Home / Curiosidades / O Significado Espiritual da Libélula

O Significado Espiritual da Libélula

Características da Libélula

Diferente da maioria dos insetos, a libélula, assim como as borboletas, conquistou a simpatia dos humanos, carregando consigo uma série de simbologias. As primeiras espécies surgiram no período Paleozoico e mantêm, até aos dias de hoje, as mesmas características gerais.

Características da Libélula
Características da Libélula

As maiores libélulas podiam atingir envergadura de 70 a 75 centímetros. No Brasil, existem cerca de 1.200 espécies de um total 5.000 existentes no mundo. É predadora de insetos, inclusive do Aedes aegypti, e até de pequenos peixes. Em um único dia, ela pode consumir cerca de 600 insetos.

Separamos para você alguns significados atribuídos à libélula em vários lugares do mundo. Confira!

Significados da Libélula

A libélula pode ter diferentes significados, os quais variam em cada cultura. Os principais simbolismos em torno desse animal estão relacionados a renovação, a força positiva e ao poder da vida em geral.

Significados da Libélula
Significados da Libélula

Símbolo da elegância e leveza, há muitos anos, a libélula é conhecida no Brasil como “lavadeira”. Em Portugal, ela é carinhosamente chama de “libelinha”.

As libélulas podem também ser um símbolo de mudança, já que ela é uma criatura do vento. Como a libélula vive uma vida curta, acredita-se que ela represente a ideia de viver a vida o mais plenamente possível, o que serve de lição para todos nós.

Significado da Libélula no Japão

No Japão, por exemplo, a libélula simboliza a luz e novas alegrias, além de coragem e força.  Trata-se de um símbolo imperial desse país, que também é chamado de “Ilha da Libélula” (Akitsu-shima) devido ao seu formato. Dizem que, se observado do alto, o Japão tem o formato de uma libélula.

Libélula no Japão
Libélula no Japão

Crianças japonesas costumam brincar de pegar libélulas grandes. Elas utilizam um fio de cabelo com uma pedrinha amarrada a cada extremidade, que lançam para o ar. No deslize da libélula ela fica presa aos eixos, se envolvendo no cabelo e sendo arrastada para o chão pelo peso.

Outros países têm a libélula como representante da sorte, da prosperidade, da rapidez, da pureza, da harmonia e das boas forças. Algumas culturas relacionam as libélulas como símbolo da riqueza financeira. Acredita-se também que duas libélulas encostadas uma na outra representam o amor e a maturidade.

Alguns nativos americanos acreditam que as libélulas são as almas dos mortos. Há também muitas culturas que acreditam que o significado da libélula é a felicidade, a coragem e os pensamentos subconscientes.

Curiosidades da Libélula
Curiosidades da Libélula

Com as mudanças constantes do mundo, não é nenhuma surpresa que mais e mais povos admiram este inseto e tenham o adotado como sua referência. A sua cor brilhante é frequentemente associada às práticas ocultas, encanto e feitiço.

Significado da Libélula no Vietnã

No Vietnã, tradicionalmente, a libélula é o símbolo da transformação e o processo constante de mudança da vida. Elas são excelentes voadoras, disparam como a luz e mudam de direção com rapidez. Considerada uma mensageira, ela transita entre ar e água, transpassando as influências de ambos os elementos por onde passa.

Libélula no Vietnã
Libélula no Vietnã

Ao tocar leve e rapidamente a água, elas sugerem que nossos pensamentos mais profundos emergem, vêm à tona e que é preciso ir além da superfície e buscar as decorrências mais profundas dos aspectos da vida.

Significado Negativo

Nos contos populares suecos, o diabo usava esse inseto para pesar a alma das pessoas. Os noruegueses a chamavam de “fura olhos”, enquanto para os holandeses a libélula era o “mordedor de cavalo”.

Os vietnamitas acreditavam que o voo das libélulas estaria associado à previsão de chuva e à inconstância para os chineses. Na Europa, esse inseto já foi considerado símbolo de azar.

Significado Negativo da Libélula
Significado Negativo da Libélula

Curiosidades

  • A libélula é conhecida por vários nomes populares: cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, donzelinha, jacina, jacinta, lava-bunda, lavadeira, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezigue, canzil, entre muitos outros.
  • Entretanto, seu nome é derivado do latim libellulus, diminutivo da palavra liber, que significa “livro”, devido às semelhanças de suas asas com um livro aberto.
  • Os ovos da libélula são colocados na água, ambiente no qual ela vive um longo ciclo de 17 metamorfoses.
  • Em algumas espécies, pode ser que esse ciclo pode dure por cinco anos até que, por fim, ela voe.
  • A última metamorfose de uma libélula leva de 30 a 40 minutos. Ela rompe seu esqueleto externo pelo dorso e libera a cabeça e o abdome. As asas demoram de duas a três horas para ficarem sólidas e secas.
Vôo da Libélula
Vôo da Libélula
  • As libélulas são consideradas ótimo bioindicadores, pois elas são muito exigentes e não habitam águas com alteração química ou sinal de poluição.
  • Seus olhos podem ter até 30 mil facetas. Isso permite que a libélula tenha uma visão de 360º do ambiente.
  • Elas costumam medir de 2 a 19 centímetros.
  • A libélula é considerada o inseto mais veloz. As espécies mais rápidas são capazes de voar por até 80 quilômetros por hora.
  • Elas batem suas asas 50 vezes por segundo e podem voar de cinco a seis horas por dia.
  • As libélulas alimentam-se de outros insetos voadores. Em um só dia, ela pode comer o equivalente a 14% do seu peso.
Curiosidades Sobre Libélula
Curiosidades Sobre Libélula
  • Fora do ambiente aquático, as libélulas têm somente dois meses de vida. Para algumas espécies, esse tempo corresponde a apenas 10% de seu tempo total de vida. Por esse motivo, elas têm muita pressa para se acasalar.
  • No ato de acasalamento, as libélulas macho e fêmea formam um coração. O macho precisa abastecer seu pênis, localizado no segundo segmento de seu abdome, com espermatozóides, que são produzidos no nono segmento. Preparado, ele segura a cabeça da fêmea com uma espécie de pinça enquanto ela contorce seu corpo para que seu órgão genital se encontre com o pênis. O resultado desse contorcionismo todo é um coração.
  • No mundo, existem cerca de 5 mil espécies de libélulas.

Libélula Significado Xamanismo 

A libélula é um animal que segundo as tradições ela significa Ilusão e para o Xamanismo ela é considerada o Animal do Poder.

Libélula Significado Xamanismo 
Libélula Significado Xamanismo

Libélula Significado Místico

A libélula tem um grande significado místico também, onde confirmam que ela representa a regeneração com a sua presença, a imortalidade.

Libélula Significado Místico
Libélula Significado Místico

Libélula Significado Esotérico

A libélula tem muitos significados e um deles é a transformação, sempre para melhor.

Libélula Significado Esotérico
Libélula Significado Esotérico

Libélula Simbologia

Cada simbologia diz uma coisa sobre esse animal tão espiritual que é a libélula, entre eles, dizem que a libélula simboliza o poder e a força positiva para seguir em frente, renovar a vida.

Libélula Simbologia
Libélula Simbologia

Um comentário

  1. Pablo Ernesto Arbeletche

    Obrigado! Muito bom o conteúdo! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *