Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre o Chimpanzé

Curiosidades Sobre o Chimpanzé

O DNA de humanos e chimpanzés é quase 90% idênticos, por isso não é de se surpreender que os chimpanzés sejam dotados de tantas habilidades incríveis inerentes ao homem.

Vamos conferir abaixo as melhores curiosidades sobre esse simpático animal!

90% de DNA idêntico ao humano

O chimpanzé comum, junto com o chimpanzé pigmeu, também chamado de bonobo, são os primatas mais próximos dos seres humanos e possuem muitos aspectos semelhantes aos nossos.

Isso ocorre porque o DNA do chimpanzé é quase 90% humano. Os chimpanzés são geneticamente tão próximos dos seres humanos que, ao mesmo tempo, foi até sugerido que eles pertenciam ao gênero “humano”.

Chimpanzé Filhote
Chimpanzé Filhote

Talentos matemáticos

Os chimpanzés têm um talento para a matemática e são capazes de distinguir entre conceitos como “mais do que” e “menos”, assim como organizar objetos de acordo com seu tamanho.

Chimpanzés têm reações emocionais

Eles têm reações emocionais como as nossas, como por exemplo, quando tomam decisões erradas. Esses primatas mostram caretas de nojo e experimentam explosões de histeria quando, ao risco de algo, fracassam.

Eles também podem se sentir frustrados e chorar. Os bonobos consolam vítimas de um ataque ou algum outro conflito, o que reduz o estresse da vítima, que é a base da simpatia.

É difícil acreditar, mas os chimpanzés têm até um senso inato de justiça e injustiça! Por exemplo, ao estudar grupos de chimpanzés, os animais mostraram uma preferência por uma distribuição justa de recompensas e até concordaram com uma recompensa menor, se isso fosse verdade.

Chimpanzés têm autoconsciência

Como os humanos, eles podem expressar o que pensam, calcular as consequências de suas próprias ações e agir de acordo – tudo isso confirma a presença da autoconsciência em um chimpanzé.

Todos os chimpanzés e bonobos comuns passam facilmente no teste do espelho, que consiste em entender a natureza de sua reflexão e usar sua reflexão para os propósitos definidos pelo teste.

Eles entendem a linguagem humana

Os chimpanzés são capazes de reconhecer e aprender a linguagem humana. Embora eles não possam falar devido à estrutura do aparelho vocal, eles são capazes de se comunicar com as mãos na linguagem da língua de sinais surdos-mudos.

Além disso, os chimpanzés são capazes de usar palavras em um sentido figurado, podem criar novos conceitos combinando palavras conhecidas, por exemplo: “mais leves”, podem expressar emoções, por exemplo, dizer “estou triste” e até ter senso de humor. Há um caso conhecido em que uma fêmea treinada em língua de sinais aprendeu sozinha com seu filhote.

Os chimpanzés são capazes de usar ferramentas

Na natureza, eles usam bastões para capturar formigas e cupins, coletando mel e caçando mamíferos, pedras para quebrar nozes e folhas para coletar água e limpar.

Os chimpanzés são capazes de fabricar ferramentas, o que é extremamente raro. Antes disso, os cientistas acreditavam que apenas as pessoas poderiam fazer e usar ferramentas, e que essa capacidade é o que separa uma pessoa de outros animais.

Os chimpanzés, por exemplo, afiam paus e pedras para uso como armas na caça. Esta é considerada a primeira evidência do uso sistemático de armas por outros animais que não humanos.

Pesquisadores documentaram 22 casos em que chimpanzés selvagens na savana do Senegal fizeram “lanças” de varas e caçaram o galago senegalês. Eles também podem usar duas ferramentas ao mesmo tempo: um pau e folhas para limpá-lo, uma pedra para quebrar e um suporte de pedra.

Chimpanzé
Chimpanzé

Chimpanzés têm a capacidade de lembrar

O chimpanzé Ayumu, que mora na Universidade de Kyoto, é treinado para memorizar a localização de uma série de números de uma tela em um curto espaço de tempo e depois reproduzir com precisão essa sequência.

Já com cinco anos de idade, Ayumu surpreendeu seu professor com suas habilidades, ele se lembra da sequencia de números na tela em menos de meio segundo! Este número foi muito superior ao dos estudantes universitários que tentaram realizar esta operação.

Ayumu se tornou o herói da série de televisão BBC e Discovery Channel na série “The Most Intelligent Animals”. Em 2008, ele foi mostrado no canal British Channel Five no programa “Outstanding Animals”, e quando ele tinha 7 anos de idade, ele competiu com o vencedor da memorização da Inglaterra, Ben Pridmore, e à frente dele em uma série de testes.

Eles são manipuladores!

E ainda (não ria!), os chimpanzés são capazes de manipular os outros. Um chimpanzé chamado Natasha conhece vários truques desse tipo ao mesmo tempo. Por exemplo, ela aprendeu a bater palmas durante a alimentação e de todas as maneiras possíveis para atrair a atenção dos trabalhadores, a fim de obter mais comida.

Quando Natasha está chateada e não está inclinada a se comunicar, ela finge estar muito ocupada com alguma coisa. Além disso, para seu próprio entretenimento, Natasha primeiro atrai os visitantes para a reserva com gestos, e então, quando eles chegam perto o suficiente, ela começa a aplaudi-los ativamente.

Estes macacos já estiveram no espaço

Não é surpreendente que os chimpanzés tenham sido escolhidos para o programa espacial dos EUA. O chimpanzé Ham e Enos voaram para o espaço em 1961 como parte do programa Mercury. O voo de Ham foi o penúltimo ensaio antes do primeiro voo suborbital do primeiro astronauta americano para o espaço, o último ensaio foi o voo de Enos em novembro de 1961.

Chimpanzé
Chimpanzé

Durante o vôo, Ham, em resposta a um clarão azul, teve que mover a alavanca não mais que cinco segundos. Ele completou sua tarefa, e sua reação no espaço foi apenas um segundo pior do que na Terra. Com isso, Ham confirmou que no espaço, e o homem será capaz de realizar suas tarefas da mesma maneira que na Terra.

Enos passou por um treinamento mais intenso que Ham. Ele teve que fazer um vôo espacial mais longo e experimentar uma sobrecarga mais intensa. De acordo com os observadores, após o mergulho, Enos foi levado a um navio de resgate, onde pulou e correu pelo convés com alegria e apertou a mão dos salvadores.

Chimpanzés são surpreendentes!

O estudo sobre chimpanzés continua ativamente, e a cada ano os cientistas descobrem novos talentos – temos certeza de que voltaremos às notícias sobre novas pesquisas envolvendo chimpanzés!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *