Home / Curiosidades / Espécies de Lobo

Espécies de Lobo

Você gostaria de saber tudo sobre as principais espécie de lobos existentes? A maioria das pessoas se sente curioso sobre como surgiram e como vivem atualmente as espécies de lobos existentes.

Se você também gostaria de saber todas essas informações, então eu tenho uma grande surpresa para você. Separei nessa matéria um apanhado geral com informações incríveis sobre as várias espécies de lobos existentes. Confira e se surpreenda!

Espécies existentes

Talvez você não sabia disso até agora, mas no mundo, existem três espécies de lobos, sendo essas: lobo cinza, o lobo vermelho e o lobo etíope.

Também existem várias subespécies nomeadas com base na região onde são encontradas. Embora existam muitas semelhanças sobre esses tipos de lobos, também existem diferenças suficientes para separá-los. Quanto mais pesquisas são feitas, mais essas diferenças são vistas. Foi justamente com esse intuito que separamos esse conteúdo para você.

Abaixo algumas espécies de lobos existentes:

Lobo cinzento

Lobo cinzento
Lobo cinzento

Começando pelo incrível Lobo Cinzento, esse é aquele com quem a maioria das pessoas está familiarizada. Eles podem ser de todas as cores e variam em tamanho, dependendo de onde residem. Eles podem ser encontrados nos Estados Unidos, Canadá e no Alasca.

Eles também habitam algumas regiões da Europa, Ásia e África. No geral, eles ainda são considerados uma espécie em extinção. No entanto, em áreas dos Estados Unidos, eles atingiram populações elevadas, permitindo a caça controlada delas.

Uma curiosidade que você talvez não saiba é que o lobo cinzento apesar de ter ess nome nem sempre é de fato cinzento, ou seja a sua pelagem pode variar dependendo da localização geográfica e também da época do ano.

O famoso lobo cinzento possui cerca de duas camadas de pelos com um grande volume de pelos: A primeira pele do lobo retém a sujeira e água e já a segunda é responsável por isolar as baixas temperaturas corporal.

Lobo vermelho

Esse também é um dos grandes lobos famosos, o Lobo Vermelho recebe esse nome pela coloração (obviamente). Eles têm um tom avermelhado no pêlo que às vezes resulta em confusão com a raposa. Algumas pessoas costumam ver raposas na floresta e confundem dizendo ter visto um lobo, isso é mais comum do que você pensa.

Mas apesar do seu nome, eles também podem ser marrons, e é por isso que costumam ser uma espécie diferente de lobo quando vistos na natureza. Eles são encontrados principalmente nas áreas da Carolina do Norte e Carolina do Sul nos Estados Unidos. Eles são considerados uma espécie criticamente ameaçada de extinção e existem desde 1996.

Infelizmente existe uma permissão circulando para que os donos da terra aos arredores do Texas possam matar esses lobos, uma vez que estes saiam da uma área de proteção que popularmente é conhecida como  Alligator River National Wildlife Refuge.

Algumas ONGs criticaram essa decisão do governo, uma vez que alguns moradores costumam matar os lobos vermelhos apenas por lazer e não para se protegerem.

Lobo Ártico

O nosso querido Lobo Ártico é aquele que definitivamente chama atenção devido à coloração branca e amarela. Eles vivem na região mais fria do Ártico, onde pouquíssimos outros animais conseguem sobreviver.

Como resultado, eles têm um toque muito grande para explorar. Mesmo assim, ainda pode ser muito difícil encontrar comida suficiente para sobreviver. Devido ao aquecimento global e outros fatores, esse lobo em particular teve sua própria parcela de lutas, assim como todas as outras espécies também lutaram e lutam até hoje pela sua sobrevivência.

Lobo indiano

Em relação aos lobos indianos, restam apenas cerca de 3.000 na natureza. Eles são encontrados em locais remotos, incluindo Uttar Pradesh e Haryana, nas áreas da Índia. Está em grave perigo de extinção, pois é fortemente caçado. Em muitas áreas da Índia, as pessoas são muito pobres.

O gado que eles têm, não querem que sejam mortos por esses lobos. Eles também os caçam como fonte de carne para sua própria sobrevivência. Os lobos indianos continuam tendo seu próprio território, tornando mais comum a entrada nas áreas onde as pessoas vivem.

Lobo do Himalaia

O lobo do Himalaia reside em áreas remotas que incluem cinco países: Butão, Índia, Nepal, China e Paquistão. Acredita-se que eles tenham se separado de outros lobos há muito tempo através de um processo de evolução devido ao fato de as geleiras estarem no local.

Eles possuem um certo território que se sobrepõe aos lobos indianos. No entanto, não há evidências de que eles formem embalagens juntos ou de procriação entre as duas espécies. Ou seja, de forma mais direta, os lobos do Himalaia não procriam com as outras espécies, talvez por questões geográficas assim por dizer.

Lobo etíope

Partindo para o nosso querido lobo etíope, este pode ser encontrado em áreas da África. Eles estão muito relacionados ao Lobo Cinzento. Este é um tipo muito pequeno de lobo e é frequentemente confundido com um coiote devido a esse fato.  Eles vivem em bandos, mas geralmente são vistos se aventurando por conta própria para caçar presas pequenas. Eles não parecem ter a mesma necessidade da estrutura social complexa que outras espécies de lobos como os que já mencionei ao decorrer deste artigo.

Se você estiver interessado em alguma das diferentes espécies de lobos, pode ser divertido e muito interessante aprender mais sobre elas com outros posts aqui no blog. Você encontrará muitas informações,  curiosidades e outros recursos não somente dos lobos, mas sobre muitos outros animais.

Conclusão

Como você pôde perceber ao longo dessa matéria existem várias espécies de lobos, desde o famoso e tão temido lobo cinzento até o lobo etíope que é mais comum nas regiões da África.

Vale ainda ressaltar que o fato de muitas espécies de lobos estarem ameaçadas  de extinção significa que você pode querer participar dos esforços para mantê-los por perto, e manter cada uma dessas espécies vivas. Pesquise mais a respeito de programas que trabalham para isso e quem sabe você não pode ajudar.

Conhece algum amigo que é fã de animais e não perde uma curiosidade sobre eles? Mostre esse artigo para ele e compartilhe também com outros amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *