente, o criador desse mundo não está mais entre nós, Hillenburg morreu em 27 de novembro de 2018, em decorrência de Esclerose lateral Amiotrófica (ELA), a mesma doença que atingiu Stephen Hawking. Porém, suas idéias permanecem eternizadas no desenho que ele criou em 1999. 

E, ao contrário do que a grande maioria pode pensar, o pai do Bob Esponja não criou o desenho para cada personagem ter as mesmas características dos animais reais do mundo marinho. Por isso essa “troca” de papéis é comum no desenho. O que quer dizer que não apenas o Sr. Sirigueijo, que é um caranguejo, tem traços de um outro indivíduo.

Bob Esponja 

Bob Esponja
Bob Esponja

Assim como o Sr. Sirigueijo que, na verdade, é um caranguejo, o Bob possui algumas características bem diferentes do animal que lhe deu origem. Ao contrário do personagem, que é bem ativo, a esponja-do-mar, a verdadeira, não se move. Ela fica toda a sua vida grudada na superfície onde nasceu. Outro traço que chama atenção é sua aparência, enquanto conhecemos Bob pelo apelido de calça quadrada, a que existe no mundo real tem um formato cilíndrico, meio irregular. A maioria da espécie é hermafrodita e tem a opção de se produzir de forma assexuada: arranca um pedaço de si mesmo e espera crescer, como um tipo de planta. Algumas também expelem toxinas para afastar os predadores. Aliás, sabia que o personagem ia ser redondo e não quadrado?! 

Patrick 

Patrick
Patrick

Como você já devia imaginar, o Patrick é uma estrela do mar. E é agora que vem um fato interessante: na vida real, a estrela é um predador da esponja-do-mar. Ou seja, a amizade entre Bob Esponja e Patrick nunca poderia existir, se tivéssemos falando dos animais marinhos moradores do planeta terra. 

Ao contrário do personagem bobão, as estrelas do mar são bem espertas. Ela têm a habilidade de regenerar um braço, por exemplo. Ou amputar algum que esteja com problemas. E sabia que o grupo ao qual o desenho pertence, o dos equinodermos, é o que está mais próximo dos cordados, conjunto ao qual nós, humanos, fazemos parte? O que quer dizer que parecemos muito mais com o Patrick do que com uma mosca.

Lula molusco 

Lula molusco
Lula molusco

Apesar do nome, o ranzinza Lula molusco na verdade é um polvo. Pois é. Basta uma olhada mais estudada no seu corpo para percebermos isso. Ele é redondo e sem as nadadeiras comuns nas lulas. E, mesmo dentro dos parâmetros de polvo, alguns detalhes divergem. Por exemplo, esse bicho costuma ter oito braços, não seis, como o personagem. E, assim como a estrela do mar, o polvo também é um predador natural da esponja. Coitado, Bob Esponja está cerca de predadores e nem sabe disso. 

Gary 

Gary
Gary

O animal de estimação do calça quadrada é um caramujo, herbívoro e membro do filo dos moluscos. E, ele jamais teria uma relação legal com Lula molusco – que é um polvo – já que este é um dos seus principais caçadores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *