Home / Curiosidades / Curiosidades do Jacaré

Curiosidades do Jacaré

Você tem medo de jacarés?

Muitas pessoas tem e com boas razões para isso! Eles são criaturas bem impressionantes, e você pode achar que eles são aterrorizantes se você ficar cara a cara com um! Jacarés pertencem à mesma ordem que os crocodilos (ordem Crocodilia) porém possuem famílias distintas. Você pode ler este artigo aqui sobre a diferença entre eles.

De onde vem os jacarés?

Os jacarés da família Alligatoridae são nativos apenas de dois países: os Estados Unidos e China.

Jacaré
Jacaré

Quais são os jacarés brasileiros?

Você pode se perguntar agora… mas, se só existem jacarés nos Estados Unidos e China, como existem jacarés no Brasil?! E de fato, existem! Há outras subfamílias de jacarés que existem em outros locais do mundo. Em terras brasileiras podemos destacar as seguintes espécies abaixo:

  • Jacaretinga (Caiman crocodilus)
  • Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris)
  • Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare)
  • Jacaré-açu (Melanosuchus niger)
  • Jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus)
  • Jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus)

Há muitas curiosidades a respeito dos jacarés! Separamos as 21 curiosidades mais interessantes abaixo. Vamos conhecer?

Top 21 curiosidades do Jacaré

  • Eles sabem saltar bem alto! Usando suas caudas, os jacarés podem saltar até a um metro e meio da água para pegar presas em árvores com galhos baixos. Isso é bastante impressionante – e aterrorizante!
  • Eles são canibais: Sim, os jacarés comem uns aos outros! Os jacarés jovens correm o risco de serem consumidos por suas contrapartes maiores. Cerca de 6 a 7 por cento do total da população juvenil de jacarés americanos em uma área da Flórida chegou ao fim pelo canibalismo.
  • Eles possuem antibióticos em sua corrente sanguínea: Pesquisas mostraram que há um soro no sangue do jacaré americano que tem propriedades antibióticas. Então, mesmo se alguém ou outro jacaré perder um membro em um pântano infestado por bactérias para, digamos, outro jacaré tentando comê-lo, é altamente improvável que a ferida seja infectada.
  • Eles raramente atacam humanos: Ao contrário de seu primo muito mais agressivo, o crocodilo, os jacarés geralmente não atacam humanos. Eles preferem alvos menores como peixes ou pássaros. Às vezes, porém, crianças pequenas podem ser confundidas com um alvo desejável, e ocorrem ataques. Se você estiver em uma área densamente povoada por jacarés, como a Flórida, fique atento ao redor e mantenha crianças pequenas à sua vista.
Jacaré Características
Jacaré Características
  • Eles ajudam a plantar sementes: Bem, acontece que jacarés comerão frutas, sementes e tudo mais e depois eliminar essas sementes através de suas fezes. Com isso, é possível que eles ajudem no ciclo para o nascimento de novas árvores frutíferas.
  • Eles podem correr até 35 metros por hora: Os jacarés podem atingir velocidades de até 35 mph (metros por hora) em terra, mas eles se cansam muito rapidamente e tem um medo natural dos seres humanos. É improvável que você tenha problemas com um jacaré em terra se ficar longe deles e não provocá-los. Na água, porém, eles podem nadar até 20 mph (metros por hora) e não se cansam tão rapidamente.
  • Eles podem viver até 50 anos: O jacaré americano viverá cerca de 50 anos na natureza, assumindo que eles não são comidos quando bebê. Em cativeiro, eles podem viver ainda mais: até 85 anos!
  • A temperatura do ninho de ovos determina o sexo do jacaré: Isso parece insano, mas é verdade! Para alguns répteis e certos peixes, o sexo do embrião no ovo será determinado pelo quão quente ou frio foi durante a incubação. Para os jacarés, os ninhos construídos em folhas secas são mais quentes e terminam em machos, enquanto os ninhos construídos em uma área lamacenta e fresca serão fêmeas.
Jacaré Albino
Jacaré Albino
  • Eles escalam árvores: Os jacarés não são apenas hábeis na água, eles também escalam árvores! Geralmente, são os crocodilos jovens e mais leves que escalam os galhos para obter um poleiro melhor ao sol, mas os moradores das áreas altamente povoadas por jacarés relatam vê-los acima com bastante frequência. Eles também, aparentemente, sobem escadas altas, então é melhor você olhar para cima!
  • Eles podem medir até 4,5m!Isso mesmo, 4,5m! No entanto, esse não é o tamanho médio de um jacaré. Muitos se aproximam mais de 3,5m, e podem pesar 450 kg, mais ou menos!
  • Tempo para atingir estes tamanhos: Um macho pode levar de 8 a 12 anos para atingir esses comprimentos, enquanto uma fêmea pode demorar de 10 a 15 anos.
  • Eles cavam suas tocas: Os jacarés fazem “buracos de jacaré” em zonas úmidas, onde passam a maior parte do tempo. Esses buracos de jacaré ajudam a aumentar a diversidade de plantas e ajudam a fornecer casas para outros animais durante os períodos de seca.
  • Tem uma respiração de maré: Os jacarés respiram através do que é conhecido como “respiração de maré”, onde o ar é atraído pelos brônquios ramificados até os alvéolos dos pulmões, então é soprado da mesma forma que entrou.
Curiosidades do Jacaré
Curiosidades do Jacaré
  • Mordida poderosa, mas músculos fracos: Os jacarés têm uma mordida extremamente poderosa, no entanto, os músculos que realmente abrem a mandíbula são muito fracos. É por isso que um humano pode segurar as mandíbulas de um jacaré com as mãos.
  • A maturidade sexual é atingida com o tamanho: Quase todos os jacarés tornam-se sexualmente maduros no momento em que atingem 2,10m de comprimento, no entanto, as fêmeas podem atingir a maturidade em cerca de 1,80m.
  • El lagarto: O nome jacaré vem de “El Lagarto”, que é espanhol para “o lagarto”. Foi dado este nome pelos primeiros exploradores que vieram para a Flórida.
  • Animal pré-histórico: O primeiro jacaré surgiu cerca de 37 milhões de anos atrás, durante a era do Oligoceno.
Jacaré Habitat
Jacaré Habitat
  • Vence o maior e mais forte, sem preconceito de gênero! O maior e mais forte jacaré de ambos os sexos reivindicará e defenderá o território.
  • Sombra e água fresca: Os jacarés preferem viver em água doce, mas também podem viver em água salgada.
  • Mais de 80% das crias morrem: Mais de oitenta por cento dos jacarés bebês são vítimas de pássaros, guaxinins, linces, lontras, cobras, robalos e jacarés ainda maiores. Uma vez que um jacaré excede 1,20m, ele é relativamente seguro de predadores, mas ainda pode estar vulnerável ao canibalismo, pois como já vimos anteriormente, eles são canibais!
  • Um Senhor Jacaré! O jacaré mais velho do mundo criado em cativeiro vive no zoológico de Belgrado, na Sérvia. Ele se chama Muja e tem 83 anos! Ele nasceu na Alemanha em 1936, sendo que vive na Sérvia desde 1937 e já sobreviveu a dois bombardeios na cidade em 1941 e 1944.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.