Home / Curiosidades / O Que Causa a Picada De Uma Centopeia?

O Que Causa a Picada De Uma Centopeia?

Verão é sinônimo de muitos insetos. Alguns bichinhos que nós nem lembramos durante as temperaturas mais frias surgem em grande quantidade no calor, trazendo algumas dúvidas: Afinal, quais os perigos que eles podem representar? A centopeia surge quando o termômetro sobe. Você pode conhecê-la também como lacraia, é o mesmo animal.  As centopeias podem causar picadas dolorosas, mas a maioria é pequena e raramente pica seres humanos. Eles vivem em lugares úmidos e caçam presas à noite. As centopeias são consideradas benéficas porque ajudam a controlar pragas domésticas, como baratas, peixes prateados e formigas. Mas, apesar desses dados positivos e da aparência inofensiva, algumas centopeias podem ser venenosas, e causar muito prejuízo. Entenda:

A menção de centopeias faz com que os pelos da sua nuca se arrepiem? O que poderia ser bom nessas criaturas semelhantes a cobras que correm em ondas de pernas minúsculas? Qualquer coisa tão assustadora deve ser venenosa, certo? Felizmente, a resposta para esta pergunta é “não”. Embora todas as centopeias possam causar picadas dolorosas, geralmente não picam as pessoas.  Suas presas preferidas incluem pragas domésticas, como baratas, aranhas, peixes prateados e formigas. As centopeias são geralmente criaturas benéficas e, geralmente, não merecem sua reputação assustadora. Porém, para toda regra há uma exceção, e existem sim, casos de reações por picadas de centopeias.

Centopeia
Centopeia

Picada de centopeia em humanos

As centopeias são carnívoras e venenosas. Eles picam e comem suas presas, que normalmente consistem em insetos e vermes. Eles não são agressivas com os seres humanos, mas podem mordê-lo se você as provocar.

As picadas de centopeia podem ser muito dolorosas para as pessoas. Quanto maior for a centopeia, mais dolorosa pode ser a mordida. Todas as centopeias usam veneno para matar suas presas. As picadas de centopeia raramente causam complicações à saúde em humanos e geralmente não são perigosas ou fatais.

No entanto, algumas centopeias têm veneno que produz uma variedade de toxinas, incluindo substâncias químicas como histamina, serotonina e toxina-S cardio-depressiva. Embora seja raro as picadas de centopeia terem efeitos sistêmicos, é importante saber que essas toxinas podem causar reações alérgicas potencialmente graves em pessoas com alergia a picadas de abelha e vespa, além de efeitos neurológicos cardiovasculares significativos.

Como são as centopeias?

Centopeias podem variar em tamanho de menos de 1 polegada a 7 polegadas de comprimento. As centopeias podem ter até 15 pares de pernas ou 177. As centopeias sempre têm um número ímpar de pernas.

As centopeias preferem lugares escuros e úmidos e climas úmidos, embora possam sobreviver em desertos e outras áreas secas. Eles podem ser encontrados praticamente em todo o mundo.

Seus habitats incluem:

  • porões
  • drenos de chão
  • blocos de cimento
  • espaços de rastreamento
  • florestas
  • jardins

Eles podem ser encontrados sob troncos apodrecidos ou rochas e em vasos de plantas. Eles também podem ser encontrados debaixo d’água e em cavernas, milhares de metros abaixo do solo.

Centopeia Habitat
Centopeia Habitat

Centopeias podem variar em tamanho de menos de 1 polegada a 7 polegadas de comprimento. As centopeias podem ter até 15 pares de pernas ou 177. As centopeias sempre têm um número ímpar de pernas.

As centopeias preferem lugares escuros e úmidos e climas úmidos, embora possam sobreviver em desertos e outras áreas secas. Eles podem ser encontrados praticamente em todo o mundo.

Seus habitats incluem:

  • porões
  • drenos de chão
  • blocos de cimento
  • espaços de rastreamento
  • florestas
  • jardins

Eles podem ser encontradas sob troncos apodrecidos ou rochas e em vasos de plantas. Eles também podem ser encontrados debaixo d’água e em cavernas, milhares de metros abaixo do solo.

Como as centopeias mordem ou picam?

As centopeias mordem perfurando a pele com as pernas pontiagudas e com garras localizadas no primeiro segmento do corpo. Eles podem morder se forem pegas grosseiramente. Eles também podem morder se você acidentalmente pisar em um.

Todas as centopeias têm a capacidade de morder, embora algumas espécies menores não sejam fortes o suficiente para perfurar a pele humana.

Quais os sintomas de uma picada de centopeia? 

As picadas de centopeia podem ser identificadas por duas marcas de punção, nas quais injetam o veneno na pele. A área ao redor da picada pode ficar vermelha e inchada.

A quantidade de dor que você sente será determinada pela quantidade de veneno injetado na picada. Centopeias menores oferecem muito pouco veneno. Suas picadas podem ser comparáveis ​​às picadas de abelha em termos de dor. Centopeias maiores podem entregar mais veneno, causando dor intensa.

Centopeia Venenosa Gigante
Centopeia Venenosa Gigante

Dor, vermelhidão e inchaço começam imediatamente após serem mordidos. Esses sintomas podem durar de várias horas a vários dias.

Outros sintomas também podem ocorrer e podem indicar uma reação alérgica grave, incluindo:

  • febre
  • arrepios
  • náusea
  • inchaço extremo no local da picada
  • gânglios linfáticos inchados
  • palpitações cardíacas
  • comichão

O que fazer para me prevenir de uma picada de centopeia?

  • Esteja ciente de que as centopeias são encontradas em quase qualquer lugar do mundo e preferem esconderijos escuros e úmidos. Acenda as luzes antes de se aproximar de tais espaços e proteja suas mãos e pés em particular.
  • Torne a sua casa menos atraente para as centopeias. Melhore a ventilação e limpe a desordem de porões úmidos. Preencha rachaduras e fendas em paredes de blocos e pisos de concreto. Remova as folhas caídas e a vegetação do lado de fora da casa. Assegure-se de que as portas e janelas estejam bem ajustadas e use proteção contra o tempo.
  • Perceba que existe a possibilidade de você ter uma reação alérgica se uma centopeia o picar. Mantenha um antialérgico de sua confiança e preferência por perto, e procure atendimento médico se aparecerem sintomas alérgicos (urticária, tontura, inchaço na boca ou na garganta ou dificuldade em respirar).

Houve pelo menos um incidente registrado de anafilaxia associado a uma picada de centopeia. No entanto, anafilaxia e outras complicações graves são muito raras, mesmo em pessoas picadas pelas maiores variedades de centopeias. Contudo, consulte um médico imediatamente se você suspeitar de uma reação grave através do contanto com uma centopeia. Cada organismo é totalmente particular, por isso, não da para prever totalmente os efeitos e situações. Quanto mais fortes os sintomas, mais emergente é. Não exite em procurar por ajuda médica. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *