Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre O Tigre De Bengala

Curiosidades Sobre O Tigre De Bengala

É impossível quem não goste de animais, seja eles domésticos ou não. O tigre é um destes animais que desperta paixões. É difícil resistir ao encanto deste animal. O tigre de Bengala é uma das subespécies restantes de tigre existentes atualmente.

É considerado a segunda maior espécie em relação ao porte do animal, perdendo apenas para o também exuberante tigre siberiano.

Bom, antes de partirmos para as curiosidades sobre o tigre de Bengala que tal conhecê-lo melhor? É isso que vamos fazer no início deste post.

Conhecendo O Tigre De Bengala

O tigre de Bengala de nome científico panthera tigris tigris é um grande felino que desperta a atenção pelo seu porte e também pela sua pelagem rajada. O tigre de Bengala pode medir até dois metros e setenta, beirando os três metros. O que sinceramente é impressionante. Em altura até os ombros estes animais chegam a medir um metro e cinquenta centímetros. O peso deste animal, como não poderia ser diferente fica em torno dos duzentos e trinta quilos. É um tigre indiano presente na Índia e também em Bangladesh, majoritariamente.

Quanto as suas características físicas já podemos concluir que se trata de um animal de grande porte. Possui o corpo totalmente atlético, de porte robusto. Suas patas são grossas e apresentam poderosas garras, assim como suas garras a sua mordida também é capaz de fazer grandes estragos como bom predador que de fato é. O tigre de Bengala consome em média cerca de quinze quilos de carne.

Tigre De Bengala Branco
Tigre De Bengala Branco

Uma característica interessante e praticamente inimaginável quando pensamos no porte do tigre, é quanto a camuflagem. Embora não seja tão perfeita quanto a de outros animais, os tigres, por conta de sua pelagem rajada, consegue. Se esconder em seu habitat natural. Habitat este que são as típicas selvas e bosques espalhadas por estes dois países onde estão presentes.

Atualmente os tigres de Bengala assim como inúmeros outros animais, estão ameaçados de extinção. No caso especificamente do tigre isso ocorre pela devastação do seu habitat natural, o que compromete a sua capacidade de alimentação, locomoção e até mesmo reprodução.

Alimentação Do Tigre De Bengala

Como adiantamos anteriormente o tigre de Bengala faz o consumo de em média quinze quilos de carne diariamente. Estão entre as suas presas os búfalos, javalis e outros animais de grande porte.

O período de caça destes animais é a noite como típicos animais noturnos que são. Os tigres de Bengala passam todo o dia descansando para as longas caças que acontecem ao escurecer. Na luta pelo alimento estes tigres são beneficiados pela visão bem desenvolvida para ambientes de baixa luminosidade.

Os tigres são carnívoros e há sobre isso uma pergunta que aparentemente pode parecer boba mas sempre surge em relação a alimentação de animais carnívoros. Os tigres de Bengala poderiam atacar os seres humanos? A resposta é sim, não é algo que rotineiramente acontece, entretanto na escassez de alimentos ou na invasão de seu habitat natural estes felinos se veem obrigados a reagir.

Tigre de Bengala Alimentação
Tigre de Bengala Alimentação

Os Tigres De Bengala São Animais Solitários

Essa talvez seja a primeira curiosidade sobre estes tigres. São animais extremamente solitários, sendo capazes de estabelecer contato com outro animal apenas para se reproduzirem. E por falar em reprodução, a gestação do tigre de Bengala leva de três a quatro meses e gera em média cinco filhotes que dependerão da mamãe tigre por cerca de dezoito meses seguidos. A partir deste tempo são considerados totalmente independentes e capazes de viverem na natureza.

Tigres De Bengala
Tigres De Bengala

Propriedades Curativas, O Mercado Negro E Um Animal Sagrado

Um dos motivos pelos quais estes animais estão ameaçados de extinção é a prática da caça. Muitos caçadores abatem estes animais para o uso de sua pele, e outros os órgãos. Há um mercado negro de comercialização dos órgãos porque acredita-se que estes apresentam propriedades curativas.

Diferentemente destes locais onde o tigre de Bengala pode ser facilmente abatido, na Índia é tido como animal sagrado, assim como as vacas, sendo cultivados como verdadeiros deuses por parte da população.

Tigres De Bengala Podem Ser Brancos

Embora seja menos comum, é possível que você se depare com um tigre de Bengala de cor branca. Estes animais lembram bem a aparência das zebras por suas marcações em preto em seu corpo inteiramente branco. Infelizmente estes tigres são ainda mais raros do que os tigres rajados que habitualmente conhecemos.

Características Únicas

O tigre de Bengala assim como as zebras apresentam traçados em sua pelagem que são únicas, ou seja, nenhum outro indivíduo apresenta os mesmos “desenhos” que um outro animal, por exemplo. Para que você possa entender em termos práticos os desenhos encontrados sobre os peles destes animais são como nossas digitais. Não importa quão parecidos sejam dois animais entre si, cada um apresenta suas próprias marcas ou desenhos na pele. Para nós é como se fosse as nossas digitais. O que caracteriza cada um de nós individualmente mesmo no caso de gêmeos, por exemplo.

São Caçadores Natos E Nadadores Incríveis

O tigre de Bengala realmente é um animal invejável. Excelente caçador, o animal também é visto nadando nos locais onde naturalmente habita. Em relação ao seu poder de caça, o tigre dessa subespécie se adentra em regiões de mata alta onde é possível se camuflar bem. Pacientemente aguarda que uma presa em potencial se aproxime. Quando isso ocorre o tigre de Bengala parte para o ataque. Mas tem uma coisa curiosa quanto à caça e o abate de seu alimento. Os tigres abatem suas vítimas mas não as consome no local, estes animais levam a sua comida para um lugar mais tranquilo e confortável onde poderá se alimentar.

Os Números São Altos Mas O Risco Também

Os tigres de Bengala existentes no mundo pairam em cerca de quatro mil animais. Dentre as espécies que correm risco de serem extintas o tigre de Bengala é o que apresenta o maior número de indivíduos. Mas pelos fatores que já abordamos ao longo deste post essa subespécie de tigre pode ser extinta. Para se ter uma ideia em apenas um século três subespécies de tigres foram devastadas chegando a extinção. Caso a cultura da caça destinada ao mercado negro de órgãos ou para práticas curativas não for mudado este logo será a realidade deste lindo animal também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *