Home / Curiosidades / Esquilo de Estimação, Como Comprar?

Esquilo de Estimação, Como Comprar?

Esquilo é um animal de estimação?

Os esquilos são membros da família dos roedores (Rodentia), que existem há 50 milhões de anos e se adaptaram para conviver com os humanos. Eles geralmente se alimentam de nozes, frutas, sementes ou restos de comida. Eles vão se aninhar alto em árvores entre os ramos fortes o suficiente para sustentar seu ninho ou em árvores com entradas ocas.

Nós vemos esquilos se tornarem muito ativos no inverno no início de sua época de acasalamento. Os esquilos bebês são incrivelmente adoráveis e difíceis de resistir como animais de estimação, mas as aparências enganam!

Você pode ter esquilos como animais de estimação? Esta é uma pergunta popular.  A resposta curta é não, você não deve tentar capturar e manter um esquilo adulto. Nascem em estado selvagem e são extremamente difíceis de treinar para um estilo de vida doméstico.

No entanto, os esquilos bebês às vezes são resgatados depois de serem abandonados por suas mães ou serem feridos. Estes podem ser cuidados por um veterinário ou reabilitador da vida selvagem que pode amamentar o bebê para a idade adulta saudável e, em seguida, liberá-lo com segurança na floresta.

Os primeiros meses

Nos primeiros 6 meses de vida, os esquilos aclimam-se aos humanos, demonstram afeto e tornam-se dependentes de nós para a alimentação.

À medida que se aproximam dos 6 meses de idade, suas garras e dentes tornam-se muito mais longos e mais nítidos, e eles podem, sem querer, causar danos a humanos, animais de estimação e móveis. Vários relatos suportam esses fatos e, em um caso, uma criança foi picada no dedo até o osso.

Os esquilos também podem apresentar comportamento agressivo e prejudicial durante as estações de acasalamento. Os animais podem não conhecer sua própria força ou causar danos, mas a maioria simplesmente não está preparada para ser um animal seguro para a domesticação na natureza.

Esquilo de Estimação
Esquilo de Estimação

Neste ponto, a maioria das pessoas acha que é hora de o esquilo ser reintroduzido na natureza, mas infelizmente isso é uma sentença de morte para o animal. Um esquilo não pode sobreviver sem as habilidades necessárias na natureza, como encontrar comida, evitar predadores, estabelecer seu lugar dentro de um território e encontrar um potencial parceiro de acasalamento.

A boa notícia é que o comportamento dos esquilos pode ser mudado e eles podem aprender as habilidades necessárias para sobreviver na natureza.

Compra legal de animais exóticos

Se sua opção for por compra um esquilo para ter como pet, deve ter certos cuidados:

  • Ambos comprador e loja precisam de licença do IBAMA regulamentadas pelo Ministério do Meio Ambiente e precisam cumprir a todos os requisitos para esta aquisição/ venda;
  • Não comprar os esquilos vendidos por internet. Eles podem vir de fontes clandestinas e não legais e você pode estar adquirindo um animal com alguma doença, como raiva por exemplo.
  • Compre um esquilo que tenha pelo menos 2 meses de vida, pois é o mais adequado para que ele já tenha adquirido independência da mãe e se adapte melhor ao novo lar. Adquira somente de uma loja ou vendedor que atenda essas premissas.

Cuidados ao adotar um esquilo

  • Tenha uma gaiola: Manter os esquilos como animais de estimação significa que você terá que ter uma gaiola para o novo morador. A gaiola pode ser mantida em ambientes fechados ou ao ar livre em climas temperados. Os esquilos gostam de espaços limpos e lançam detritos como restos de comida ou brinquedos fora da gaiola. Eles até mesmo defecam e urinam nas laterais da gaiola para mantê-lo longe do interior. Você pode querer colocar jornal ou uma lona sob a gaiola.
  • Dê brinquedos ao esquilinho: Os pequenos precisam de brinquedos para brincar, o que ajudará a concentrar a atenção, a mantê-los ativamente em busca de um desenvolvimento saudável e promove uma mentalidade positiva, para que não fiquem ansiosos ou deprimidos. Pequenos brinquedos para animais estão disponíveis em lojas de animais e lojas de animais de estimação.
  • Alimente-o adequadamente: Embora possa parecer natural alimentar com rações de esquilos, esses pequenos mamíferos devem ser alimentados com uma dieta nutritiva e equilibrada. Como crianças pequenas, elas adoram comidas que não são boas para elas, então você precisa planejar cuidadosamente seus menus. O veterinário pode aconselhá-lo sobre os melhores produtos alimentares disponíveis para o seu esquilo. Alternativamente, alimentos naturais, como nozes e frutas, juntamente com certos tipos de verduras são benéficos.
  • Tome algumas precauções de segurança: Os esquilos bebês são tão fofos e fofinhos que muitas pessoas esquecem como elas podem ser perigosas. Mesmo os bebês pequenos têm longas garras destinadas a cavar em troncos de árvores para subir e garantir um assento em um galho. As garras também rasgam os alimentos para uma alimentação mais fácil. Seus dentes afiados também podem quebrar cascas de nozes duras e mastigar alimentos duros que exigem preparação significativa para a alimentação.

Doenças que os esquilos podem transmitir

Os esquilos são conhecidos por transportar inúmeras doenças, embora apenas alguns sejam perigosos para os seres humanos. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Tularemia
  • Tifo
  • Peste
  • Micose
  • Raiva

Tais doenças são transmitidas através de mordidas ou outras formas de contato direto com esquilos infectados. Tularemia, tifo e peste têm sintomas que imitam a gripe e podem ser letais quando não tratados. Embora todos os mamíferos sejam capazes de contrair raiva, os esquilos raramente são raivosos.

Outras doenças que os esquilos transmitem aos humanos vêm dos vários parasitas que eles carregam. Repletos de parasitas, como pulgas, carrapatos e ácaros, os esquilos que vivem nas proximidades de casas frequentemente transmitem essas minúsculas pragas a humanos e animais de estimação. Algumas das doenças que os humanos podem ter entre os parasitas incluem a doença de Lyme, a encefalite e a febre maculosa das Montanhas Rochosas.

Curiosidades

  • Cada ninhada do esquilo produz cerca de 4 descendentes.
  • As fêmeas na vida selvagem se reproduzirão com o mesmo parceiro uma única vez.
  • Esquilos bebês não têm dentes ou pelos e são cegos por até 8 semanas.
  • Os esquilos não hibernam.
  • O cérebro do esquilo é do tamanho de uma noz.
  • Esquilos-arbóreos machos são os animais mais limpos da família dos roedores, porque levam duas vezes mais tempo do que as fêmeas para se limparem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *