Home / Curiosidades / O Polvo se alimenta ou serve de alimento para outros animais?

O Polvo se alimenta ou serve de alimento para outros animais?

Se prepare para conhecer um dos animais marinhos mais fascinantes.

Considerado por muitos o rei dos mares pela cor azul de seu sangue e sua capacidade incrível de mudar de cor, o polvo é cientificamente conhecido como Octopus vulgaris. São animais presentes nas profundezas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, ou seja, trata-se de uma espécie com distribuição a nível mundial.

São altamente inteligentes que disparam jatos de tintas quando se sentem ameaçados. Além disso, são ótimos mímicos, pois algumas espécies conseguem imitar até 15 animais diferentes.

Taxonomia

São animais pertencentes ao filo Mollusca e classe Cefalopoda. Existem cerca de 700 espécies na ordem Octopus. O termo cefalópode serve para caracterizar que os pés desse animal são fundidos na cabeça, mas os polvos não possuem pés, mas tentáculos.

  • Classe: Cefalópodes
  • Ordem: Octópodos
  • Família: Octopodídeos
Polvo
Polvo

Características

O nome “polvo” é definido por “muitos pés”, ou seja, os polvos são animais invertebrados e marinhos que apresentam 8 braços, 2 olhos e 3 corações. Em seus braços eles exibem diversas ventosas, sendo que estas são fortes e adaptadas para capturar suas presas.

Seus olhos são bastante sensíveis, no entanto, sua eficiência visual possui variância de uma espécie para outra. Dentre os 3 corações existe um principal e dois auxiliares. O principal bombeia o sangue por todo o seu corpo, e os 2 secundários mandam sangue para as guelras.

Por serem animais invertebrados, os polvos não possuem esqueleto ou espinha dorsal. Possui na região ventral, um bico parecido à de um papagaio, sendo ele é bem duro para facilitar na hora de ingerir os alimentos. Ao contrário de seu bico, o corpo do polvo é bastante mole.

Alimentação

Durante toda sua vida os polvos são carnívoros, sendo a base de sua alimentação os crustáceos, tais como caranguejos, peixes, camarões e outros moluscos. A busca por alimento ocorre geralmente durante a noite, porém, existem algumas espécies que se alimentam pela manhã e tarde, ou seja, espécies diurnas.

O polvo se alimenta ou serve de alimento para outros animais?

Apesar de ser um excelente caçador, o polvo também pode ser caçado, e seu pior predador é a moreia.

No momento que está sendo predado ou observa que está em perigo, o polvo absorve uma boa quantidade de água e a libera do seu corpo por uma estrutura cilíndrica denominada “sifão”. Esse mecanismo lhe deixa desviar de seu predador em alta velocidade.

Outro mecanismo utilizado pelos polvos é a liberação de uma tinta preta, que após emitida juntamente com a água pelo sifão e forma uma espécie de nuvem, impedindo a visão dos predadores.

A tinta liberada por determinadas espécies de polvo resulta na paralisação do inimigo. É composta por uma substância chamada melanina, mesma substância que compõe as cores dos cabelos e pele dos seres humanos. Pelo fato de possuir uma coloração escura, os predadores ficam sem enxergar, sentir e cheirar no decorrer de alguns minutos, pois a tinta expressa um cheiro forte que chega a conturbar o olfato.

Outro mecanismo possuído pelos polvos é a independência que tem nos braços, pois conseguem se locomover mais facilmente e prender melhor sua presa durante a alimentação.

Por fim, há a camuflagem. Em sua epiderme existem células especializadas chamadas de cromatóforos. São células que armazenam pigmentos com uma variedade de cores, incluindo: preto, amarelo, marrom e laranja. Por meio dessas células, os polvos conseguem se camuflar em rochas, no solo do fundo do mar e corais.

Reprodução

O canibalismo é um ato bastante corriqueiro dentre algumas espécies de polvo. Sendo assim, durante a reprodução, é necessário que a fêmea libere o feromônio sexual para encantar o companheiro, mas que o evita de atacá-la. A reprodução dos polvos ocorre de maneira sexuada.

O ritual do acasalamento dura cerca de algumas horas ou até mesmo alguns dias. Quando acaba, o companheiro macho insere seus espermatóforos (similar aos espermatozoides) dentro da fêmea, com o auxílio de um dos seus braços. Esse tentáculo é adaptado especificamente para esse momento, e sua extremidade possui um contorno semelhante a uma colher. Logo após a cópula, o indivíduo macho vem a óbito.

A fêmea coloca os ovos entre frestas que existem nas pedras. Depois de liberar os ovos, a fêmea fica com eles durante o momento de incubação para que possa os proteger de predadores. Com esse excesso de proteção, a fêmea acaba por não se alimentar e vem a óbito depois do nascimento de seus filhotes, por falta de nutrientes e cansaço.

Curiosidades

O polvo é considerado o animal mais inteligente entre os invertebrados. Eles conseguem abrir frascos, caixas e até mesmo apertar parafusos.

Existe uma espécie conhecida como polvo-mímico; ela habita as águas da Indonésia e pode imitar até 15 animais diferentes, como a serpente marinha e o peixe-leão.

O polvo possui um mecanismo incrível para fugir dos predadores! Eles simplesmente conseguem se regenerar. Então, quando estão em perigo, o polvo libera os braços do restante do seu corpo, facilitando sua fuga, substituindo-o quando está novamente em segurança.

No desenho Bob Esponja, o personagem Lula Molusco não é realmente uma lula, mas sim um polvo. Uma das diferenças entre um polvo e uma lula é o formato de seu corpo. A lula é mais cilíndrica e o polvo, mais arredondado.

São animais daltônicos, possuindo uma certa dificuldade para enxergar objetos nas cores vermelhas, verdes e azuis.

Polvo
Polvo

Possui mais neurônios que um rato, mas se iguala a quantidade do cachorro.

São animais que não possuem estrutura óssea, e que usa de sua musculatura para se locomover.

A carne do polvo é rica em ômega 3 e, quando consumida, ajudam a prevenir contra possíveis problemas de coração, tais como infartos e hipertensão. Possui vitamina B12 e gordura em pequenas quantidades.

Durante vários anos, as tintas em nanquim ou tinta da China eram obtidas a partir da tinta liberada pelo polvo.

Um comentário

  1. Serve de alimento para o bicho homem em seus pratos gourmetizados. Em Portugal, filhotes q mal chegam a idade reprodutiva são pescados ilegalmente…

    As pessoas acham que polvo são fabricados no restaurante, ja nasceram no supermercado, banca da praia…
    Uma pena estes animais não serem preservados como devem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *