O protelo (Proteles cristatus), também conhecido como urso-formigueiro e urso-formigueiro-africano é um mamífero de origem africana. Seu nome faz referência aos pelos que crescem em formato de moicano nas costas do bicho. O animal é bem parecido com a hiena-riscada, mas, apesar de terem características físicas parecidas, ambos os bichos se diferem em alguns traços. Por exemplo, o lobo-da-terra tem uma estatura menor, um focinho mais estreito, orelhas pontudas, listras verticais e uma crina longa que fica localizada na linha média do seu pescoço e se estende até suas costas. Aliás, ele faz parte da família das hienas, mas não é do tipo carnívoro como estas.
Tem uma dentição pouco desenvolvida.
Ele mede cerca de 50 centímetros mais 30 centímetros de comprimento de cauda e chega aos 9 quilos. Possui um par de glândulas em sua parte superior que expele um líquido com um odor forte e de cor preta que é usado para marcar seu território, assim como para se comunicar com outros indivíduos da mesma espécie.

Alimentação do lobo-da-terra
O lobo é do tipo insetívoro, ele se alimenta de cupins de diversas espécies, como odontotermes, hodotermes, macrotermes e trinervitermes. Ele pega sua presa com sua língua longa e grudenta.
O indivíduo não costuma comer todo um cupinzeiro de uma vez, apesar de consumir cerca de 300 mil bichos por dia. Ele deixa alguns “sobreviventes” para que eles possam reconstruir a colônia e se reproduzirem, para que ele possa comê-los novamente no futuro.
Também consome ratos e ovos. Em cativeiro come carne fresca, mas não é seu alimento preferido.
Hábitos
Ao contrário da maioria dos insetívoros, o urso-formigueiro-africano não consegue escavar para se alimentar, como o tamanduá ou o porco-formigueiro, por exemplo. Por isso ele tem que esperar que os insetos saiam de sua toca. Isso acontece devido a ausência de garras na criatura.
Em um dia, ele consegue comer mais de 250 mil cupins. Tem hábitos noturnos.
É do tipo solitário, vivendo sozinho ou em pares, nunca em grupo. É fiel a sua parceira.
Não é muito conhecido justamente por só sair a noite e ser do tipo tímido. Durante o inverno, inverte essa costume para economizar energia, que é necessária para regular a sua temperatura quando está em locais abertos.
Reprodução do lobo-da-terra
A fêmea consegue dar luz a cinco filhotes numa única gravidez. O período de cópula costuma acontecer entre o outono e a primavera, mas isso vai depender do habitat do animal.
Durante esse período, os machos procuram por um território, eles também têm o hábito de brigar pelas fêmeas disponíveis.
A gestação dura de 90 a 110 dias durante períodos chuvosos, é quando os cupins estão ativos.

Habitat
Como tem uma alimentação muito específica, consumindo principalmente cupins da espécie hodotermitidae, ele prefere habitar regiões com a presença desses bichos, como planícies secas e matas nativas. Como existem duas espécies diferentes, eles podem ser encontrados em apenas alguns lugares, como na África do Sul e a outra na África Oriental e nordeste. Se estendendo do Sudão, Somália, até o Cabo.
A criatura sempre vai evitar locais montanhosos. Também costuma se proteger nas tocas feitas por outros animais.
Curiosidades
- Por ser parecido com a hiena, cientistas acreditam que eles faziam parte da mesma espécie, mas acabaram se separando lá no começo, há mais de 10 milhões de anos atrás.
- Também conhecido como aardwolf, é a única espécie de sobrevivência da subfamília protelinae.
- Seu nome Proteles tem origem grega e significa “completo na frente”, se referindo ao fato de que o animal tem cinco dedos na pata dianteira – e quatro nas traseiras -. Já cristatus vem do latim e significa ” fornecido com um pente”, fazendo alusão a sua juba.
- Seu moicano se levanta quando está brigando, para dar a impressão de que ele é maior do que realmente é.
- Com a idade, o lobo começa a perder alguns dentes, mas isso nada interfere na sua alimentação.
- Uma dupla de adultos costuma ocupar um território de até 4 metros quadrados.
- Dormem e vivem em tocas subterrâneas.
- Quando um intruso entra em seu território, o invasor é perseguido pelo por cerca de 400 metros ou até a fronteira do local. Mas dificilmente uma luta acontece entre as duas criaturas.

- Apesar de não gostar de viver em grupo, essa situação muda com a escassez de comida. Quando isso acontece, até três pares de lobos-da-terra dividem o mesmo local.
- Ambos os sexos fazem demarcação territorial – os dois têm glândulas anais -. A substância que expelem tem uma cor preta e normalmente ficam localizadas em rochas ou na grama com um comprimento de 5 milímetros. Por dia, ele pode marcar 200 pontos, 60 apenas durante o dia, inclusive próximo dos cupinzeiros onde se alimenta.
- Cada indivíduo pode “morar” em até 10 toucas. Mas usa apenas uma ou duas, ao mesmo tempo.
- Por não serem rápidos, costumam evitar confrontos. Ao invés disso, preferem enganar seus predadores.
- Localiza sua comida pelo som e pelo cheiro.
- A cópula do animal dura de uma a quatro horas e meia.
- Os filhotes nascem vulneráveis, pesando até 350 gramas. Passam as primeiras 8 semanas com os pais, com estes podendo vigiá-los até 6 horas por noite. Eles se tornam independentes aos 4 meses, mas alguns permanecem com a mãe até uma nova ninhada chegar.
- O lobo-da-terra atinge a maturidade sexual por volta dos 2 anos de idade.
- O Frankfurt Zoo teve o lobo-da-terra mais antigo da história. O animal chegou aos 18 anos de idade.
Conservação
Atualmente, o status de conservação pela UICN é de pouco preocupante, com o número da população não tendo diminuído drasticamente nos últimos anos. Porém, os bichos ainda sofrem com a caça pelo homem. Alguns acreditam que ele ataca o gado, mas como já foi falado aqui, a espécie só se alimenta de cupins. Na verdade, o aardwolf tem um papel importante no ecossistema pelo seu tipo de alimentação, já que sua comida favorita pode ser considerada uma praga.
Ele também é abatido devido a sua pele. Costuma ser atacado por cães ou morrem devido aos inseticidas.
Você conhecia o lobo-da-terra? Não esqueça de compartilhar.