Home / Curiosidades / Espécies De Cabra: Comportamento E Curiosidades

Espécies De Cabra: Comportamento E Curiosidades

Pertencentes a família dos bovídeos, com subfamília dos caprinos, as cabras são animais mamíferos ruminantes que possuem alguns animais selvagens em sua linhagem, como as cabras selvagens, o markhor e os ibex. Temos também diversas raças de cabras domésticas, que são nada mais, nada menos do que subespécie das cabras selvagens.

As cabras são animais que possuem estômagos do tipo tetra compartimentado. Este tipo de estomago tem um poder essencial na saúde vital deste animal. Tanto no quesito digestão, quanto na regurgitação e redigestão dos alimentos.

Há cabras que apensar de seus nomes populares, cientificamente não são consideradas cabras de verdade. Este acaso acontece com a cabra das rochosas, que na verdade pertence ao gênero Oreamnos.

Cabra
Cabra

Espécies e Subespécies de Cabras

Atualmente possuímos mais de 300 espécies de cabras já catalogadas que habitam grande parte do mundo, vivendo entre pessoas de forma solitária ou em bando. As cabras possuem uma diversidade entre espécies bastante visível. Cada espécie possui

  • um tamanho de tamanho entre machos e fêmeas;
  • espessuras, formatos e tamanhos de chifres ou cornos;
  • quantidade de chifres, sendo que a maioria das cabras possuem um par de chifres, mas há relatos já registrados cientificamente que há cabras com até 4 pares de chifres;
  • presença de barbas, ou não, tanto em algumas fêmeas quanto em machos;
  • diferença na quantidade de tetas. Enquanto o macho apresenta dois pares de tetas, as fêmeas possui apenas 1 par;
  • algumas espécies de cabras podem fazer com que a fêmea apresente até 8 tetas;
  • as fêmeas dao a luz a apenas 2 ou 3 filhotes no máximo por gestação;

A maior raça de cabras que temos é a boer e a menor raça é a pigmeu africano. Sua diferença de tamanho é drástica. Outra curiosidade também, é por conta de seu porte e alta quantidade de carne é que a raça boer é utilizada para a produção de carne de cabra. Seu couro ou pele também é aproveitado para comércio.

Preferindo as espécies lenhosas, as cabras são animais que selecionam os brotos encontrados, se alimentando curiosamente da parte de baixo até chegar a parte superior da planta.

Dentre as 300 espécies de cabras, possuímos as seguintes espécies de cabras catalogadas mais conhecidas:

  • Capra aegagrus – Cabra selvagem (Cabra de Bezoar, Pasang)
  • Capra aegagrus hircus – Bode
  • Capra aegagrus creticus – Kri-kri (Cabra de Creta, Agrimi, Ibex de Creta)
  • Capra caucasia – Tur do Cáucaso Ocidental
  • Capra cylindricornis – Tur do Cáucaso Oriental
  • Capra falconeri – Markhor
  • Capra falconeri heptneri – Markhor de Bukharan
  • Capra falconeri chialtanensis – Markhor de Chialtan
  • Capra falconeri megaceros – Markhor de Chifres Retos
  • Capra falconeri jerdoni – Markhor de Suleiman
  • Capra ibex – Ibex dos Alpes
  • Capra ibex ibex
  • Capra ibex nubiana – Ibex da Núbia, também pode ser Capra nubiana
  • Capra ibex sibirica – Ibex asiático, também pode ser Capra sibirica
  • Capra pyrenaica – Ibex Espanhol
  • Capra pyrenaica victoriae – Ibex Gredos
  • Capra pyrenaica hispanica – Ibex Andaluz
  • Capra pyrenaica pyrenaica – Ibex dos Pirineus†
  • Capra pyrenaica lusitanica – Ibex Português†
  • Capra walie – Ibex Walia

Comportamento das cabras

As cabras são animais muito fáceis de se domesticar, aprendendo suas funções rapidamente são consideradas como animais inteligentes e curiosos. Muitas pessoas gostam de treinar suas cabras para puxar carros e caminhar com cordas.

As cabras também são muito utilizadas nos testes de aberturas de cercados. Por serem curiosas e terem grande fama de fuga dos cercados, elas são bem eficientes neste quesito.

São excelentes animais no quesito escalagem. As cabras sobem facilmente em árvores e montanhas, podendo se equilibrar sem dificuldade alguma.

Muitas pessoas tem a visão de que as cabras se alimentam de tudo que vem pela frente, o que não é informação verdadeira. As cabras não gostam de se alimentar de coisas que já caíram na terra ou que já tenha passado por sua boca.

As cabras gostam de se alimentar de ervas daninhas, arbustos e moitas. As cabras são animais bem delicados para alimentação, há diversas coisas que as podem matar facilmente, as deixando doentes e debilitadas. Por isso elas evitam de se alimentar de alimentos com mofo, plantas da família Solanaceae (que são venenosas), folhas de árvores frutíferas selvagens, pastos com sinais de mofo, silagem de milho picado e fermentado. A única silagem que as cobras podem se alimentar (e elas adoram) é a silagem de alfafa, porém elas precisam consumir imediatamente após sua abertura para não ter problemas de saúde.

Curiosidades Sobre as Cabras

1 – As Cabras São Animais Cheias de “Frescuras”

As cabras são animais considerados altamente higiênicos. As não comem nada que estejam no chão e se se, por exemplo, um homem cuspir em seu cocho, ela não come mais no cocho cuspido.

2 – São Diferentes Das Vacas na Hora de Serem Ordenhadas

As cabras, diferentes das vacas, não causam o transtorno de evacuarem e nem de urinarem durante o processo de ordenhar.

3 – Odor do Leite de Cabra

Apenas o pode reprodutor possui o famoso odor do leite de cabra. Este odor é característico de uma glândula do bode, denominado como odor hircino. Este odor é responsável por atrair as fêmeas no cio.

Para que este cheiro seja evitado, basta que se mantenha as cabras que estão em período de lactação longe dos bodes.

Cabra Filhote
Cabra Filhote

4 – Produtos Afrodisíacos Associados Aos Bodes

Dentre todos os animais herbívoros, os bodes são os que mais possuem concentração de testosterona. Por isso em meio rural, a população retrata este cheiro como um aroma afrodisíaco.

5 – Leite de Cabra Como Produto Embelezador

Desde os tempos mais antigos das pirâmides o leite de cabra já era utilizado como um cosmético embelezador. Há diversos relatos de que a própria Cleópatra o utilizava para se banhar.

Aqui no Brasil, o leite de cabra passou a se investir na caprinocultura e a ser utilizado como meio de embelezamento apenas na ultima década. Porém, há uma legislação de que o leite de cabra pode ser utilizado em apenas alguns poucos estados do país.

6 – As Cabras São Animais Divertidos

As cabras adoram fazer diversas graças, são animadas, divertidas e cheio de energias. São muito famosas por correrem por aí pulando, adoram brincar, dançar e simular lutas na brincadeira.

7 – São Animais Independentes E Sem Medo

Diferentes das ovelhas, as cabras não temem os humanos e são muito independentes. As cabras conseguem sobreviver a mudança de tempo, sendo bastante resistentes e ainda sobrevivem em terrenos áridos.

Cabra Engraçada
Cabra Engraçada

8 – Lábios Sensíveis

Os lábios das cabras são extremamente sensíveis, permitindo que elas saibam identificar o tipo de alimento que está a sua frente. Elas conseguem diferenciar entre talos lenhosos, herbáceos e espinhosos. Tudo isso ajuda para que ela não se alimente de plantas que façam mal a sua saúde ou que prejudiquem sua boca.

9 – Sabem o momento em que vão parir

As cabras sentem o momento em que estão próximas para parir seus filhotes. Sentindo que o momento está próximo, elas cabras possuem o hábito de se isolarem de todo o resto do rebanho.

10 – Seus Chifres São Diferentes

As cabras possuem seus chifres diferentes dos bodes. Enquanto o dos bodes são mais grossos, os das cabras são mais finos e, diferente das ovelhas, os chifres das cabras se erguem de forma vertical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *