Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre o Jabuti: Como Saber Sua Idade

Curiosidades Sobre o Jabuti: Como Saber Sua Idade

Você sabe o que é um jabuti? É muito comum as pessoas confundirem o jabuti com a tartaruga e com o cágado, ainda mais julgando apenas por suas aparências e classificar todos eles como tartaruga.

Mesmo sendo muito parecidos esteticamente, as tartarugas, jabutis e cágados possuem grandes diferenças entre eles. Iniciando pelo fato de as tartarugas serem quelônios que passam grande parte de suas vidas dentro das águas e os jabutis serem inteiramente quelônios terrestres. Ainda, entre eles, temos os cágados, que são quelônios semiaquáticos.

Conheça no post de hoje mais informações sobre as características dos jabutis, suas maiores curiosidades e como saber a idade deste animal que pode cegar aos seus 100 anos. Confira!

Jabuti
Jabuti

Como Saber a Idade de um Jabuti?

O método mais tradicional e eficiente que existe para se saber a idade de um jabuti é contando as linhas que se espalham ao longo de sua casca. Sua casca é formada por vários gomos que por sua vez são delimitados por linhas. É contando estas linhas que se pode ter uma idade aproximada do animal.

Os jabutis são animais que são considerados sobreviventes pré-históricos. Eles podem medir cerca de 60 a 70 cm e pesar de 12 a 15 kg em fase adulta. Lembrando que estes animais podem chegar a até 100.

Características Dos Jabutis

Os jabutis são animais membros da ordem Testudinata, mais conhecida como quelônios. São répteis dotados de carapaça ou ainda chamado de casco.

Mesmo sendo muito parecidos esteticamente, as tartarugas e jabutis possuem grandes diferenças entre eles. Iniciando pelo fato de as tartarugas serem quelônios que passam grande parte de suas vidas dentro das águas e os jabutis serem inteiramente quelônios terrestres. Ainda, entre eles, temos os cágados, que são quelônios semiaquáticos.

Os jabutis são quelônios terrestres, ou seja, vivem inteiramente em terra e nativos da América do Sul. Não são animais que podem sobreviver dentro da água. Isso por conta do peso de seu casco e suas características morfológicas. São os únicos animais quelônios com esta caraterística.

É fácil de reconhecer um jabuti apenas de olhar. Seu casco é bem mais alto que o de tartarugas e dos cágados. É grosso e pesado. Suas patas possuem um formato cilíndrico, muito semelhante a patas de elefantes.

Jabuti
Jabuti

Como os jabutis possuem um casco muito pesado e seus membros inferiores e superiores relativamente curtos, os jabutis são animais que se deslocam lentamente. Muitos acham que são as tartarugas que se movem devagar, mas na verdade são os jabutis.

Com o seu habitat sendo apenas em terra firme, os jabutis possuem uma dieta baseada preferencialmente em vegetais, folhas, frutos e proteína animal.

Os jabutis são amplamente distribuídos por todo território brasileiro. Os jabutis piranga são animais que possuem preferência por áreas mais abertas e bordas de matas. É bastante popular em áreas de Cerrado, Caatinga e no interior da mata amazônica.

Os jabutis possuem hábitos diurnos e vivem em bando. Passam a maior parte de seu tempo em busca de alimentos, percorrendo longas distancias.

Os jabutis são animais que possuem o hábito da coprogagia. Este hábito faz com que os jabutis sejam propensos a adquirir patógenos de outros vertebrados.

Espécies de Jabutis

Existem apenas duas espécies de jabutis: jabuti piranga (Chelonoidis carbonária) e jabuti tinga (Chelonoidis denticulata).

Curiosidades dos Jabutis

Um Jabuti É Uma Tartaruga, Mas Uma Tartaruga Não É Um Jabuti?

Essa afirmação se dá ao fato da definição de tartaruga: é considerado uma tartaruga qualquer réptil possuinte de casca que pertence à ordem Chelonii. Enquanto jabuti, é um termo utilizado para representar somente as tartarugas terrestres.

Os jabutis são animais que não sabem nadar (ainda mais por conta do peso de suas grossas cascas) e são herbívoros.

Um Grupo De Jabutis É Difícil De Ser Encontrado

Os jabutis são animais solitários, gostam de viver sozinhos. Eles se juntam apenas para acasalar e depois se separam. A fêmea fica cuidando do ninho até os filhotes nascerem. Depois de chocado os ovos, elas vão embora. 

Jabutis Inspiraram O Antigo Exército Militar Romano

A posição de defesa que os soldados do império romano adquiriram foi inspirado nos jabutis. Os homens durante a formação colocam seus escudos em frente ou em cima das costas. 

Quelôneos têm um exoesqueleto e um endoesqueleto

Sim, os jabutis possuem costelas, clavícula e coluna dentro de suas cascas. Sua casca é formada por plastrão fundo e uma ponte que a une até a parte superior da casca.

Quanto Mais Clara Sua Casca, Mais Quente É Seu Local De Origem

A cor da casca do jabuti varia de acordo com o local em que vive. Em locais quentes, ele tende a possuir uma casca de tonalidade mais clara do que os jabutis que vivem em locais mais frios.

Eles Não Podem Nadar, Mas Os Jabutis Podem Segurar A Respiração Por Um Longo Tempo

Como já dito, os jabutis são animais inteiramente terrestres, diferentes das tartarugas e dos cágados. Os jabutis são animais tolerantes com o dióxido de carbono.

Eles esvaziam os seus pulmões antes de entrarem em suas cascas. É muito comum ouvirmos expirar quando se assustam e decidem se esconder rapidamente.

Cascas Sensíveis Ao Toque

Os jabutis possuem terminações nervosas em suas cascas, podendo sentir qualquer toque em sua casca. Por isso não pense que jogar algo em sua casca não o fará sentir dor.

Jabutis Atingem A Maturidade Sexual Com Tamanho, Não Com A Idade

Não há como dizer o sexo do jabuti até que ela atinja a sua maturidade sexual. A maturidade sexual de um jabuti se dá com o seu tamanho e não com sua idade. O seu tamanho para maturidade sexual depende de sua raça.

Depois de atingida o tamanho para a maturidade sexual, fica fácil observar quem são as fêmeas e quem são os machos entre os jabutis. As fêmeas possuem o plastrão mais achatados, enquanto os machos possuem eles mais curvados. Os machos ainda possuem caldas mais longas que as fêmeas e são maiores.

Eles São Os Conservacionistas Finais

Mesmo com mordidas quase que insignificantes, os jabutis conseguem extrair nutrientes e água de seus alimentos. Seu intestino grosso separa o líquido dos resíduos, graças ao seu sistema de digestão duplo. Quando s jabutis percebem que a quantidade de água em seu organismo está baixa, eles passam a entrar em um modo de economia. Ao excretar os nitratos, eles se parecem bastante com um creme dental branco.

Eles Podem Sentir O Cheiro De Suas Gargantas

Os jabutis são possuintes do órgão vomeronasal ou, ainda, chamado Jacobson. Este órgão fica localizado na parte superior de suas bocas, próximo a garganta. Ele é responsável por detectar os odores mais fracos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *