Home / Curiosidades / O Que São Animais Decompositores e Quais São Eles?

O Que São Animais Decompositores e Quais São Eles?

Nem tudo na cadeia alimentar é comido. Muitas plantas e animais morrem muito antes de se tornarem o almoço de qualquer outra pessoa. As árvores perdem suas folhas velhas e os animais deixam excrementos contendo as partes indigestas de seus alimentos – como fibras ou ossos de plantas.

Voltar à rotina

Todo esse material morto ficou sem energia. Não pode crescer mais. Mas ainda é vital para a vida, porque contém produtos químicos que são os elementos básicos de todos os seres vivos. Esses produtos químicos são reciclados na cadeia alimentar com a ajuda de organismos chamados decompositores. Decompositores são organismos que decompõem plantas ou animais mortos em substâncias que as plantas precisam para crescer.

Decompositores diferentes

Existem muitos tipos de decompositores. Cada uma delas ajuda a reciclar alimentos à sua maneira. Os fungos liberam substâncias químicas para decompor plantas ou animais mortos em substâncias simples. Eles absorvem algumas dessas substâncias para o crescimento, mas outras entram no solo. As minhocas digerem matéria vegetal e animal em decomposição enquanto engolem o solo. Os resíduos que saem de seus corpos na outra extremidade contêm os minerais importantes, todos prontos para que as plantas recuperem novamente. As bactérias são pequenos organismos microscópicos. Alguns tipos vivem de outros seres vivos – por exemplo, existem milhões em seu intestino, ajudando você a digerir sua comida. Outros vivem de coisas mortas e ajudam a decompô-las em minerais do solo.

Animais Decompositores
Animais Decompositores

Por que os decompositores são tão importantes para um ecossistema?

Os decompositores ajudam a reciclar o que costumava ser em nosso ecossistema para que a vida possa continuar. Quando uma planta ou um animal morre, fungos e /ou outros tipos de bactérias respondem automaticamente à mudança no ambiente e começam a decompor essa matéria. Isso é muito importante em nosso ecossistema. Aqui estão algumas razões do porquê:

  • Quando um tronco apodrece devido à decomposição de um fungo, ele cria um lar para a vida selvagem.
  • O carbono é geralmente acumulado dentro de um organismo. Os decompositores ajudam liberando toda essa energia acumulada.

Embora a decomposição possa ser bastante nojenta, é uma ocorrência magnífica. Os decompositores ajudam a liberar energia acumulada dentro de uma planta ou animal para que possa ser reciclada e reutilizada em outros organismos.

Por exemplo, quando as folhas velhas se decompõem, elas criam húmus, um tipo de solo muito fértil. Isso ajuda a nutrir a árvore e mantê-la viva. É daí que derivam as relações simbióticas. Uma relação simbiótica é definida como a interação entre dois ou mais organismos, na qual todos sobrevivem um do outro. Uma árvore e um fungo podem ter uma relação simbiótica porque a árvore fornece segurança e nutrientes ao fungo. Ou seja, os decompositores são importantes porque reciclam os nutrientes em um ecossistema. Eles quebram as plantas mortas, animais e fungos em suas partes básicas. Isso devolve todo o carbono e outros elementos ao solo, para que agora estejam disponíveis para os organismos em crescimento absorverem e usarem para crescer e manter seu próprio corpo.

Animais Decompositores
Animais Decompositores

Exemplos de decompositores

Bactérias

As bactérias são organismos unicelulares microscópicos  encontrados em quase todos os lugares da Terra, inclusive no interior do corpo humano. Quando um organismo morre, ele fornece muitos nutrientes para as bactérias crescerem e se reproduzirem, e elas se tornam numerosas no processo de putrefação durante a decomposição. As bactérias são elas próprias uma causa de doença e até morte quando infectam organismos. Doenças graves e freqüentemente fatais, como tifo, tuberculose e cólera, são causadas por infecções bacterianas. As bactérias que matam seus hospedeiros acabam inadvertidamente fornecendo nutrientes para outras bactérias durante a decomposição.

Fungos

Os fungos são os principais decompositores em muitos ambientes. Alguns exemplos de fungos são leveduras, fungos e cogumelos. Os fungos têm hifas, que são filamentos ramificados, e são capazes de entrar na matéria orgânica, tornando os fungos decompositores eficazes. Os fungos de decomposição da madeira possuem enzimas específicas que digerem compostos na madeira e são os principais decompositores nas florestas. De fato, os fungos de decomposição da madeira são os únicos produtores dessas enzimas, portanto desempenham um papel muito importante na decomposição.

Vermes  também são decompositores.

  • Eles desempenham um papel importante na produção de nosso solo.
  • As minhocas ajudam a decompor o material orgânico e tornam os nutrientes como o fosfato mais facilmente disponíveis.
  • As minhocas podem ainda ser classificadas como  detrivoras,  organismos que se alimentam de plantas ou animais em decomposição junto com fezes.

Vários  insetos,  como moscas, escaravelhos, larvas e formigas, ajudam a quebrar os organismos vivos. Existem vários grupos principais de insetos em decomposição.

  • Aqueles insetos que se alimentam de tecidos vegetais mortos ou em decomposição.
  • Insetos que se alimentam de animais mortos.
  • Artrópodes como o escaravelho, que se alimentam de excrementos de outros animais.
Animais Decompositores
Animais Decompositores

Função dos Detritívoros

Detritívoros e decompositores contribuem para a decomposição de todo o material morto e em decomposição em qualquer ecossistema. Dessa forma, eles desempenham um papel importante na ciclagem de nutrientes e são uma parte essencial da maioria dos ciclos biogeoquímicos, como o ciclo do carbono, o ciclo do nitrogênio e o ciclo do fósforo. Detritívoros se alimentam de material de produtores primários, herbívoros e carnívoros, e, portanto, estão presentes em todos os níveis tróficos de um ecossistema. Além de consumir energia de outros organismos, os detritívoros são geralmente consumidos por consumidores secundários e, portanto, são um componente integrante do ciclo de energia do ecossistema.

Conclusão

Todos os tipos de decompositores são fungos, vermes, bactérias, caracóis e lesmas. Os decompositores obtêm os nutrientes de que precisam comendo materiais mortos e em decomposição. Esses organismos mantêm os ecossistemas saudáveis, garantindo que as plantas obtenham os nutrientes de que precisam para sobreviver. Alguns decompositores são classificados como catadores. Os catadores comem plantas e animais mortos, quebrando o material morto em pedaços menores enquanto comem. Quando os catadores acabam de comer, outros decompositores se alimentam do que resta do organismo morto. Amêijoas, minhocas e camarões de água doce são todos classificados como catadores. Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Que tal compartilhar com aquele seu amigo ou deixar um comentário abaixo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *