Os invertebrados são aqueles animais que não apresentam coluna vertebral e vértebras, tendo, portanto, um corpo sem um esqueleto interno que o sustenta. Agrupar todos os invertebrados em um único grupo é uma tarefa particularmente difícil, já que os animais sem coluna vertebral representam aproximadamente 90% de todas as espécies animais da Terra. Não é possível precisar quantas espécies de invertebrados existem no nosso planeta, de forma que o número total de espécies pode estar entre cinco e 30 milhões.
Considerando o alto número de espécies, os invertebrados constituem o grupo mais diversificado e abundante de animais e, todos os anos, mais de dez mil novas espécies de invertebrados são descritas. Os invertebrados variam em tamanho, morfologia, fisiologia, ecologia, hábitos alimentares e na capacidade de habitar determinados ambientes.
Diversidade e Grupos de Invertebrados
Os invertebrados estão divididos em variados filos com seus representantes que compartilham características em comum. Os filos incluem Porifera (esponjas do mar), Cnidaria (águas-vivas, corais, anêmonas), Ctenophora (carambolas-do-mar), Platyhelminthes (turbelários, tênias, planárias), Nematoda (lombrigas), Blastocoelomates (rotíferas), Annelida (minhocas, poliquetos), Arthropoda e suas classes (insetos, crustáceos, miriápodes, quelicerados), Mollusca (lesmas, caracóis, polvos, lulas), Echinodermata (ouriços-do-mar, estrelas-do-mar), dentre outros grupos menores.
Diante de toda essa diversidade, conheça a seguir alguns nomes de invertebrados, de A a Z!
Aranha-marrom
A aranha-marrom corresponde a um grupo de aranhas acastanhadas e com veneno com ação necrosante. Pertencem ao gênero Loxosceles e suas mordidas podem ser leves a graves e ocasionalmente fatais.

Bolacha-do-mar
A bolacha-do-mar é um equinodermo. Corresponde a um grupo de animais pertencentes à ordem Clypeasteroida e são marinhos, com corpo em formato de disco e achatado.

Carambola-do-mar
As carambolas-do-mar correspondem a um grupo de animais que formam o filo Ctenophora. São marinhos e com aparência de água-viva. Produzem bioluminescência por meio do batimento de cílios presentes em pentes.

Dipluro
Os dipluros compreendem uma ordem de insetos de tamanho pequeno com peças bucais do tipo mastigadoras. São animais de cor branca e sem olhos.

Efemérida
As efeméridas correspondem a uma ordem de insetos, Ephemeroptera, e são animais aquáticos. Recebem essa denominação devido à sua vida adulta efêmera, com duração de 24 horas.

Formiga
As formigas correspondem a uma família de insetos, Formicidae. É um grupo cosmopolita e existem mais 13500 espécies de formigas. Muitas espécies de formigas são sociais, vivendo em sociedades de castas e divisão de tarefas.

Guaiamum
O guaiamum é um caranguejo pertencente à espécie Cardisoma guanhumi. É uma espécie semi-terrestre, habitante de ambientes de manguezais com coloração que varia de azul a violeta. Faz parte da culinária de muitas regiões do nordeste.

Hidra
A Hidra é um grupo de cnidários em forma de pólipo pertencentes ao gênero Hydra. São animais exclusivos de ambientes de água doce, apresentam tamanho diminuto e são majoritariamente sésseis, vivendo presas à vegetação.

Irapuã
A irapuã é uma espécie de abelha, Trigona spinipes, e é endêmica do Brasil. É um animal com asas e corpo escuro e não apresenta ferrão. Com corpo envolto por resinas vegetais, tem o costume de se enroscar em pelos e cabelos.

Joaninha
Joaninhas são besouros pertencentes à família Coccinellidae. Apresentam corpo redondo e colorido, normalmente de tonalidade vermelha e manchas pretas. São espécies importantes como controles biológicos de pragas agrícolas.

Kinorhyncha
Os Kinorhyncha, ou quinorrincos, correspondem a grupo de animais que formam o filo Kinorhyncha. São animais marinhos, pequenos e com corpo segmentado. Possui uma boca rodeada por estiletes orais cuticulares.

Lagosta-sapateira
A lagosta-sapateira é um crustáceo pertencente à família Scyllaridae e à espécie Scyllarides deceptor. É uma espécie marinha de profundidade. Apresenta importância como fauna acompanhante em desembarques pesqueiros.

Minhoca
A minhoca corresponde a um grupo de animais do filo Annelida que forma a ordem Haplotaxida, dentro da classe Oligoqueta. É um grupo muito diverso, com mais de 8000 espécies habitantes de solos úmidos ao redor do mundo.

Nudibrânquio
Os nudibrânquios representam a subordem Nudibranchia, um grupo de moluscos gastrópodes popularmente conhecidos pela riqueza de cores que possuem. São animais marinhos que apresentam as brânquias desprotegidas.

Opilião
Os opiliões compreendem a ordem Opiliones, um grupo de aracnídeos muito diverso, com mais de oito mil espécies descritas. Apresentam uma fusão entre o cefalotórax e abdômen, característica marcante das espécies. São animais inofensivos aos humanos.

Planária
As planárias são platelmintos, vermes de corpo achatados, pertencentes à classe Turbellaria. Esses animais são de vida livre e apresentam uma extraordinária capacidade de regeneração.

Quíton
Os quítons são moluscos que formam a classe Polyplacophora. São animais exclusivamente marinhos e caracterizados pela presença de uma concha dorsal com oito valvas. A maioria das espécies vive em águas rasas.

Rotífero
Os rotíferos são animais microscópicos que formam o filo Rotifera. São aquáticos, de vida livre e existem mais de 1700 espécies. São caracterizados pela presença de uma coroa de cílios rotante na boca que captura partículas de alimento.

Siri
Os siris são caranguejos que formam a classe Portunidae. É uma família cosmopolita e caracterizada pela modificação do último par de pereópodos em nadadeiras. Muitas espécies apresentam importância econômica como parte da culinária.

Tamburutaca
As tamburutacas são crustáceos que formam a ordem Stomatopoda. É um grupo com cerca de 400 espécies descritas caracterizadas pela morfologia diferenciada do segundo par de apêndices locomotores. São animais com complexo sistema de visão.

Urso-d’água
Os ursos-d’água constituem o filo Tartigrada, um grupo de animais microscópios e extremamente resistentes. São capazes de sobreviver a temperaturas extremas, do zero absoluto até mais de 150 graus Celsius.

Vespa-marinha
A vespa-marinha é um cnidário pertencente à espécie Chironex fleckeri e à classe Cubozoa. Apresenta corpo em forma de sino e a espécie é um dos animais mais mortíferos do mundo, já tendo causado a morte de mais de 60 pessoas no último século.

Weta
Os wetas correspondem a um grupo de cerca de 70 espécies de insetos endêmicos da Nova Zelândia. São animais semelhantes a grilos, são gigantes, podendo ultrapassar os 10 cm de comprimento.

Xifosuro
Os xifosuros são artrópodes que constituem a ordem Xiphosura, composta por cinco espécies. Apresentam uma carapaça arqueada com a forma de ferradura, sendo também por isso denominados caranguejos-ferradura, embora não sejam crustáceos.

Yoldia
Yoldia corresponde a um gênero de moluscos bivalves pertencentes à família Yoldiidae. São animais marinhos.

Zoráptero
Os zorápteros correspondem a uma ordem de insetos com 40 espécies distribuídas em dois gêneros. São animais pequenos, não passando dos três milímetros de comprimento e são encontrados sob cascas de árvores.
