Home / Curiosidades / Louva-a-deus Morde? Ele é Venenoso?

Louva-a-deus Morde? Ele é Venenoso?

Se você já fez alguma jardinagem ou passeio pela floresta, há uma boa chance de encontrar um louva-a-deus antes. Escondidos entre as folhas e caules, esses mestres do disfarce são alguns dos insetos mais impressionantes e únicos do planeta. Seu nome incomum é o resultado de sua postura e do uso de suas patas dianteiras, mas com sua reputação de caçadores cruéis, algumas pessoas que se deparam com eles na natureza acabam fazendo uma oração própria! O louva-a-deus é absolutamente inofensivo para os seres humanos, embora possa causar uma mordida desagradável se provocado. Por uma questão de fato, mantises fazem animais de estimação bastante populares. Eles são os animais de estimação mais famosos do mundo dos insetos. Em alguns países, louva-a- deus são reverenciados principalmente por sua postura de oração. As pessoas do sul da África provavelmente dão aos louvores o status de deus.

O louva-a-deus é perigoso para os seres humanos?

O louva-a-deus pode ser fatal para gafanhotos, grilos, aranhas ou até beija-flores, mas eles não representam nenhuma ameaça para os seres humanos. Louva-a-deus pode morder você, o que pode causar um pouco de dor. Eles mordem principalmente quando você os manipula mal; caso contrário, o louva-a-deus não vê os seres humanos como uma ameaça em potencial. Você pode criar louva-a-deus em cativeiro, mas precisa criá-los, pois os louva-a-deus mal vivem mais de um ano. Muitas pessoas em todo o mundo criam louva-a-deus em cativeiro.

Louva-a-deus
Louva-a-deus 

Um louva-a-deus é venenoso?

Apesar de sua aparência um tanto intimidadora, esses aracnídeos não são realmente venenosos. O louva-a-deus está intimamente relacionado às baratas. As pessoas normalmente pensam que um louva-a-deus é perigoso por causa dos hábitos alimentares e comportamento predatório que ele demonstra contra poucos artrópodes. Por exemplo, o louva-a-deus come seu parceiro após a cópula. O comportamento incomum como esse não é realmente observado em outros insetos.

Um louva-a-deus pode morder?

A alimentação dos nossos queridos louva-a-deus se baseiam basicamente em consumir insetos vivos. Essa espécie nunca se alimenta de insetos que estejam mortos, mesmo com um porte pequeno os louva-a-deus podem comer até um pássaro, lagarto e até mesmo sapos, incrível, não é mesmo? Aos boatos afirmando que os louva-a-deus podem morder seres humanos, poderia até mesmo dizer que se trata de uma mentira, mas infelizmente essas criaturas verdes podem sim morder você. Alguns boatos sugeriram que um louva-a-deus só morderia um humano se confundisse o seu dedo com uma presa, mas cá entre nós sabemos que esses insetos não são tão burros assim.

Lembrando: Louva-a-deus podem morder, mas somente em casos específicos, se sentirem ameaçados, de forma alguma esses insetos irão confundir a sua mão ou qualquer outra parte do seu corpo como uma presa, apesar de serem insetos sabem distinguir suas alimentações.

Eles realmente podem morder um ser humano?

Claramente, um louva-a-deus pode morder sua presa, mas quando se trata de seres humanos, o “senso comum” parece dominar. Em outras palavras, um mantis é capaz de identificar suas fontes alimentares típicas e presas preferidas. Atacar algo muito maior com provocação não faz sentido lógico, e é por isso que as mordidas são tão raras. Os mantises são, portanto, classificados como insetos não agressivos, e a grande maioria das pessoas que manuseia um louva-a-deus nunca sentirá essas mandíbulas afundarem na pele. No entanto, como são caçadores e combatentes tão ferozes, um louva-a-deus é mais do que capaz de revidar e se defender se provocado. Nesse caso, as pernas de raptor e as peças afiadas da boca entram em cena, apesar do enorme diferencial de tamanho.

Essa “provocação” pode ocorrer de várias formas, sem querer, apertando seu espaço em um arbusto ou galho, ou até estendendo um dedo para atrair o inseto para a sua mão. No primeiro caso, você pode receber uma pequena mordida, mas esses insetos não são venenosos e, na maioria dos casos, as peças bucais nem conseguem quebrar sua pele. Neste último caso, o inseto pode prender seu dedo com as pernas espinhosas da frente, mas não será capaz de “prender” com muita eficiência, e as pequenas farpas causam uma quantidade mínima de dor. Mesmo no caso de animais de estimação menores, que podem não ter o bom senso de evitar um louva-a-deus, uma mordida não fará muito mal, embora seja possível que possa haver alguma inflamação ou indigestão se as farpas semelhantes às pernas perfurarem a pele do seu animal de estimação. No caso de uma mordida em você ou em um animal de estimação, você deve simplesmente lavar a ferida e esterilizar. Não há necessidade de ir a um médico ou fazer uma grande confusão, desde que você tenha alguma tolerância à dor.

E se eu for mordido(a), o que devo fazer?

Como um inseto muito astuto, os louva-a-deus sabem distinguir muito bem um dedo de um alimento, afinal de contas a visão dessa incrível criatura verde é excelente. Mas agora que você já sabe a resposta para a grande questão dos louva-a-deus, que é SIM, um louva-a-deus pode morder o seu dedo. Mas o que você deve fazer se isso acontecer? Primeiramente tenha em mente que louva-a-deus não são venenosos, então o primeiro passo é manter a calma e em seguida:

  • Lave as suas mãos com água quente (em uma temperatura que não danifique sua pele);
  • Esfregue sabão em líquido ou barra lavando bem as mãos;
  • Lave as suas mãos com sabão por pelo menos 25 segundos;
  • Depois tire o sabão com a água morna, até que todo o sabão que cobria a sua mão tenha sido removido.

Para evitar futuras mordidas quando estiver próximo de um louva-a-deus use luvas e calças compridas, isso te protegerá não apenas dos louva-a-deus, mas também de diversos outros tipos de insetos. Em conclusão, creio que você compreendeu todas as informações e as suas demais dúvidas relacionadas á uma mordida de um louva-a-deus foram sanadas. E lembre-se: Louva-a-deus não são venenosos, isso se trata apenas de um boato baseado em lendas antigas sobre o “Mantis” – Louva-a-deus, você não deve se preocupar se for mordido por um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *