Home / Curiosidades / Minha Tartaruga Morreu: O Que Devo Fazer?

Minha Tartaruga Morreu: O Que Devo Fazer?

Apesar de criação de animais ser algo comum dentro de casa, nem sempre estamos preparados para certas ocasiões. Por exemplo, reparou que sua tartaruga está dentro do caso, imóvel, parecendo morta? Apesar de ser uma situação desesperadora, pode não ser o que você está pensando. Na verdade, pode ser que ela esteja apenas hibernando e não morta, e você pode estar se preocupando a toa. Se isto está acontecendo com o seu bichinho, nós vamos te ensinar a diferenciar um estado do outro, assim você saberá o que fazer quando isso acontecer. 

Sobre a hibernação 

Primeiro de tudo, vamos saber mais sobre esse processo usado por muitas espécies. A hibernação é uma estratégia usada por muitos animais com o objetivo de se manter a salvo durante os meses mais frios na natureza. E por mais que o seu pet não esteja vivendo neste local, ele pode usar esse truque para se manter aquecido em temperaturas baixas. Por não saber que o quelônio utiliza dessa habilidade, alguns donos podem achar que o seu bicho morreu. E é por isso que vamos ensinar a como identificar entre um e outro.

Tartaruga Hibernando
Tartaruga Hibernando

Hibernação ou morte? 

Apesar da tartaruga poder adotar essa atitude, seja ela aquática ou terrestre, não é algo muito comum entre elas. Isso porque ela nunca estão num nível de temperatura que a force a fazer isso. Na verdade, é mais comum que ele entre num tipo de semi hibernação, estado em que deixa de comer e se move com menos frequência, especialmente em ambiente abaixo dos 15 graus. 

Se isto estiver acontecendo, fique atento, pois nem sempre o animal se alimenta o suficiente nos meses de calor para suportar esse período com menos comida. Se este for o caso, ele pode adoecer e acabar morrendo, eventualmente. 

Como evitar a hibernação

Se você não quer que o seu bichinho entre em estação de hibernação ou semi hibernação é necessário ficar atento ao ambiente do seu animal. É importante proporcionar uma boa iluminação para ele, assim como um clima estável. Você pode usar um termostato para te ajudar nesta tarefa. 

Controle a temperatura da água para que ela fique sempre em torno de 26 graus. É importante não deixar que esta passe dos 3°c acima do clima ambiente. Caso utilize um aquaterrário simples, você pode utilizar de um candeeiro com uma lâmpada do tipo UV para direcioná-lo. 

Caso tenha comprado agora sua tartaruga ou ela ficou doente recentemente, não deixe que ele entre neste estado. Isso porque ela não está em condições físicas para tal feito. O bicho só pode fazer isso após completar um ano de idade. 

Testando sua tartaruga  

Um forma bem fácil de saber se sua Tartaruga está hibernando ou se morreu – infelizmente – é tocá-la. Mesmo ela estando dentro do casco, se ela estiver saudável e viva, irá se mexer. Mesmo que minimamente. 

No caso das aquáticas, elas costumam ir para o fundo do aquário quando estão nesse estado e ficam por lá até o inverno acabar. Se esta for a situação do seu bicho, basta observar as bolinhas de ar que se formam em seu nariz, esse é o sinal de que o indivíduo está vivo. E se mesmo assim estiver na dúvida ou não tiver certeza de que ela está bem, leve-a ao veterinário. 

Não se precipite, o fato do bicho estar mais quieto não quiser que ele está prestes a morrer, às vezes realmente poder ser só a hibernação. De qualquer forma, procure um profissional para ter certeza e tirar eventuais dúvidas sobre a saúde do animal, entre outras coisas.

Como saber se a tartaruga está doente? 

Quanto ao seu estado de saúde, basta observar alguns sinais para saber se ela está doente ou não. 

Se ela apresentar tosse ou espirro, olhos inchados, mudança de apetite e comportamento e diarréia, este são os sinais de que você precisa levá-la num especialista.  

Doenças comuns nas tartarugas 

Infecção respiratória: existem algumas mazelas comuns que atingem esse animal, como é o caso da infecção respiratória. Isso pode ser causado por mudanças repentinas no clima, que são provocadas por um mau ajuste na temperatura da água ou por correntes de ar. Ambos podem fazem o pet contrair uma doença respiratória, como acontece com os seres humanos. Neste caso, observe os seguintes sintomas: secreções nasais, respiração com a boca aberta, perda de apetite e letargia. 

Para evitar tais doenças fique atento a água do aquário do indivíduo, mantendo sempre a temperatura estável, isso irá reforçar o seu sistema imunológico. Caso ele não melhore dentro de alguns dias, leve-o ao veterinário, pois a doença pode evoluir para uma pneumonia. 

Constipação e diarréia: ambos transtornos intestinais são causados por uma má alimentação. A  constipação quer dizer que a dieta da tartaruga está com falta de fibra. Mas ele também pode ocorrer se o local onde ela vive é muito pequeno. 

No caso da diarréia está aparece por causa da alimentação em excesso, como o consumo muito grande de frutas, verduras ou de alguma comida em mau estado. 

Para curar a prisão de ventre, faça correções na dieta do seu pet. Você também pode recorrer a um banho de água morna, cobrindo a parte de baixo do seu casco. 

No caso da diarréia, para prevenir tal problema, mantenha sempre a água do aquário limpa e cuide da higiene da criatura. Diminua também a quantidade de líquido na alimentação até que a situação volte ao normal. 

Problemas nos olhos: as tartarugas são propensas a doenças oculares. Estás podem ser facilmente identificáveis, se perceber que o animal está de olhos fechados ou inchados, além da falta de apetite, quer dizer que algo está errado. A causa mais comum dessa mazela é a falta de vitamina A ou por causa da água suja. O melhor tratamento é lavar o olhos do animal com soro fisiológico, duas vezes ao dia. Caso os sintomas não melhorem, leve o bicho até o veterinário, talvez seja necessário o uso de antibióticos ou um complemento nutricional que regularize a quantidade de vitamina A. 

Um comentário

  1. O meu cágado tigre d’água não se mexe à três dias e também não reage quando a tocamos, mas no entanto, na cabeça e pescoço aparenta ter cor avermelhada. Alguém sabe o que isso significa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *