Home / Curiosidades / Lulu da Pomerânia Para Adotar ou Comprar

Lulu da Pomerânia Para Adotar ou Comprar

  • Outros nomes: Pomeranian, Pom, Spitz Alemão, Zwergspitz e Spitz Anão
  • Peso: 1-3 kg
  • Altura: 15-17,5 cm
  • Expectativa de vida: 12-16 anos
  • Origem: Polônia
Lulu da Pomerânia Para Adotar
Lulu da Pomerânia Para Adotar

Histórico

O Lulu da Pomerânia é um descendente ilustre do cão dos pântanos (Canis familiaris palustris), originário de um período de aproximadamente 6.000 anos atrás. Na Alemanha era conhecido como Spitz por volta do ano 1700 d.C., e foi uma raça presente em toda a Europa, de maneira geral.

Os Pomerânias descendem da província Pomerânia, que dá origem ao seu nome. Ele pertence ao mesmo clã de raças antingas de Spitz dos países europeus do Norte. Seus descendentes mais próximos são o Cão Esquiimo Americano, o Schipperke, o Elkhound Norueguês , o Spitz Alemão, o Samoieda e os demais Spitzs.

Ele é pequeno no tamanho, mas grandioso na elegância e no porte, razões para conquistar o coração da rainha Victoria da Inglaterra. Ela proporcionou fama e popularidade a esta raça, e além de tutora, também contribuiu como criadora e expositora.

Temperamento

O Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão) é esperto, adora brincar, está sempre atento e é extremamente devotado ao seu tutor. É desconfiado com pessoas estranhas e não costuma interagir a princípio, latindo muito na presença de visitas, necessitando de tempo para se adaptar às pessoas de fora. Dócil por natureza, pode ser socializado de maneira simples com animais de outras espécies, no entanto, se mostra bastante desconfiado e receoso em relação a cães e pessoas desconhecidas. Apesar de seu pequeno porte, sua desconfiança com estranhos e espírito protetor fazem dele um cão de guarda ideal.

O Lulu da Pomerânia  é muito ativo em casa e possui um moderado nível de atividade, necessitando de duas ou três caminhadas curtas diárias. São uma boa escolha para moradores de apartamento e as pessoas sem um quintal cercado.

Possuem muita esperteza e precisam ser estimulados intelectualmente.  Adoram aprender coisas novas e gostam de ser o centro das atenções. Ensinar truques é uma maneira perfeita de se relacionar com eles.

Eles gostam de brincar e se entediam com facilidade, por isso ofereça brinquedos que possam ser revezados com frequência para que seja sempre algo novo. Eles gostam especialmente dos brinquedos desafiadores.

Pelagem

O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pelo externo é longo, reto e separado e o subpelo é curto, grosso e lanoso.  Apresenta uma grande variedade de tons que variam do branco ao preto, assim como marrom, dourado, cinza lobo, laranja e outras cores.

O rosto do Lulu tem o pelo é curto, com densidade alta, e por este motivo é comum que seus donos prefiram fazer a tosa ao invés de manter os pelos compridos.

Lulu da Pomerânia Para Adotar
Lulu da Pomerânia Para Adotar

Saúde e cuidados para adoção

A saúde do Lulu da Pomerânia é considerada muito boa. Possui um sistema imunológico forte e raramente fica doente, um dos motivos para sua longa expectativa de vida. Geralmente eles vivem entre 12 e 15 anos, mas se forem bem cuidados, podem chegar aos 17 ou 18 anos.

Apesar de pequeninos, os Lulus da Pomerânia são cães muito ativos e adoram fazer caminhadas longas. Mas, os muito pequenos, da raça mini, demandam cuidado extra, já que são frágeis e podem se cansar com mais facilidade. Como resultado, luxações são comuns na raça, especialmente no seu joelho quando submetido a esforço demasiado ou inadequado. Isso certamente é um dos problemas que pode vir de sua genética.

O banho pode ser semanal ou mensal e devido aos longos pelos, é necessário secar bem após o banho, para garantir que não cresçam fungos e que o cachorro não tenha dermatites.

Cerca de duas vezes por semana, os pelos devem ser escovados até a pele para distribuir adequadamente o óleo natural e garantir o brilho e  beleza natural da sua pelagem.

Outras necessidades incluem higiene bucal e cuidados com as unhas, pois são propensos a problemas dentários. Uma boa rotina é escovar os dentes pelo menos uma vez por semana e manter as unhas aparadas.

Predisposição à Doenças: Alergia, epilepsia,  problemas nos olhos.

Filhotes

Os filhotes são muito ativos e precisam de cuidados especiais para não desenvolver problemas nas articulações. Pulos de locais altos, saltos, subir e descer de escadas devem ser evitados nos primeiros anos de vida.

São cães muito inteligentes, de vontade própria e um pouco teimosos, por isso necessitam aprender que existe um líder.

O Lulu é perfeito como animal de estimação para a família por ser afetuoso e companheiro, mas é importante que as crianças sejam mais velhas, pois devido a seu porte pequeno e frágil, as crianças menores podem não ter o devido cuidado, podendo causar ferimentos em ambos.

É importante oferecer ossinhos ou outros brinquedos para que eles mordam e estimulem os dentes para que você não tenha outros objetos da casa mordidos! E para aquelas visitas de pessoas que ele ainda desconhece, tente minimizar fazendo passeios regulares onde ele tenha acesso a outras pessoas e cães. Desta maneira, você socializa seu Lulu para que você não passe vergonha com as visitas!

O Lulu da Pomerânia é muito inteligente e em breve espaço de tempo está latindo para pedir o que quer, seja atenção, comida, água ou para fazer suas necessidades. Ele late insistentemente, o que pode ser um problema para os vizinhos, especialmente se você mora em apartamento. Adestrar seu cãozinho pode ser uma boa saída.

Alimentação

A ração deve ser de boa qualidade e de preferência específica para a raça. O filhote comerá de acordo com a quantidade de energia que gastou durante o dia e a quantidade deve ser aumentada gradativamente enquanto cresce, chegando ao ideal para o seu porte em torno de 260 a 320 gramas por dia, quando adulto.

Preço

O  valor de um filhote pode variar consideravelmente, dependendo da região, procedência  e o local da aquisição, podendo variar de  R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00.

A melhor opção é adquirir de canis especializados na criação da raça, o que garantirá um filhote de qualidade, além de já vir devidamente vacinado e vermifugado.

Lulu da Pomerânia para adoção

É muito difícil encontrar um cachorro filhote de raça pura para adoção, portanto os do tipo mestiços serão mais fáceis de encontrar. Outra opção é adotar um cão adulto de um tutor que não pode mais ficar com seu companheiro e queira doar para outra pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *