Home / Curiosidades / Exercícios Sobre Animais Endotérmicos e Ectotérmicos

Exercícios Sobre Animais Endotérmicos e Ectotérmicos

Durante a escola ou mesmo vendo uma reportagem na televisão, você já deve ter ouvido falar dos termos animais de sangue quente ou frio, certo? Essa é a linguagem menos técnica usada para classificar espécies ectotérmicos e endotérmicos. 

Quando estes começaram a ser divididos em categorias ou grupos, criou-se o conjunto de animais de sangue quente e frio. No grupo de bichos de sangue quente podemos citar as aves e os mamíferos, já os de sangue frio podemos falar dos anfíbios, boa parte dos peixes, répteis e os animais invertebrados. 

Fazer parte dessas categorias quer dizer que os indivíduos são dotados da habilidade de controlar a temperatura de seus corpos, por meio de um mecanismo chamado termorreguladores. Os animais endotérmicos (de sangue quente) conseguem elevar a temperatura corporal e a mantém constante por meio de mecanismos internos, ou seja, seu próprio organismo é capaz de regular sua temperatura. Já os indivíduos ectotérmicos não tem essa capacidade, por isso utilizam fontes externas de calor para aumentar e manter a temperatura corporal. Eles usam o sol ou o o contato com superfícies quentes para tal feito. 

Vamos saber mais sobre esse grupo? Abaixo temos alguns exercícios para você treinar seus conhecimentos sobre esses indivíduos. 

Exercícios sobre animais endotérmicos e ectotérmicos

1 – Os animais endotérmicos tem sangue quente ou frio? E os ectotérmicos?

2 – Cite alguns exemplos de animais endotérmicos e ectotérmicos.

3 – (UFC-CE) Sobre o processo de controle de temperatura corporal nos vertebrados, podendo afirmar que: 

A) Os animais ectotérmicos, como as aves, dependem de fontes externas de calor, assim como de suas penas para manter a temperatura corporal constante. 

B) Os répteis, indivíduos ectotérmicos, mantém sua temperatura corporal sempre elevada graças à presença de escamas dérmicas, que funcionam como um tipo de isolante térmico. 

C) Os anfíbios precisam viver em ambientes úmidos por serem indivíduos ectotérmicos. 

D) A homeotermia e a endotermia são características compartilhada por peixes com cartilagem e mamíferos. 

E) Os animais endotérmicos são capazes de manter a temperatura corporal constante por meio de produção interna de calor. 

4 – (FMTM) Os animais endotérmicos dependem do seu próprio metabolismo para produzir calor, elevar a temperatura e mantê-la em constância. É correto afirmar que, os indivíduos que são dotados dessa característica são: 

A) Répteis

B) Aves e mamíferos

C) Répteis e aves 

D) Mamíferos e répteis 

E) Peixes 

5 – Um réptil pode utilizar do calor do sol para fazer sua temperatura corporal aumentaram ou se abrigar em uma toca caso esta aumente demais. Sendo assim, ao se movimentar entre o sol e a sombra, ele ganha ou perde calor, assim como consegue se proteger das variações ambientais de temperatura. 

Por este motivos, atualmente, se classifica animais como ____________ aqueles que utilizam o sol para controlar sua temperatura corporal, e __________ para aqueles que utilizam o próprio metabolismo para regular sua temperatura corporal. Esses indivíduos gastam mais energia que os _________, pois uma parte dos alimentos que consomem é queimada justamente fornecer calor a esses bichos, porém, são espécies ativas em qualquer temperatura. Já os _________ ficam inativos quando a temperatura cai muito, por outro lado, conseguem ficar longos períodos sem precisar ingerir comida, já que não precisam gastar energia do alimento para produzir calor. 

Endotérmicos e Ectotérmicos
Endotérmicos e Ectotérmicos

6 – (UFMS) Os répteis dependem do calor do ambiente para se aquecerem, e por conseguirem variar a temperatura corporal de seus corpos conforme a variação de temperatura do meio ambiente, eles podem ser chamados de: 

A) Ectotérmicos; heterotérmicos. 

B) Pecilotérmico; ectotérmicos. 

C) Homeotérmicos; pecilotérmicos. 

D) Heterotérmicos; endotérmicos. 

E) Heterotérmicos; endotérmicos. 

7 – (PUCRS) Levando em consideração que os répteis são indivíduos ectotérmicos, é correto supor que as primeiras penas que surgiram nos dinossauros terópodes tinham função de: 

A) Troca de gases com o ambiente

B) Manutenção da temperatura corporal

C) Na fuga de prestadores por meio do voo 

D) Na captura de presas no ar 

E) Balanço hídrico do indivíduo

8 – (UFSCAR) Abaixo, estão os registros da temperatura corpórea de uma serpente e um felino em diferentes condições de temperatura ambiental. 

 

Ambiente  Felino  Serpente 
10 37°c 11°c
20 38°c 21°c
30 38°c 30°c

 

Com essas informações, é correto dizer que: 

A) O felino é ectotérmico, pois as variações de temperatura no ambiente interferem diretamente em sua temperatura corpórea. 

B) A serpente é ectotérmica, pois sua temperatura corpórea é variável e não depende da temperatura do ambiente. 

C) A serpente e o felino podem ambos ser considerados ectotérmicos, isto porque em temperatura de 10°c apresentam as menores temperaturas corporais. 

D) A serpente é endotérmica, pois a variação da sua temperatura corpórea segue a variação da temperatura do ambiente. 

E) O felino é endotérmico, pois sua temperatura corpórea sofre poucas alterações e não depende da temperatura do ambiente. 

9 – (UFES) Quais das características a seguir não são apresentadas pelos endotérmicos: 

A) Melhor adaptação para sobreviver em qualquer parte do planeta. 

B) Capacidade de ter respostas rápidas a estímulos externos, como fuga de predador ou captura de suas presas. 

C) Estabelecimento de processos para eliminar o excesso de calor, como a transpiração ou movimentos específicos de suas penas. 

D) Mais eficiência na respiração, com o intuito de manter constante e alto os níveis de oxigênio necessário para a oxidação celular. 

E) Separação parcial do sangue venoso e arterial, o que acarreta menor eficiência na hora de levar alimentos para as células. 

10 – (UFRS) Aponte a opção que contém apenas animais homeotérmicos: 

A) Peixe-boi, camaleão, coelho. 

B) Lagartixa, tatu, morcego. 

C) Sabiá, perereca, tartaruga. 

D) Peru, tamanduá, capivara. 

E) Jacaré, tucano, jararaca. 

Gabarito 

1 – Animais endotérmicos tem sangue quente, e os ectotérmicos tem sangue frio. 

2 – Animais endotérmicos: aves e mamíferos. Ectotérmicos: répteis e peixes.

3 – Letra E; Os animais endotérmicos são capazes de manter a temperatura corporal constante por meio de produção interna de calor. 

4 – Letra B; Aves e mamíferos. 

5 – Ectotérmicos; endotérmicos; ectotérmicos; ectotérmicos. 

6 – Letra A; Ectotérmicos; heterotérmicos. 

7 – Letra E; Balanço hídrico do indivíduo. 

8 – Letra E; O felino é endotérmico, pois sua temperatura corpórea sofre poucas alterações e não depende da temperatura do ambiente. 

9 – Letra E; Separação parcial do sangue venoso e arterial, o que acarreta menor eficiência na hora de levar alimentos para as células. 

10 – Letra D; Peru, tamanduá, capivara. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *