Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre a Morsa: Quais Espécies Existem?

Curiosidades Sobre a Morsa: Quais Espécies Existem?

As morsas são os gigantes gentis do Ártico. Eles estão entre os maiores pinípedes – mamíferos marinhos semi-aquáticos com pés de barbatana. No entanto, embora tenham um tamanho intimidador e sejam carnívoros, esses animais não são agressivos.

O que as morsas comem?

Enquanto as morsas comem todos os tipos de pequenas criaturas aquáticas, sua comida preferida é o molusco. Para encontrar amêijoas, as morsas mergulham no fundo do mar e buscam com suas vibrissas sensíveis (bigodes). Uma vez encontrada, a morsa selará os lábios na concha do molusco e rapidamente recolocará a língua na boca, o que cria um vácuo, sugando o molusco para fora da concha.

As morsas também atacam focas e até narvais se estiverem presas no gelo. Eles normalmente podem mergulhar a uma profundidade de 80 a 90 metros e permanecer debaixo d’água por 30 minutos por vez. Morsas são carnívoros, mas não são caçadores ferozes. A comida favorita da morsa é o marisco. Elas mergulham debaixo d’água e usam seus bigodes para detectar o marisco nas águas escuras do oceano.

De acordo com o Arctic Study Center da Smithsonian Institution , uma morsa pode comer até 4.000 mariscos em uma alimentação. Quando é difícil encontrar comida, as morsas também comem as carcaças de focas mortas.

Morsa Animal
Morsa Animal

As morsas socializam?

Morsas rebanho juntos em blocos de gelo e na praia. Normalmente, os rebanhos são separados por sexo. As relações tornam-se menos amigáveis ​​durante a época de acasalamento – os machos lutam pelo domínio sobre um harém de fêmeas. Morsas para apanhar sol podem se reunir às centenas. Durante a época de acasalamento, esses números podem subir para os milhares. Se assustado, sabe-se que uma morsa de morsa esmaga membros de seu próprio rebanho.

Com que rapidez as morsas podem se mover?

As morsas podem se mover surpreendentemente rápido em terra, correspondendo à velocidade de corrida de um ser humano, uma vez que correm de quatro como um cachorro (enquanto algumas focas só podem ondular e arrastar-se junto com suas nadadeiras dianteiras).

Enquanto as morsas nadadoras se tornam graciosas, usando movimentos de corpo inteiro para deslizar pelas águas. Em média, eles nadam cerca de 7 km por hora e podem acelerar até 35 km por hora. No Atlântico e no Pacífico, milhares de morsas podem ser vistas migrando para o norte durante o verão, quando as águas se abrem sob o gelo. Os rebanhos na área do mar de Laptev são relativamente assentados, movendo-se muito pouco.

Como são os rituais de acasalamento de morsas?

As morsas masculinas são sexualmente maduras por volta dos 7 anos de idade, mas geralmente não conseguem dominar outros machos por privilégios de acasalamento até atingirem 15 anos ou mais. As fêmeas são sexualmente maduras a partir dos 4 anos de idade. De janeiro a março, os homens lutam entre si pelo domínio.

Os machos mais proeminentes nadam em torno de grupos de fêmeas, emitindo sons vocais do grande saco de ar debaixo da garganta. A gravidez dura mais de um ano, por cerca de 15 meses. O parto ocorre durante a migração da primavera (abril a junho) do ano seguinte à impregnação. Os bezerros pesam até 75 kg e são capazes de nadar imediatamente. As mães cuidam dos filhotes por mais de um ano e os jovens ficam com as mães por até 5 anos.

Quanto tempo as morsas vivem?

As morsas geralmente vivem entre 20 e 30 anos na natureza.

Eles têm predadores?

Devido ao seu tamanho e presas, as morsas têm apenas dois predadores naturais – baleias assassinas e ursos polares . No entanto, ambos os predadores preferem atacar presas mais fáceis como focas. A humanidade é historicamente o maior caçador da morsa.

Durante os anos 1700-1800, a população atlântica de morsas foi caçada até quase extinção. A morsa era composta por uma variedade de peças valiosas:

  • Carne para nutrição.
  • Nadadeiras foram consideradas uma iguaria.
  • Presas e ossos foram usados ​​para ferramentas, arte e moda.
  • O petróleo era uma fonte de calor e luz.
  • A pele dura era usada para lonas, coberturas de barcos e transformada em corda.
  • Os intestinos e intestinos foram utilizados para parkas à prova d’água.

Atualmente, a caça à morsa é ilegal, exceto para os povos indígenas para os quais ainda representa um importante recurso para a vida.

Para que servem as presas de uma morsa?

As presas de uma morsa são na verdade dois dentes caninos que continuam crescendo ao longo de sua vida. As presas são usadas para:

  • Brigas entre homens pelo domínio sobre haréns.
  • Transportando-se no gelo.
  • Proteção contra predadores.
  • Enganchando no gelo para que eles possam descansar enquanto flutuam.

Os machos podem produzir sons surpreendentes

Na época da procriação, solteiros amorosos cortejam companheiros em potencial com um coro de assobios agudos e gemidos profundos, em forma de sino, graças em parte a alguns sacos infláveis ​​chamados bolsas da faringe.

Morsa Animal
Morsa Animal

8 fatos maravilhosos sobre morsas:

  • As morsas passam cerca de 2/3 de sua vida na água.
  • Enquanto debaixo d’água, seus batimentos cardíacos diminuem para que não fiquem muito frios.
  • Odobenus rosmarus , a identificação científica da morsa, significa “cavalo-marinho que anda com os dentes”.
  • O fole de uma morsa pode ser ouvido a mais de 1,5 km.
  • A morsa é uma pinça, o que significa “pés de penas”, junto com outros membros da família das focas.
  • As morsas fêmeas se afastam do rebanho para dar à luz. Ninguém sabe ao certo exatamente por que, mas foi sugerido que seja afastar-se do perfume coletivo de morsas que atrai predadores, ou talvez impedir que os bezerros sejam esmagados.
  • Mães morsas abraçam bezerros da mesma maneira que mães humanas.
  • A taxa metabólica da morsa requer uma amostra de 1300 kg para ingerir cerca de 70 kg de mexilhões por dia, em média. Isso corresponde a cerca de 282 barras de Marte!

Quais espécies existem?

Existem três subespécies de morsa. As morsas atlânticas vivem nas áreas costeiras do nordeste do Canadá até a Groenlândia. As morsas do Pacífico vivem nos mares do norte, perto da Rússia e do Alasca.

As morsas de Laptev vivem no mar de Laptev, na Rússia. Alguns cientistas contestam que a morsa Laptev não é uma terceira subespécie e afirmam que deve ser agrupada com a morsa do Pacífico, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O Sistema de Informações Taxonômicas Integradas (ITIS) coloca a morsa em uma subordem composta de carnívoros parecidos com cães, que inclui focas, coiotes, raposas, chacais, lobos, gambás e ursos.

Conclusão

Vale ainda ressaltar que assim que o bezerro nasce, ele pode nadar. Nadará junto com sua mãe nos primeiros três anos de sua vida. Então, aos 3 anos de idade, os bezerros machos vão viver com o rebanho masculino. Aos 15, o macho começará a acasalar. As fêmeas acasalam assim que completam 5 anos de idade. As morsas podem viver até 40 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *