Home / Curiosidades / Diferenças Entre Moreia e Enguia

Diferenças Entre Moreia e Enguia

Como substantivos, a diferença entre enguia e moreia é que enguia é qualquer peixe de água doce ou marinho da ordem anguilliformes, que são alongados e se assemelham a cobras, enquanto o moreia é uma das grandes enguias carnívoras cosmopolitas da família muraenidae.

Morfologicamente falando, as moreias não possuem barbatanas peitorais, em contrapartida as enguias possuem essa diferenciação.

Fatos sobre enguias:

As enguias podem parecer cobras, mas na verdade são peixes. Existem mais de 800 espécies diferentes de enguia. Sabe-se que as enguias de água doce viajam até 4.000 milhas para se reproduzir. Apesar do nome, a enguia elétrica não é uma enguia, mas um peixe-faca. A enguia é uma iguaria em algumas culturas, mas o sangue é tóxico, por isso precisa ser bem cozida. Continue lendo para obter fatos mais interessantes sobre enguias.

Enguia
Enguia
  • Existem mais de 400 espécies de enguia;
  • As enguias vivem tanto em água salgada quanto em água doce;
  • Mesmo que a enguia pareça uma cobra, é realmente um peixe. Eles têm corpos longos e estreitos, com longas barbatanas dorsal e anal. A maioria das enguias não tem escamas. A espinha dorsal da enguia é composta por mais de 100 vértebras, o que a torna muito flexível;
  • Enguias têm brânquias e dentes muito afiados;
  • A maioria das enguias se esconde e vive em cavernas e fendas rochosas. Eles também se enterram na areia. Esses comportamentos permitem surpreender e atacar suas presas. Algumas enguias realmente perseguem suas presas. As rochas também protegem a enguia;
  • Algumas espécies de enguias viajam até 4.000 milhas para se reproduzir. Essa jornada pode levar mais de sete meses para terminar. Durante a viagem, a enguia não come;
  • Depois que a enguia se reproduz, ela morre. Uma enguia jovem leva três anos para se tornar um adulto;
  • As enguias começam a vida como larvas planas e transparentes. As larvas de enguia flutuam nas águas superficiais do mar, alimentando-se de nutrientes dissolvidos. As larvas das enguias mudam para enguias de vidro e novamente para os duendes antes de finalmente se tornarem adultos;
  • A maioria das moreias tem em média 1,5 metro de comprimento. As espécies maiores, a esguia gigante, podem crescer até 3 metros de comprimento;
  • A enguia é uma iguaria em muitas culturas. A enguia deve ser bem cozida porque seu sangue é tóxico;
  • A enguia elétrica é um peixe de água doce da América do Sul, encontrado principalmente na bacia do rio Amazonas. A carga elétrica é produzida por órgãos especiais ao longo dos lados do corpo da enguia;
  • A descarga elétrica de uma enguia elétrica pode ser mais forte que 500 volts. A enguia usa a carga elétrica contra seus predadores e captura suas presas;

Fatos sobre Moreias 

1. Eles têm dois conjuntos de mandíbulas.

Como o monstro de Alien (1979), os moreias atacam suas vítimas com um conjunto oculto de chompers. Dentro da garganta há um par de mandíbulas faríngeas ocultas que ajudam a enguia a prender sua presa. Enquanto a maioria dos peixes predadores usa sucção para puxar comida para baixo de suas gargantas, os moreias usam uma estratégia de duas etapas. Primeiro, as garras externas seguram firmemente o alvo. Em seguida, o conjunto faríngeo atira para a frente, morde a infeliz vítima e a puxa para a garganta.

2. Existem 200 espécies conhecidas ásperas

A família é dividida em duas divisões principais: moreias verdadeiras e moreias de serpentes. Os primeiros são mais comuns de longe, com cerca de 166 espécies atualmente reconhecidas. Anatomicamente, suas barbatanas representam a maior diferença entre esses grupos – enquanto a barbatana dorsal de um moreia verdadeiro começa logo atrás de suas brânquias, o apêndice é limitado à região da cauda nos moreias de serpentes.

3 – Os maiores podem pesar, pelo menos, 29 kg

A espécie maior é o moreia gigante de nome apropriado (Gymnothorax javanicus). Até o momento, os indivíduos mais consideráveis ​​registrados tinham cerca de 3 metros de comprimento e pesavam 66 quilos – mas há relatos não confirmados de monstruosos pés de 10 pés nadando por aí. Mergulhadores avistaram esses animais no Mar Vermelho, na costa leste da África e em todo o Indo-Pacífico.

Moreia verde
Moreia verde

4 – Alguns tem “dentes tristes” por comer presas de casca dura

O moreia médio vem com dentes curvos, ideais para agarrar peixes. Ainda assim, algumas variedades de como a moreia zebra (Gymnomuraena zebra) – dine em caranguejos, moluscos, moluscos e ouriços do mar. Uma tarifa como essa exige mandíbulas fortes e dentes retificados especializados, de modo que seus brancos perolados são invulgarmente rudes pelos padrões da moreia.

5 – A maioria é noturna

Procurando por moreias? Dê um mergulho noturno. Em geral, essas enguias são ativas depois que o sol se põe, embora um punhado – a moreia em cadeia, Echidna catenata, por exemplo – tenha estilos de vida mais diurnos.    

6 – A Moreia verde (Ginánotóxica Funebris) é, na verdade, marrom

Só parece verde porque, como muitos moreias, o animal afasta os predadores, secretando uma camada de muco que cobre sua pele. Este lodo contém várias toxinas , incluindo uma que destrói os glóbulos vermelhos. A gosma também muda drasticamente a aparência do peixe. Enquanto moreias verdes são realmente um tom marrom escuro, o tom amarelado da lama dá-lhes uma tonalidade mais vibrante.

10. Às vezes, moreias gigantes juntam forças com outro predador 

Enquanto a moreia gigante é uma caçadora de emboscada esbelta e lenta, a garoupa de coral itinerante (Plectropomus pessuliferus) – com a qual compartilha o Mar Vermelho – é um assassino rápido, adequado para longas perseguições em águas abertas. Mas os opostos costumam atrair de vez em quando.

De vez em quando, uma garoupa convida um moreia para uma viagem de caça conjunta. Ao localizar uma enguia, o carnívoro atrai a atenção de seu novo parceiro com alguns rápidos movimentos da cabeça. Cada peixe complementa perfeitamente o talento do outro: com a moreia se contorcendo por um recife escarpado e a garoupa pairando no alto, animais menores não têm onde se esconder – e pelo menos um predador recebe uma refeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *