Home / Curiosidades / Lêmure Doméstico: Vende No Brasil? Como Comprar?

Lêmure Doméstico: Vende No Brasil? Como Comprar?

Os casos da crueldade humana a animais sempre foi presente desde que o mundo é mundo. Por conta da tecnologia e do acesso à informação, atualmente o número destes casos parecem ter aumentado. É comum olharmos o celular e nos depararmos com notícias e mais notícias de maus tratos por parte de pessoas a animais dia após dia, o que por outro lado é reportado por pessoas que sabem da incapacidade defensiva dos animais diante da capacidade maldosa humana e também sabem o quanto eles precisam de nós para serem protegidos e sobreviverem a esta realidade que sempre nos acompanhou. Estes defensores e protetores são o outro lado da população, de pessoas que os amam.

Lêmure Doméstico
Lêmure Doméstico

A Triste Realidade Dos Lêmures

Eles também estão em casos mais indiretos de crueldade animal, como o desmatamento do habitat e a caça ilegal de algumas espécies, o que já levou muitas a extinção e classificou algumas outras como criticamente ameaçadas.

Atualmente algumas espécies já foram extintas, enquanto quase todas as outras sobreviventes se encontram ameaçadas criticamente de extinção.

Os lêmures são habitantes somente das florestas da ilha de Madagascar, presente na África do Sul e desde que a região começou a ser habitada também por seres humanos, além da sua peculiar diversidade animal, os lêmures vem sendo cada vez mais ameaçados de extinção, como já citamos, seja pelos comuns motivos de desmatamento do seu habitat ou da sua caça ilegal, com o fim da sua comercialização como animal doméstico ou do seu abate e do consumo da sua carne. Estranho pensarmos como diante de tanta diversidade de alimentos na natureza, algumas pessoas prefiram caçar e comer um animal que já se encontra tão ameaçado de extinção.

O Desejo De Domesticação Do Lêmure

Mas diante dos valores de cada um, também está o post de hoje. As pessoas que além de amar os animais, tem o desejo de os ter como animais domésticos, sejam os domesticáveis facilmente ou os selvagens e ai entramos de fato no tema deste post, a domesticação dos lêmures.

O filme em que os lêmures são muito bem representados, que tem o mesmo nome do seu único habitat, Madagascar, ganhou muita popularidade e consequentemente, os lêmures também. É fácil se interessar pelo animal através do filme, o que para algumas pessoas pode ter sido o pontapé inicial do desejo de sua domesticação. Mas vale lembrar que uma animação sempre tira um pouquinho do pé do chão para dar lugar a fantasia, o que queremos dizer é que se você pesquisar um pouquinho mais sobre a realidade dos lêmures, talvez seu desejo dê lugar a racionalidade, afinal e a princípio, como já citamos, criar um animal selvagem não é uma tarefa fácil como criar os mais comuns animais domésticos, como os cães ou os gatos, por exemplo.

Afinal, Qual a Resposta Do Texto?

Mas cheguemos de enrolação e vamos às informações. Diante de tanta extinção e ameaça de extinção dos lêmures, nada mais justo do que além das atitudes proativas independentes das pessoas para reverter, conservar ou não piorar esta situação, o Estado também pode tomar alguma medida e assim foi. Em Madagascar, desde mil novecentos e sessenta e quatro, a caça para a comercialização do lêmure é ilegal, seja dentro ou fora do estado e para que fim for, ou seja, mais detalhadamente, a caça para a exportação ou importação do lêmure para comercialização é ilegal. Sendo assim, já chegamos a resposta do nosso texto. Não, os lêmures não são vendidos no Brasil e em nenhum outro país e portanto não é possível o comprá-lo. Mas se você é uma das pessoas que chegou até aqui com o desejo e a esperança de poder ter um e ficou triste com a resposta, vamos lhe ajudar a olhar o lado bom disto.

Como Seria A Domesticação Do Lêmure

Os lêmures são animais selvagens e como típicos animais, não vão obedecer ao seu ideal doméstico para lhe satisfazer. Para ter uma possibilidade de domesticação mais saudável, teriam que ser lêmures criados em cativeiro e comercializados, o que já bem vimos, não é possível.

Para se ter um animal selvagem ou silvestre, é necessário legalidade do estado tanto de quem cria e vende quanto de quem compra, o que também não é possível com o lêmure, então se você ainda não abriu mão do seu desejo, a sua única possibilidade seria ser um cidadão ilegal e correr o risco de um dia ser pego pelo estado e pagar as consequências, o que te faria além de perder o animal, gastar um bom dinheiro com multas e uma passagem na polícia.

Fora a ilegalidade da venda e compra do lêmure para a sua domesticação, imaginando que ela fosse legal, você enfrentaria mais algumas dificuldades pelo fato deles serem selvagens, como a sua capacidade de transmitir doenças para nós através de suas fezes, como as oriundas das tênias, dos vermes, como a tricuriase, a salmonela, entre outras.

Lêmure em Zoológico
Lêmure em Zoológico

Além do que, pense o quando seria difícil educar um lêmure a fazer as suas necessidades em um lugar específico para amenizar o risco de transmissão de doenças, afinal isto não é da natureza deles como é do gato, por exemplo.

Outra problemática vem do fato de se tornarem mais agressivos após a sua maturidade física, com cerca do mesmo tempo da sua maturidade sexual ou capacidade de se reproduzir, com cerca de dois a três anos de idade.

Entre a reação da sua agressividade está mordidas com seus caninos afiados e sua força que podem machucar feio o corpo humano. Apostamos que somente estas informações já são suficientes para que você reveja o seu desejo de adotar um lêmure, não é mesmo?

Muitos animais tem a aparência fofa e geram este desejo apesar de serem selvagens, mas vale mais uma vez lembrar que a sua casa mais saudável é a própria natureza e não a sua com você, deixemos este papel para os animais mais domésticos mais comuns. A conservação da sua espécie, especialmente a do lêmure por estar tão criticamente ameaçada agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *