Durante a escola ou mesmo vendo uma reportagem na televisão, você já deve ter ouvido falar dos termos animais de sangue quente ou frio, certo? Essa é a linguagem menos técnica usada para classificar espécies ectotérmicos e endotérmicos.
Quando estes começaram a ser divididos em categorias ou grupos, criou-se o conjunto de animais de sangue quente e frio. No grupo de bichos de sangue quente podemos citar as aves e os mamíferos, já os de sangue frio podemos falar dos anfíbios, boa parte dos peixes, répteis e os animais invertebrados.
Fazer parte dessas categorias quer dizer que os indivíduos são dotados da habilidade de controlar a temperatura de seus corpos, por meio de um mecanismo chamado termorreguladores. Os animais endotérmicos (de sangue quente) conseguem elevar a temperatura corporal e a mantém constante por meio de mecanismos internos, ou seja, seu próprio organismo é capaz de regular sua temperatura. Já os indivíduos ectotérmicos não tem essa capacidade, por isso utilizam fontes externas de calor para aumentar e manter a temperatura corporal. Eles usam o sol ou o o contato com superfícies quentes para tal feito.
Vamos saber mais sobre esse grupo? Abaixo temos alguns exercícios para você treinar seus conhecimentos sobre esses indivíduos.
Exercícios sobre animais endotérmicos e ectotérmicos
1 – Os animais endotérmicos tem sangue quente ou frio? E os ectotérmicos?
2 – Cite alguns exemplos de animais endotérmicos e ectotérmicos.
3 – (UFC-CE) Sobre o processo de controle de temperatura corporal nos vertebrados, podendo afirmar que:
A) Os animais ectotérmicos, como as aves, dependem de fontes externas de calor, assim como de suas penas para manter a temperatura corporal constante.
B) Os répteis, indivíduos ectotérmicos, mantém sua temperatura corporal sempre elevada graças à presença de escamas dérmicas, que funcionam como um tipo de isolante térmico.
C) Os anfíbios precisam viver em ambientes úmidos por serem indivíduos ectotérmicos.
D) A homeotermia e a endotermia são características compartilhada por peixes com cartilagem e mamíferos.
E) Os animais endotérmicos são capazes de manter a temperatura corporal constante por meio de produção interna de calor.
4 – (FMTM) Os animais endotérmicos dependem do seu próprio metabolismo para produzir calor, elevar a temperatura e mantê-la em constância. É correto afirmar que, os indivíduos que são dotados dessa característica são:
A) Répteis
B) Aves e mamíferos
C) Répteis e aves
D) Mamíferos e répteis
E) Peixes
5 – Um réptil pode utilizar do calor do sol para fazer sua temperatura corporal aumentaram ou se abrigar em uma toca caso esta aumente demais. Sendo assim, ao se movimentar entre o sol e a sombra, ele ganha ou perde calor, assim como consegue se proteger das variações ambientais de temperatura.
Por este motivos, atualmente, se classifica animais como ____________ aqueles que utilizam o sol para controlar sua temperatura corporal, e __________ para aqueles que utilizam o próprio metabolismo para regular sua temperatura corporal. Esses indivíduos gastam mais energia que os _________, pois uma parte dos alimentos que consomem é queimada justamente fornecer calor a esses bichos, porém, são espécies ativas em qualquer temperatura. Já os _________ ficam inativos quando a temperatura cai muito, por outro lado, conseguem ficar longos períodos sem precisar ingerir comida, já que não precisam gastar energia do alimento para produzir calor.

6 – (UFMS) Os répteis dependem do calor do ambiente para se aquecerem, e por conseguirem variar a temperatura corporal de seus corpos conforme a variação de temperatura do meio ambiente, eles podem ser chamados de:
A) Ectotérmicos; heterotérmicos.
B) Pecilotérmico; ectotérmicos.
C) Homeotérmicos; pecilotérmicos.
D) Heterotérmicos; endotérmicos.
E) Heterotérmicos; endotérmicos.
7 – (PUCRS) Levando em consideração que os répteis são indivíduos ectotérmicos, é correto supor que as primeiras penas que surgiram nos dinossauros terópodes tinham função de:
A) Troca de gases com o ambiente
B) Manutenção da temperatura corporal
C) Na fuga de prestadores por meio do voo
D) Na captura de presas no ar
E) Balanço hídrico do indivíduo
8 – (UFSCAR) Abaixo, estão os registros da temperatura corpórea de uma serpente e um felino em diferentes condições de temperatura ambiental.
Ambiente | Felino | Serpente |
10 | 37°c | 11°c |
20 | 38°c | 21°c |
30 | 38°c | 30°c |
Com essas informações, é correto dizer que:
A) O felino é ectotérmico, pois as variações de temperatura no ambiente interferem diretamente em sua temperatura corpórea.
B) A serpente é ectotérmica, pois sua temperatura corpórea é variável e não depende da temperatura do ambiente.
C) A serpente e o felino podem ambos ser considerados ectotérmicos, isto porque em temperatura de 10°c apresentam as menores temperaturas corporais.
D) A serpente é endotérmica, pois a variação da sua temperatura corpórea segue a variação da temperatura do ambiente.
E) O felino é endotérmico, pois sua temperatura corpórea sofre poucas alterações e não depende da temperatura do ambiente.
9 – (UFES) Quais das características a seguir não são apresentadas pelos endotérmicos:
A) Melhor adaptação para sobreviver em qualquer parte do planeta.
B) Capacidade de ter respostas rápidas a estímulos externos, como fuga de predador ou captura de suas presas.
C) Estabelecimento de processos para eliminar o excesso de calor, como a transpiração ou movimentos específicos de suas penas.
D) Mais eficiência na respiração, com o intuito de manter constante e alto os níveis de oxigênio necessário para a oxidação celular.
E) Separação parcial do sangue venoso e arterial, o que acarreta menor eficiência na hora de levar alimentos para as células.
10 – (UFRS) Aponte a opção que contém apenas animais homeotérmicos:
A) Peixe-boi, camaleão, coelho.
B) Lagartixa, tatu, morcego.
C) Sabiá, perereca, tartaruga.
D) Peru, tamanduá, capivara.
E) Jacaré, tucano, jararaca.
Gabarito
1 – Animais endotérmicos tem sangue quente, e os ectotérmicos tem sangue frio.
2 – Animais endotérmicos: aves e mamíferos. Ectotérmicos: répteis e peixes.
3 – Letra E; Os animais endotérmicos são capazes de manter a temperatura corporal constante por meio de produção interna de calor.
4 – Letra B; Aves e mamíferos.
5 – Ectotérmicos; endotérmicos; ectotérmicos; ectotérmicos.
6 – Letra A; Ectotérmicos; heterotérmicos.
7 – Letra E; Balanço hídrico do indivíduo.
8 – Letra E; O felino é endotérmico, pois sua temperatura corpórea sofre poucas alterações e não depende da temperatura do ambiente.
9 – Letra E; Separação parcial do sangue venoso e arterial, o que acarreta menor eficiência na hora de levar alimentos para as células.
10 – Letra D; Peru, tamanduá, capivara.