Home / Curiosidades / Diferença entre Orangotangos e Gorilas

Diferença entre Orangotangos e Gorilas

O orangotango e o gorila são um dos cinco grandes primatas ao lado do chimpanzé, bonobo e o ser humano. Eles são denominados como primatas, pois não possuem rabo e estão um pouco a frente de seus primos macacos na escala de evolução. Popularmente são chamados de macacos, mas na verdade estes são aqueles que possuem rabo. Abaixo foram apresentadas as suas principais características do orangotango e gorila. Confira!

Antropoides
Antropoides

Surgimento

Foi na África que surgiram os primeiros primatas sem rabo. O orangotango apareceu entre 12 e 15 milhões de anos atrás, seguido pelo gorila a 8 a 9 milhões e pelo homem 7 milhões. Os chimpanzés e bonobos podem ter surgido há 5 ou 6 milhões de anos.

Grupo Antropoides

Todos pertencem ao grupo antropoides — primata que parece ter servido de transição entre o animal irracional e o homem, mas os chimpanzés são os animais que mais se aproximam dos humanos. Estima-se que há um compartilhamento de 99,4% do DNA, de acordo com as pesquisas realizadas pelo biólogo Morris Goodman, na Universidade Estadual de Wayne, em Detroit (EUA). Por causa dessa diferença pequena, Morris acredita que o chimpanzé deva ser incluído no gênero humano e passe de Pan troglodytes para Homo (Pan) Troglodytes, o ser humano propriamente dito.

Gorila

Os gorilas (Gorilla) são mamíferos primatas, reino Animalia, filo Chordata, classe Mammalia, ordem Primates, família Hominidae.

Habitat

Habitantes das florestas da África Central e ocidental.

Alimentação

A sua dieta inclui uma grande variedade de plantas, sendo as preferidas: folhas, ervas, arbustos e frutas. Um gorila adulto chega a consumir 30 kg de comida por dia.

Descrição física

Os gorilas podem atingir 2 metros de altura e pesar de 140 a 275 kg, mas as fêmeas sempre serão menores. Quando em cativeiro, podem chegar a pesar 300 kg, muito em decorrência da fartura e constância dos alimentos oferecidos. Já na selva os obstáculos para a obtenção do alimento são maiores. Os machos tornam-se adultos aos 18 anos e as fêmeas aos 15 anos.

Gorila Físico
Gorila Físico

Os gorilas possuem uma caixa toráxica com uma massa imponente, não possuem cauda e as mãos e os pés são grandes. A arcada superciliar é proeminente e acaba parecendo maior devido à espessura da pele e dos supercílios grossos. Têm olhos são pequenos e castanhos, o nariz é achatado, alargando-se para os lados, a boca é larga e os lábios espessos, muito semelhantes aos dos homens. As orelhas são menores que as dos chimpanzés, mas maiores que as dos homens.

Possuem o pescoço curto, dando a impressão de a cabeça estar enterrada no tronco. As espáduas e o dorso são largos, ligeiramente arqueados. Possuem cinco dedos, sendo que, os três do meio são grossos e unidos por uma membrana até a altura da terceira falange. O pelo é macio, longo e recobrindo o corpo todo as orelhas, mãos e pés são nus. Possuem uma dentadura poderosa, com caninos que podem causar ferimentos mortais.

Gorila Físico
Gorila Físico

Reprodução e Hábitos

Os gorilas vivem em grupos de 2 a 40 indivíduos, no entanto, é comum o grupo ter de 6 a 9 indivíduos. Cada grupo é composto por um único macho dominante, várias fêmeas e os gorilas jovens que ainda não atingiram a maturidade sexual. Os gorilas jovens e machos aos 8 ou 9 anos, quando atingem a maturidade sexual, formam seu próprio harém, o que pode ou não ocorrer como um subgrupo do grupo de origem. Em grupos de gorilas com vários integrantes, pode haver diversos subgrupos, cada um com um macho e seu harém, embora a figura do gorila dominante continue sendo respeitada.

Gorila Reprodução
Gorila Reprodução

A reprodução dos gorilas não tem época pré-determinada. A gestação dura 9 meses, como a dos humanos, e a cada gestação nasce apenas um filhote, ou seja, há uma escassez sem uma reprodução. Apesar de extremamente raro, pode ocorrer o nascimento de gêmeos, mas nesses casos geralmente um dos filhotes é abatido morrendo pouco tempo após o seu nascimento. O parto ocorre no alto das árvores, este local é preparado pelos machos, sendo abandonado logo após o nascimento. Ao nascer, o filhote pesa aproximadamente 2 kg.

Engana-se quem pensa que eles são agressivos em tempo integral, os gorilas são na realidade tímidos e calmos e evitam o contato com os seres humanos. Quando se sente ameaçado atacará qualquer animal, até mesmo o homem, embora a ação mais comum por ele executada seja correr em direção ao inimigo batendo com força as duas mãos no peito, emitindo fortes ruídos sem atacar efetivamente. Em cativeiro, esses animais se tornam melancólicos e tristes, por vezes apegando-se ao seu cuidador.

Fotos de Gorila 

Orangotango

Habitat

Eis o maior primata que vive em árvores, ele é o único antropoide da Ásia, encontrado em algumas florestas nas ilhas de Bornéu e Sumatra na Indonésia. Antigamente, viviam também na parte continental do sudeste da Ásia, mas hoje não são tão comuns nessa região.

Orangotango
Orangotango

Risco de extinção

Muitos foram caçados e seu habitat destruído, por isso é uma espécie ameaçada com alto risco de extinção.

Descrição física

Os orangotangos têm um curto e robusto, coberto com pelagem avermelhada ou alaranjada. Os seus braços e pernas são longos e fortes. Os machos adultos medem cerca de 1,4 metro de altura e podem a pesar até 130 quilos.

Alimentação

Orangotango Alimentação
Orangotango Alimentação

Os orangotangos comem, entre outras coisas, frutas, folhas, cascas de árvores e insetos.

Hábitos

Diferente do gorila o orangotango vive só e usa as suas mãos e os pés para escalar árvores e andar em galhos. Às vezes, os machos adultos têm de andar no solo para percorrer longas distâncias porque galhos mais finos não conseguem suportar seu peso.

Reprodução e Papel na natureza

Orangotango Reprodução
Orangotango Reprodução

O orangotango macho é muito solitário e se junta aos seus pares na época do acasalamento. Atinge a maturidade sexual aos 7 anos, a gestação dura aproximadamente 230 a 260 dias, sempre nasce apenas um filhote, mas às vezes nascem gêmeos. O seu ciclo de vida em cativeiro chega até os 40 anos.

Por serem animais frutíferos exercem papel importante na dispersão de sementes. Há algumas espécies de plantas que apenas eles distribuem as suas sementes, são elas: a strychns ignatii, a aqual cpntém, a estriquinina e um alcaloide.

Fotos de Orangotango

E aí, gostou desse artigo apresentando as características do orangotango e o gorila? Então, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Posso lhe pedir uma última coisa? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?

Aproveite! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *