Home / Curiosidades / Lémure – Madagascar, Filme

Lémure – Madagascar, Filme

Quem é fã de animação sabe que as espécies de animais são muito bem representadas nas mesmas em forma de personagens característicos e com o lêmure não é diferente, especialmente no filme Madagascar, com os personagens Julian e Mort.

Se você já foi um dos telespectadores de tal filme, talvez se recorde destes personagens, em que em uma sociedade, Julian é o rei de todos os lêmures e o Mort é uma espécie de servo do rei. Talvez ao se deparar com estes personagens você nem sabia de qual animal se tratava, pois então saiba, é o lêmure. Sua diversidade é representada com diferentes espécies, no caso destes dois personagens por exemplo, podemos reconhecer um lêmure da cauda anelada no Julian e um lêmure rato pigmeu no Mort e como você bem percebeu pelo tema do texto, são estas espécies de lêmures que vamos abordar mais especificamente.

Quem São os Lêmures?

Mais abrangentemente, os lêmures são pertencentes a infla ordem lemuriformes, são mamíferos e primatas, não à toa se parecem com algumas espécies de macacos e parecidos com eles novamente, são arborícolas habitantes somente da ilha de Madagascar, na África do Sul, sendo assim, nada mais justo do que eles serem tão bem representados no filme Madagascar.

Habitam ademais algumas pequenas ilhas envolta da respectiva ilha, como a Comores. O lêmure de cauda anelada, representado pelo personagem rei, o Julian, é a espécie que se diferencia um pouco deste padrão característico arborícola, por habitar áreas com rochas.

Sua nomeação, lêmure, tem significado em latim, que é espírito da noite ou em outras palavras, fantasmas, isto porque algumas espécies são notívagas, são ativos e caçam a sua alimentação durante a noite e descansam durante o dia, mas também há as espécies diurnas, com o comportamento contrário.

Além do seu comportamento, junto com a sua diversidade, sua aparência física se diversifica, entre os que medem de seis a setenta centímetros e dentre os que pesam de trinta gramas a dez quilos, sua cauda também muda de tamanho de acordo com a espécie. Há a informação de que existiam espécies ainda maiores, pesando até duzentos e quarenta quilos, mas que já foram extintas.

Desmatamento E Caça É Igual A?

Inclusive, o assunto extinção é sério para os lêmures, segunda a União Internacional pela Conservação da Natureza, UICN, que como o nome sugere, classifica o estado de conservação das espécies de animais na natureza, o lêmure é o primata mais ameaçado atualmente, mais especificamente, cerca de noventa e cinco porcento das suas espécies estão criticamente ameaçadas de extinção, o que somatiza aproximadamente cerca de cento e onze espécies e cento e cinco subespécies neste estado de conservação.

Para te aproximarmos mais desta realidade, o lêmure esportivo é o mais criticamente ameaçado, com cerca de somente cinquenta indivíduos sobreviventes até então. O que leva o lêmure a este estado de conservação, como o previsto por serem primatas arborícolas, é o desmatamento do seu habitat para a agricultura e o agronegócio, além da construção de empresas voltadas a mineração por exemplo, além da sua caça, por hobby, para a alimentação de sua carne ou para a sua domesticação e comercialização ilegal.

Quando falamos em desmatamento, além do seu comportamento arborícola, também falamos da sua alimentação que depende das árvores, que são a base de folhas, frutos, brotos, néctares, além de outros animais que também dependem deste habitat, como algumas espécies de invertebrados, como os insetos e algumas espécies de pequenos vertebrados, como os pássaros e seus ovos.

Rei Julian ou Lêmure Cauda Anelada

Quanto a sua personalidade, são considerados tranquilos e até sociáveis entre eles, tanto que algumas espécies convivem em grupos de mais de dez indivíduos, como os lêmures personagens do filme Madagascar ou as espécies que representam, pois assim são na vida real também. O lêmure da cauda anelada por exemplo, representado pelo personagem Julian, convive em grupos de até treze indivíduos. O seu nome já diz muito sobre a sua aparência, como o personagem, têm o corpo branco com a cauda longa e anelada em anéis pretos. Cauda esta tão comprida que mede mais que o seu corpo, cerca de sessenta e cinco centímetros. Corpo menor este que mede de quarenta a quarenta e cinco centímetros e pesa de dois a três quilos e meio.

Outra característica peculiar da espécie são seus olhos amarelados ou alaranjados. Pela sua vocalização que remete a de um gato doméstico, ganharam a nomeação científica de  lêmur catta, catta referente ao gato doméstico e lêmur referente ao seu gênero, em que é o único lêmure pertencente. Sua família é a lemurifae, uma das quatro famílias existentes de lêmures.

Servo Mort ou Lêmure Rato Pigmeu

Já o lêmure rato pigmeu, representado pelo servo do rei Julian, o Mort, é nomeado cientificamente como microcebus myoxinus, e é pertencente à família cheirogaleidae. São curiosamente os menores primatas do planeta, não à toa a sua nomeação se refere a rato pelo seu porte, medem somente cerca de quinze centímetros, pesam cerca de trinta e cinco gramas e tem uma longa cauda comparada ao seu corpo, de dez centímetros. Imagina o tamanho de seus filhotes quando se reproduzem, pois bem, medem somente cerca de cinco centímetros e pesam sete gramas. Ainda sobre a sua reprodução, sua gestação dura cerca de dois meses e reproduzem de dois a três filhotes por vez.

Eles atingem a maturidade sexual e a capacidade de se reproduzir ao um ano de idade e tem a expectativa de vida de quinze anos. Quanto a reprodução do lêmure de cauda anelada, é de abril a maio anualmente, curiosamente seu cio dura somente de cinco a seis horas.

Quando se reproduzem, a gestação dura cerca de pouco mais de quatro meses, portanto o parto ocorre de setembro a outubro. Reproduzem normalmente um, no máximo dois filhotes por vez que pesam cerca de setenta gramas. O desmame se dá aos cinco meses de vida. Atingem a maturidade sexual entre os dois ou três anos e tem a expectativa de dezesseis a dezenove anos de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *