Home / Curiosidades / O Que Significa Leite de Texugo? E o Que é Texugo de Mel?

O Que Significa Leite de Texugo? E o Que é Texugo de Mel?

Você já ouviu falar do texugo? Bom, se é fã de cinema, com certeza, sim. Afinal, o bicho acabou virando tema de filme. 

Ele é um animal corajoso, não tendo medo de praticamente nada. Tem hábitos noturnos e é extremamente veloz, podendo alcançar os 30 km por hora quando está correndo. Tem unhas fortes e grandes que servem para cavar tocas de forma rápida. Devido a essa habilidade, ele consegue escapar de situações perigosas em pouco tempo. Se quiser se esconder, por exemplo, basta usar dessa sua característica. Demonstra uma dentição resistente e afiada que se parece com serras em pequena escala. 

Antes de darmos continuidade aos traços físicos do bicho, vamos falar do leite que ele produz. 

Leite de texugo: o que é? Faz bem? 

Leite de Texugo
Leite de Texugo

Leite de texugo? É isso mesmo que você está lendo, ele existe e não é uma invenção Hollywoodiana. Apesar de parecer incomum, a produção desse líquido por essa criatura é totalmente normal e viável. Isso porque ele é um mamífero e, assim como todos os membros desse conjunto, as fêmeas têm a capacidade de gerar essa substância. Aliás, esse é um traço desconhecido por muitas pessoas. Mas quem sabe da existência desse líquido se questiona se o consumo dele traria benefícios ou não para o corpo. Bom, a resposta é sim. 

O leite de texugo é composto por uma variedade de nutrientes e, em decorrência disso, oferece uma variedade de privilégios para a saúde. Existem afirmações que confirmam que ele seria muito melhor do que o whey, por exemplo. Aquele famoso suplemento usado pelos praticantes de exercícios físicos. E que essa substância teria um efeito muito melhor, sendo quatro vezes mais potente do que a bebida artificial. O leite de texugo é muito usado em dietas onde a pessoa deseja aumentar seu ganho de massa muscular sem aumentar a corporal. O único porém é que é um ingrediente bem difícil de se encontrar, o que acaba tornando o alimento quase uma lenda, com poucas pessoas tendo experimentado a bebida. Quando as desvantagens, não existem informações sobre o assunto, mas para qualquer adição ou subtração de comidas na nossa dieta, é importante procurar a ajuda de um médico. 

Leite de texugo para ganhar massa muscular? 

Como dito, por motivos óbvios, é um alimento difícil de se encontrar, mas quem provou da substância confirma suas ações no quesito ganho de massa muscular. Por ter bastante proteína, ele auxilia neste objetivo, além de não aumentar o tamanho do corpo. O que quer dizer que ele seria ideal para aqueles que fazem academia e querem trocar a gordura do torso por músculos maiores e mais fortes. O único problema mesmo é você achar essa substância numa loja qualquer de suplemento. 

Sobre o texugo 

Após saber sobre seu leite, vamos conhecer o animal que o produz

O bicho é de porte pequeno, com um corpo longo e pernas curvadas e curtas. É um onívoro e faz parte da família mustelídeos, a mesma dos furões e das doninha. Ele mede em torno de 33 a 81 centímetros de comprimento, isso apenas seu torso. Sua cauda chega a incríveis 30 centímetros de envergadura. Tem pelo cinza ou marrom, com algumas espécies apresentando uma mancha branca que começa em sua cabeça e se estende até o meio das costas. 

Texugo de mel 

E dentro do grupo existe a presença do texugo de mel, também conhecido como Ratel. Seu corpo é bem parecido com outros da espécie. Porém, ele pode medir 90 centímetros de comprimento e tem uma cauda curta. Tem orelhas pequenas e pouco visíveis, e cerca de 32 dentes. Também apresenta membro curtos e fortes, e garras potentes para escavação. 

Seu pelo é longo e áspero. Na nuca e na região dorsal tem uma coloração acinzentada, já o resto do corpo é em tons de castanho escuro, quase preto. Normalmente existe uma faixa que separa ambas as colorações em seu torso. 

Tipos de ratel 

Dentro do grupo do texugo de mel, existem duas espécimes: o Mellivora indica, que mora na Arábia, encontrada apenas no Himalaia, Nepal e norte da Índia. E o Mellivora capensis, que vive no sul da África. 

Comportamento do texugo de mel

O texugo de mel passa o dia na sua toca, que cava com extrema rapidez como já falamos anteriormente. A noite, ele passeia pelas matas caçando pequenos mamíferos, principalmente roedores. Mas ele também consome vermes – que ele desenterra -, aves e répteis. Como tem garras poderosas, ele é capaz de escavar à procura de tubérculos e raízes. 

Alimentação

É um indivíduo que adora frutas, mas, como é de se imaginar, a sua comida preferida é o mel, daí vem o seu nome: texugo de mel. Acredita-se que o bicho é guiado para as colmeias com a ajuda de uma ave, chamada de Indicador indicator, que também é seguida pelos nativos quando estes querem achar o alimento. 

E você deve estar imaginando, como ele faz com as abelhas? Bom, elas até tentam reagir ao ataque da criatura, mas devido aos seus pelos grossos – com uma grande camada de gordura – e cerrados, as picadas não passam de cócegas. É por este motivo que o bicho é considerado quase invencível e praticamente impossível de se matar.

Em certas ocasiões ele chega atacar mamíferos grandes, como o carneiro. Investindo, primeiro, na cartilagem do rosto, seguindo para os pulmões e intestinos. 

Reprodução do ratel

O ratel tem um período de reprodução de cerca de seis meses. Comumente, cada ninhada vem composta de dois filhotes. Em cativeiro, chega aos 24 anos de idade. 

Curiosidades

  • É bom de brigada, dificilmente foge quando é atacado. Isso acontece devido aos seus movimentos lentos e seu temperamento agressivo. 
  • É considerado um dos animais mais ferozes do mundo, mas este estado dura pouco tempo. 
  • Nunca tenta enfrentar seu inimigo sem antes tentar cavar uma toca para se esconder.
  • Uma das suas defesas é expelir um líquido mal cheiroso nos predadores, que sai das suas glândulas anais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *