Home / Curiosidades / Lista De Animais Silvestres Permitidos Pelo Ibama

Lista De Animais Silvestres Permitidos Pelo Ibama

Animais de estimação sempre trazem um ar diferente para a casa e sem dúvida alguma alegram seus tutores. Quando pensamos em animais de estimação ou pets, não raramente imaginamos cães e gatos, às vezes peixes e aves. Mas apesar de toda a diversidade oferecida por estas espécies há quem prefira apostar na excentricidade e investir em um animal totalmente diferente e fora do comum. Conhecidos como animais exóticos muitos além de pouco conhecidos são animais silvestres e como tal são protegidos por legislação.

No Brasil, o órgão responsável pela criação de animais silvestres é o Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Qualquer pessoa que seja pega criando um animal silvestre sem a devida autorização do Ibama estará infringindo em crime ambiental e poderá responder legalmente por isso.

Mas não se preocupe, aqui reunimos uma pequena lista de animais silvestres, totalmente exóticos que você pode criar em casa com autorização do Ibama, não infringindo desta forma nenhuma lei de proteção ambiental. Está preparada para encontrar o seu novo pet?

Sagui para criação
Sagui para criação

Os Mais Populares E A Cobra De Milho

Entre os animais silvestres mais procurados como animais de estimação estão os répteis e também os mamíferos. Como não poderia ser diferente a nossa primeira escolha é um exemplar de cobra que encanta só de olhar. Estamos falando da cobra de milho ou corn snake.

A corn snake chama atenção de tutores por ser uma cobra extremamente sossegada e podemos até dizer de comportamento dócil. Ainda assim é um animal para quem tem coragem visto que a sua alimentação é composta por vertebrados, como os ratos por exemplo. Mas acaba se alimentando semanalmente, se isso torna as coisas mais fáceis para você.

Tirando o fato da sua peculiar alimentação a sua manutenção é extremamente fácil, o que a torna ainda mais atrativa para algumas pessoas. Suas cores são uma atração a parte, vivas e chamativas.

O custo médio de uma corn snake é de aproximadamente quinhentos reais. Devem ser criadas dentro de terrários com no mínimo noventa litros e o local onde está deve ser mantido entre vinte e cinco e vinte e oito graus celsius. A sua expectativa de vida é de vinte anos.

Vai Uma Iguana Ai?

Outro animal que está em segundo lugar de nossa lista também é um réptil. Estamos falando da iguana. O animal já foi uma verdadeira sensação e o número de tutores é elevado. Para se ter uma ideia da dimensão que a sua criação tomou há alguns anos, atualmente é possível comprar naturalmente e com facilidade rações balanceadas para o animal, o que facilita a sua alimentação para quem está pensando em adquirir um. E se você está de fato pensando em adquirir uma iguana como pet, o valor a ser desembolsado pode chegar oitocentos reais.

Um importante cuidado no que diz respeito a sua criação doméstica é quanto a temperatura. São animais totalmente sensíveis a exposição ao frio e também ao calor. Sua expectativa de vida é de em média doze aos.

Você Disse Teiú?

O terceiro animal da nossa lista também é um réptil. O teiú é um animal que pode chegar a dois metros de comprimento e por isso antes que você cogite adquiri-lo é preciso se certificar se você dispõe de espaço para a sua criação.

Embora não seja a aparência que atrai os tutores deste animal, quando criado desde filhote pode ser muito amoroso e dócil o que com certeza fará o seu coração amolecer.

A sua alimentação pode ser um ponto negativo, visto que é composta por ovos de animais e pequenas espécies como espécies de roedores. Vegetais também podem compor a sua alimentação. O teiú vive em média dezesseis anos.

Sagui É O Único Macaco Permitido

O sagui é o único macaco liberado para criação doméstica em nosso país e é um animal extremamente fofo. Sua alimentação é simples, composta por frutas, insetos, cereais e legumes. Embora seja um animal de porte pequeno devem ser criados em locais com espaço, porque apesar de pequenos são cheios de energia e gostam de explorar o universo a sua volta.

São animais, entretanto, com custo um pouco elevado, podendo chegar a cerca de cinco mil reais um exemplar. Sua expectativa de vida é de em média doze anos.

Jiboia Arco Íris

Se você sempre pensou em ter uma cobra em casa, além da corn snake, a jiboia arco íris, também conhecida como jiboia vermelha é uma ótima opção. É um animal que podemos dizer que é de comportamento tímido e adora ficar sobre troncos, pedras e arbustos. A sua aparência é um atrativo a mais que atrai muitas pessoas. Tem o hábito noturno e sua alimentação se concentra no consumo de anfíbios, lagartos e também de algumas aves. Sua expectativa de vida é de aproximadamente trinta anos.

Os Furões São Boas Opções Para Quem Tem Criança

Se você tem criança e mesmo assim busca por um animal diferente, o furão pode ser uma excelente opção. Estes animais são extremamente dóceis, carinhosos, mansos, brincalhões, divertidos e curiosos podendo desta forma encantar a garotada.

Sua manutenção demanda de mais atenção visto que é preciso cuidado redobrado com a sua saúde. Entretanto, no mais, sua alimentação é simples, composta por ração específica. Podendo viver cerca de oito anos. Seu custo é alto, aproximadamente dois mil reais.

Cuidados Na Hora De Adquirir Um Animal Exótico

Agora que você conhece opções de animais exóticos que você pode criar em casa, separamos aqui algumas dicas. A principal delas diz respeito a origem do animal que você está adquirindo. Certifique-se de adquirir um animal de uma loja credenciada e legalizada pelo Ibama. A melhor forma de fazer isso é entrando em contato e consultando mais informações sobre a loja na qual você está pensando em comprar o seu mais novo mascote.

Outra dica importante é em relação a seriedade de se ter um animal de estimação seja ele exótico ou não. Um animal é uma vida que dependerá de você. Não adote ou compre por motivos torpes ou fúteis. Lembre-se que você será responsável por este animal durante toda a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *