Home / Curiosidades / Doenças de Jabuti e Tartaruga: São Transmissíveis? Como Curar?

Doenças de Jabuti e Tartaruga: São Transmissíveis? Como Curar?

Você sabe se animais como o jabuti e tartaruga podem trazer doenças a nós humanos? Sabe se são transmissíveis e como curá-las? Hoje em dia é muito comum o contato com físico com estes animais, ainda mais que é autorizado a criação de jabutis e tartarugas como animais domésticos.

Cuidados sempre são necessários, tanto com a nossa saúde como com a saúde de nossos bichinhos. E isso não é diferente com os jabutis e nem com as tartarugas.

Mesmo sendo muito parecidos esteticamente, as tartarugas e jabutis possuem grandes diferenças entre eles. Iniciando pelo fato de as tartarugas serem quelônios que passam grande parte de suas vidas dentro das águas e os jabutis serem inteiramente quelônios terrestres. Ainda, entre eles, temos os cágados, que são quelônios semiaquáticos.

Conheça no post de hoje mais informações sobre as doenças que podem ser transmitidas (ou não) por jabutis e tartarugas, se são transmissíveis e como curar. Confira!

Tartaruga
Tartaruga

Características das Tartarugas

As tartarugas são os quelônios mais populosos que existem. Elas são quelônias do tipo que vivem todo tempo dentro da água. As tartarugas saem de dentro da água apenas para obtenção de vitaminas e para desova, isso incluindo todas as espécies de tartarugas, seja ela marinha ou de água doce.

Além dos habitats, características morfológicas também distinguem estes animais. Algumas características que diferem as tartarugas são tão sutis que podem passar despercebido quando não analisado clinicamente.

Alguns nomes populares de tartarugas não são bem relacionados a espécie do animal. Por exemplo, temos catalogado como nome popular a tartaruga do amazonas, que na verdade não é uma tartaruga, e sim um cágado.

São algumas características e diferenças das tartarugas:

  • Possuírem o casco mais alto que os cágados, mesmo os dois tipos de animais possuírem cascos hidrodinâmicos, ou seja, tanto a tartaruga quando o cágado possui um tipo de casco que os auxilia a não afundarem quando dentro da água e não prejudica na velocidade e agilidade de seu nado;
  • Diferente dos cágados e iguais aos jabutis, as tartarugas recolhem o seu pescoço na para dentro do casco de forma vertical;
  • As tartarugas possuem as patas com formato de pá, o que auxilia (e muito) na hora do nado, já que são animais que passam grande parte de suas vidas dentro da água.

São muito versáteis e algumas pessoas ainda as têm como animais de estimação. Com o seu habitat sendo tanto água salgada quanto água doce, as tartarugas se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.

As tartarugas são animais denominados como ectotermicos, ou seja, são animais de sangue frio. Os animais de sangue frio são aqueles cuja sua temperatura interna de seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente em que vive.

Tartarugas 
Tartarugas

Observa-se que as tartarugas marinhas possuem a temperatura de seus corpos mais elevadas que a da temperatura da própria água.

Junto a outros animais (aves, mamíferos e répteis) as tartarugas são classificadas como animais amniotes. Isso quer dizer que as tartarugas não conseguem respirar debaixo da água e que seus ovos são depositados em terra.

Uma curiosidade sobre as tartarugas é que elas são animais bem mais espertos que os ratos brancos de laboratório. Este estudo foi realizado ao colocar tartarugas e ratos de laboratório em labirintos. Diferente dos ratos, elas são bem mais propícias a aceitarem novas tarefas de trabalho, demonstrando que possuem longa memória, chegando a cerca de 7 meses e meio.

Atualmente, das 14 famílias com 356 espécies de tartarugas já catalogadas, muitas delas estão correndo grandes riscos de extinção, não sendo nem mencionadas em diversos artigos. Dentro destas espécies, temos cinco delas altamente presentes no Brasil.

Aqui no Brasil, possuímos as seguintes espécies conhecidas de tartaruga:

  • Tartaruga cabeçuda (caretta caretta);
  • Tartaruga de pente (Eretmchelys imbricata);
  • Tartaruga verde (Chelonia mydas);
  • Tartaruga oliva (Lepidochelys olivácea); e
  • Tartaruga de couro (Dermochelys coriácea).

Características dos Jabutis

Os jabutis são quelônios terrestres, ou seja, vivem inteiramente em terra e nativos da América do Sul. Não são animais que podem sobreviver dentro da água. Isso por conta do peso de seu casco e suas características morfológicas. São os únicos animais quelônios com esta caraterística.

É fácil de reconhecer um jabuti apenas de olhar. Seu casco é bem mais alto que o de tartarugas e dos cágados. É grosso e pesado. Suas patas possuem um formato cilíndrico, muito semelhante a patas de elefantes.

Como os jabutis possuem um casco muito pesado e seus membros inferiores e superiores relativamente curtos, os jabutis são animais que se deslocam lentamente. Muitos acham que são as tartarugas que se movem devagar, mas na verdade são os jabutis.

Jabutis 
Jabutis

Com o seu habitat sendo apenas em terra firme, os jabutis possuem uma dieta baseada preferencialmente em vegetais, folhas, frutos e proteína animal. Existem apenas duas espécies de jabutis: jabuti piranga (Chelonoidis carbonária) e jabuti tinga (Chelonoidis denticulata).

Os jabutis são amplamente distribuídos por todo território brasileiro. O jabuti piranga são animais que possuem preferencia por áreas mais abertas e bordas de matas. É bastante popular em áreas de Cerrado, Caatinga e no interior da mata amazônica.

Os jabutis possuem hábitos diurnos e vivem em bando. Passam a maior parte de seu tempo em busca de alimentos, percorrendo longas distancias. Os jabutis são animais que possuem o hábito da coprogagia. Este hábito faz com que os jabutis sejam propensos a adquirir patógenos de outros vertebrados.

Mas o jabuti e a tartaruga transmitem doenças?

Assim como qualquer outro animal, as tartarugas e os jabutis podem sim transmitir doenças ao ser humano.

Tanto nas tartarugas quanto nos jabutis é muito comum transmitirem uma bactéria chamada Salmonella spp, responsável pela doença salmonelose. Afetando não apenas os humanos, mas qualquer animal vertebrado, a salmonelose ou a gastroenterite é transmitida pelas tartarugas de forma assintomática. O que isso quer dizer? Quer dizer que as tartarugas não possuem os sintomas da doença.

Para prevenção desta doença é importante que você lave sempre suas mãos, evite contato com animais doentes, não limpar aquários em locais onde há contato com alimentos e nem deixar crianças pequenas terem contato com tartarugas.

Jabutis Filhotes
Jabutis Filhotes

Os sintomas ao ser infectado por esta bactéria são:

  • Vomito;
  • Diarreia;
  • Dores abdominais;
  • Desidratação; e
  • Febre.

Como tratamento, é necessária muita hidratação. Apenas em casos particulares que se é indicado antibióticos.

Outras doenças também podem ser transmitidas por estes e por qualquer outro animal quando não cuidado e vacinado direito. A micoses, causados por alguns tipos de fungos, e o famoso bicho geográfico, são umas das doenças principais adquiridas pelo ser humano através dos animais, muitas vezes em contato com suas fezes.

É imprescindível que a questão sobre higiene não seja abordada, pois é ela que muitas vezes previne uma série de problemas de saúde para nós humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.