Home / Curiosidades / É Verdade Que as Arraias são Parentes dos Tubarões?

É Verdade Que as Arraias são Parentes dos Tubarões?

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a relação das arraias com os tubarões, e, afinal, quais as semelhanças e as diferenças entre eles?

Tubarões

Existem mais de 300 espécies de tubarões. Os tubarões têm longos corpos em forma de torpedo e esqueletos feitos de cartilagem, não osso. Cartilagem é muito flexível. Você tem cartilagem nos ouvidos e no nariz. A pele do tubarão é coberta por escamas semelhantes a dentes, chamadas dentículos dérmicos . Dentículos dérmicos reduzem o arrasto quando o tubarão está nadando. Eles também protegem o tubarão de lesões. Os peixes ósseos têm bexigas de natação cheias de gás que os mantêm à tona.

Tubarões não têm bexiga natatória. Eles ficam à tona, em parte, porque seu peitoral ou barbatanas laterais funcionam como as asas de um avião, apenas debaixo d’água. 

Os tubarões têm dentes afiados em forma de triângulo. Seus dentes crescem em fileiras. A mandíbula do tubarão está frouxamente conectada ao crânio, o que permite que ela abra bem a boca! A maioria dos tubarões é devoradora de carne, mas o tubarão-frade e o tubarão-baleia comem plâncton!

Tubarões
Tubarões

Raios das Raias

Os raios estão intimamente relacionados aos tubarões. Eles têm corpos planos com olhos e bocas na parte de baixo. Eles têm caudas longas e delgadas. Alguns raios percorrem o fundo do oceano à procura de comida. Muitos raios têm mandíbulas fortes que os ajudam a esmagar moluscos e crustáceos. Como os tubarões, os raios não têm bexiga natatória.

Raios elétricos produzem sua própria eletricidade. Eles têm órgãos em ambos os lados da cabeça que podem causar um choque de até 200 volts! Eles usam esse choque elétrico para espantar predadores e chocar presas. Arraias, raios de águia e raios do diabo têm ferrões espinhosos em suas caudas que podem injetar veneno em um predador.

Arraias e tubarões estão intimamente relacionados. Ambos são elasmobrânquios , uma subclasse de peixes com esqueletos cartilaginosos e cinco a sete fendas branquiais. Além dessas semelhanças, ambas as classes de peixes inspiram um certo sentimento de reverência – que muitas vezes tem mais a ver com mito do que com fatos.

Arraias Elétricas

Você sabia?

Os tubarões podem gestar por até dois anos. O elefante indiano tem um período de gestação de 22 meses; humanos, nove meses; e ratos, apenas três semanas.

Tubarões e raias não têm ossos. Seus esqueletos são compostos inteiramente de cartilagem, como nariz humano.

Os tubarões existem desde bem antes da Era dos Dinossauros. Seu registro evolutivo remonta a 450 milhões de anos.

Tubarões e raias são cosmopolitas em distribuição.  Eles são encontrados em águas de todo o planeta, das águas costeiras rasas às profundezas escuras do oceano aberto, dos mares tropicais às regiões do Ártico e Antártico, e até mesmo em água salgada e água doce.

O tubarão individual pode produzir mais  de trinta mil dentes em sua vida. Quando um dente se desgasta, ele cai e é substituído por um das linhas atrás dele.

Cação-anjo - tubarão ou arraia
Cação-anjo – tubarão ou arraia

A pele do tubarão, ou shagreen, parece áspera se você a acaricia em uma direção (de trás para a frente), mas suave se você a acaricia na outra (da frente para a traseira).  A pele do tubarão é coberta por escamas modificadas, conhecidas como dentículos dérmicos, que contribuem para sua excelente hidrodinâmica. O tecido para roupas de banho de corrida de alta tecnologia, visto em recentes competições olímpicas, foi modelado após ele, pois esse design reduz o arrasto e a turbulência.

Algumas espécies de raias habitam permanentemente as águas doces, enquanto os tubarões são principalmente marinhos. Algumas espécies de tubarões entram na água doce, mas com poucas exceções questionáveis, nenhuma é conhecida por passar a vida inteira em água doce.

Os raios diferem dos tubarões principalmente por serem “achatados”, o que gerou uma série de adaptações – suas barbatanas peitorais são aumentadas e fundidas ao corpo e à boca, narinas e brânquias localizadas na parte inferior, enquanto os olhos são encontrados nos olhos. superfícies dorsais. A demarcação entre tubarões e raias não é tão clara – eles são membros da mesma classe e há várias espécies classificadas como uma, mas superficialmente se assemelham à outra.

As arraias usam suas picadas estritamente para defesa. Quando acionada por pressão na parte de trás da arraia, a cauda é repentina e poderosamente empurrada para cima e para frente na vítima, o que torna a arraia perigosa apenas se pisada. Os sul-americanos nativos que vivem nos rios onde estão presentes as arraias de água doce aconselham os recém-chegados a arrastar os pés ao se aventurar na água. Dessa forma, as arraias são inofensivamente expulsas e não são pisadas.

Arraias e tubarões
Arraias e tubarões

As Arraias distinguem-se dos tubarões por um corpo achatado, em forma de disco, com as cinco aberturas branquiais e a boca geralmente localizada na parte inferior. Os raios distinguem-se ainda mais dos tubarões por suas barbatanas peitorais em forma de asa muito ampliadas, que se estendem para a frente ao longo dos lados da cabeça acima das aberturas branquiais. Muitos raios nadam e respiram de maneira diferente dos tubarões, impulsionando-se com suas barbatanas peitorais e absorvendo água para respiração através de grandes aberturas (espiráculos) na superfície superior da cabeça, e não através da boca. A cauda do raio é geralmente longa e esbelta e, em muitas espécies, possui um ou mais espinhos venenosos, afiados e serrilhados, que podem ser usados ​​para infligir feridas dolorosas.

Arraias e tubarões pertencem ao mesmo grupo de  peixes cartilaginosos. Isso significa que, em vez de ossos, eles são apoiados por esqueletos de cartilagem. Como os tubarões, as arraias usam sensores chamados ampolas de Lorenzini para detectar os sinais elétricos emitidos por suas presas. Esses sensores estão localizados ao redor de suas bocas e compensam os olhos mal posicionados da arraia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *