Home / Curiosidades / Glutão, O Animal Inspiração do Wolverine

Glutão, O Animal Inspiração do Wolverine

Se perguntarmos se você conhece o glutão ou carcaju, provável que você responda que não. Mas você conhece o Wolverine, certo? Famoso personagem da Marvel e que foi eternizado na pele de Hugh Jackman, ator que interpretou a figura por mais de 10 anos. Mas o que um tem a ver com o outro? Tudo, pelo menos quando falamos da persona saída dos quadrinhos. Acontece que esse X-Men foi inspirado no glutão. E nós vamos saber mais sobre ele – o carcaju – mais abaixo. 

O Gulo Gulo é um mamífero que faz parte da família dos Mustelídeos e da ordem carnívora. Aliás, ele é considerado um carnívoro voraz por avançar em presas maiores que ele mesmo. Além disso, ele também come carniça e animais doentes.

O bicho é o animal oficial do estado do Michigan, nos Estados Unidos. 

Glutão e Wolverine
Glutão e Wolverine

Características do Glutão  

É uma criatura de porte pequeno, mas seu corpo é forte. Detêm pelos em tom de marrom ou preto, que é longo e espesso, ideal para suportar temperaturas frias. 

Os machos costumam atingir os 28 quilos, já as fêmeas têm a metade do tamanho deste e chegar apenas aos 12 kg. Mede em torno de 70 a 110 centímetros de comprimento, isso sem contar a sua cauda, que adiciona mais 20 cm ao seu corpo.

Ele tem a aparência de um urso pequeno com cauda. Exibe focinho e pescoço curto, assim como orelhas curtas e arredondadas.

Outra forte característica do glutão é que ele tem uma força e uma ferocidade que não correspondem com o seu corpo exíguo. Existem registros de que o indivíduo atacou animais muito maiores que ele e saiu vitorioso. Para se ter ideia dos bichos com quem ele luta ou briga por comida, podemos citar o urso preto e o pardo, além do lobo cinzento. 

Habitat 

O glutão é encontrado no hemisfério norte, desde locais mais afastados em florestas boreais e subtropicais até locais com tundra alpina. A maior parte é encontrada ao norte do Canadá e no Alasca, assim como nos países europeus nórdicos, Sibéria e Rússia ocidental. Mas por causa da caça e da redução do seu habitat natural, o indivíduo está extinto em algumas áreas. Porém, o status de preservação da espécie é considerado fora de perigo, e isso se deve porque ele é uma criatura difícil de se encontrar. 

Glutão
Glutão

Comportamento do glutão 

O carcaju é considerado solitário, só se juntando a outros da mesma espécie na época de reprodução. Tem território fixo e o macho pode ocupar uma área de até mil quilômetros de comprimento. Fica em constante movimento, de dia ou à noite, a procura de comida. 

É tímido e não gosta de ter contato com seres humanos. Além de ser corajoso e agressivo com outros animais, como já deu para perceber. 

Alimentação

Apesar de ser onívoro, é comum ver a espécie comendo outros bichos, inclusive aqueles que estão mortos ou doentes. Ele também costuma atacar as armadilhas de caçadores ou as dispensas de cabanas na floresta. Mas sua alimentação muda de acordo com a época do ano. No verão, por exemplo, ele prefere aves e seus ovos, larvas, insetos, pequenos roedores, baga e grãos do tipo oleaginosos. Já no inverno a dieta é composta de carniças, animais com casco e outras presas que conseguir capturar. 

Sua caça constitui de algumas técnica. Uma delas é pegar a presa de surpresa, assim como roubar a comida de outros carnívoros – como raposas -. Ele também costuma mover troncos ou rochas para criar armadilhas, ou seja, a criatura é muito criativa na hora de comer. Devido a isso, é considerado um caçador muito obstinado, e não era para menos, não é. 

Reprodução do glutão 

O indivíduo tem relação poligâmica, podendo formar pares com duas ou três fêmeas, as visitando ocasionalmente durante o ano. O período de reprodução acontece no verão, mas elas mantenham os ovos fertilizados até o inverno. E esta só será bem sucedida se as fêmeas tiveram bastante comida a sua disposição. Depois de sessenta dias, elas dão a luz a três filhotes – normalmente na primavera -, que são visitados pelos pais até sua décima semana de vida. Os bebês se desenvolvem muito rapidamente, com eles chegando a maturidade sexual com um ano de idade.

A expectativa de vida da espécie é de 13 anos. 

Glutão
Glutão

Curiosidades sobre o “Wolverine” 

  • Existentes lendas canadenses, principalmente em Labrador e Quebec, que acreditam que o glutão foi um dos criadores do mundo. Os nativos Innu, também no Canadá, veneram o animal. 
  • Muitas cidades, organizações e equipes usam a figura do carcaju como símbolo, como é o caso da universidade de Michigan. Inclusive, o estado é conhecido como “o glutão”.
  • O nome do indivíduo, em inglês, é realmente Wolverine. 
  • Os criadores do personagem afirmaram que usaram a espécie para criar o Wolverine: um “super-herói” com baixa estatura, feroz e com poderosas garras. Criando, provavelmente, uma das figuras fictícias mais emblemáticas da Marvel, quiçá do universo dos quadrinhos.   
  • Apesar de ser poligâmico, ele terá apenas duas ou três parceiras durante toda a sua vida. Alguns animais chegam a permanecer solteiros pra sempre. Seria essa outra característica adotada no personagem Wolverine? Já que no começo da sua jornada, ele era bem solitário e evitava o contato com outros a todo custo. 
  • Em cativeiro consegue chegar aos 17 anos de idade. 
  • Eles adoram o frio, por isso estão concentrados em áreas frias, como regiões árticas.
  • O nome glutão é usado na França, Alemanha e Espanha, que significa um animal que come muito ou tem uma forma insaciável. Mas os nórdicos usavam uma palavra diferente para denominar o bicho, que na tradução queria dizer um gato da montanha. Já o carcaju ou Wolverine se refere a um pequeno lobo. 
  • Apesar de ser usado como bicho símbolo do Michigan, ele não é comum no estado, tendo aparecido uma única vez por lá, em 2004, sendo o primeiro em 200 anos. 

E aí, gostou de saber mais sobre esse bicho que inspirou a criação do Wolverine? Ele é um animal realmente interessante, não? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *