Home / Curiosidades / Curiosidades Do Escorpião: Alimentação E Reprodução

Curiosidades Do Escorpião: Alimentação E Reprodução

Os escorpiões é um dos animais mais temidos pela população. Por conta de seu tamanho e cor fácil para se camuflar, principalmente na grama, madeira e lixo, sua visibilidade é dificultada quando se trata de limpeza de locais com coisas acumuladas.

Aqui no Brasil, a espécie de escorpião mais comum é a Tityus serrulatus, a famosa raça de escorpião amarelo. Esse tipo de escorpião é muito comum nas regiões centro-oeste e também na região sudeste do Brasil.

Se você quer saber como eliminar ou até mesmo como evitar esse animal peçonhento em sua casa, conheça a seguir dicas e métodos caseiros que podem estar protegendo você e sua família.

Escorpião Amarelo
Escorpião Amarelo

Onde Encontramos Os Escorpiões?

Os escorpiões podem ser encontrados em ambientes naturais como cupinzeiros, tocas abandonadas por outros animais, troncos caídos e também embaixo de pedras. Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, em que aproveitam o dia para se esconder de predadores e dormir.

Nas zonas urbanas, os escorpiões ficam alojados em esgotos, pilhas de entulhos, lixões e gramados altos. Os escorpiões possuem preferencias por locais com acumulo de coisas, para que ele possa se alimentar de baratas e outros animais.

A Importância Dos Escorpiões Para O Ecossistema

Os escorpiões também possuem sua importância em nosso ecossistema. Estes animais estão convivendo conosco há amis de 400 milhões de anos. Segundo estudos, os escorpiões foram um dos primeiros animais artrópodes a estarem em ambiente terrestre.

A fim de manter o equilíbrio do ecossistema, os escorpiões são responsáveis pela eliminação de insetos e alguns animais pequenos. Sua caça é extremamente proibida aqui no Brasil, mesmo se tratando de uma categoria de animal peçonhento. Sua caça e destruição podem gerar a multas e em alguns casos até a prisão.

Por isso são realizadas diversas ações preventivas para este animal, anda mais pelo fato de estarmos invadindo cada vez mais o habitat natural de diversas espécies de animais. Seja tanto em espaço geográfico quanto em redução de fontes de alimentos naturais.

A vida do Escorpião

Cada espécie de escorpião possui um período de vida diferente, com costumes, necessidades, alimentação e reproduções distintas.

Segundo pesquisas, ainda não se sabe ao certo a expectativa de vida real de um escorpião, mas parece que se situa de 4 a 25 anos dependendo da espécie. Já temos registros de um escorpião da espécie H. Arzizonesis que viveu até atingir seus 25 anos de idade, vivendo em laboratório.

Os escorpiões procuram por ambientes que atinjam de 20 a 37C para viverem, mesmo com seus corpos capazes de sobreviver em de 0 °C a 56 °C.

As espécies de escorpiões que vivem no deserto suportam perfeitamente a amplitude térmica diária de 40. Há também os escorpiões com corpos preparados para frio extremos de até -25 °C, como os escorpiões do gênero Scorpions.

Em Turcomenistão já foram catalogadas sete diferentes espécies de escorpiões, todas elas possuem preparo para sobreviver em temperaturas que variam de -31 °C a 51 °C.

Alimentação Dos Escorpiões

Os escorpiões são animais carnívoros, se alimentando de pequenos insetos, baratas, grilos, etc.

Através de pequenos pelos espalhados por seu corpo, os escorpiões detectam suas presas através dos sinais químicos e vibrações do solo e do ar, recebidas por seus pelos.

Os escorpiões, em geral, conseguem se fartar de alimentos, mesmo precisando de apenas 10% da reserva que consomem. Estes animais conseguem ficar até um ano sem se alimentar, apenas ingerindo o mínimo de água possível para se hidratar.

A Vida Reprodutiva Dos Escorpiões

A maioria das espécies de escorpiões são animais sexuados, ou seja, necessitam de um parceiro para se reproduzir. Algumas espécies se reproduzem através do sistema de reprodução chamado monoico. Este sistema de reprodução não necessita de um casal de escorpiões, a reprodução pode ocorrer sem a presença do macho.

 No sistema monoico, os óvulos não fertilizados das fêmeas, dão origem a novas vidas de escorpiões. Já nas espécies de reprodução sexuada, assim como em outras espécies de outros animais, ocorre a dança nupcial ou também chamada de dança do acasalamento, em que o macho encontra sua parceira sexual para acasalar.

Nesta dança, o macho realiza uma espécie de limpeza no chão com os pentes, para depositar ali suas capsulas que contem os espermatozoides. Feito isso, o macho arrasta a fêmea por cima dos espermatozoides espalhados para que ela os conceda.

Temos dois grupos de desenvolvimento de um escorpião: há espécies que se desenvolvem de forma vivípara e outras que se desenvolvem de forma ovovivípera.

Escorpiões 
Escorpiões

Na primeira forma, o embrião de escorpião se desenvolve dentro no corpo da fêmea em uma placenta, assim como os humanos e os mamíferos. Na segunda forma, a ovovivípera, os embriões de escorpiões se desenvolvem dentro de um ovo que fica dentro de sua mãe. Esse ovo eclode de forma natural ainda dentro da fêmea.

Uma única fêmea pode gerar por gestação, de 6 a 90 novos filhotes. Seu tempo de gestação dura de 2 a 2 anos, dependendo da sua espécie. Os filhotes de escorpião ao nascer, são totalmente brancos. Eles nascem através de parto, com a saída próxima a genitália da fêmea.

As fêmeas carregam seus filhotes em seu dorso durante os seus primeiros 14 dias de vida, tempo que os escorpiões atingem maturidade. Nestes primeiros 14 dias, é o tempo que o filhote de escorpião leva para adquirir sua primeira muda. A partir dessa maturidade, o filhote de escorpião já é capaz de buscar seu alimento se sozinho. Eles atingem sua vida adulta e maturidade sexual por volta de seu primeiro ano de vida.

Curiosidades Dos Escorpiões

Canibalismo

Quando faltam alimentos no local onde o escorpião está instalado, eles possuem o instinto de praticar o canibalismo, se alimentando de animais pequenos da mesma espécie. Esta é uma ação muito comum entre os escorpiões.

Um animal da escuridão

Os escorpiões gostam de montar suas tocas em locais escuros. Para os escorpiões, quanto mais escuro melhor. É muito comum se alojarem em fendas, buracos e locais abandonados.

Seres carnívoros

Os escorpiões são considerados aracnídeos carnívoros, se alimentando da carne de pequenos animais como baratas, grilos, cupins, moscas, escorpiões pequenos, etc.

Espécies Mais Perigosas De Escorpião

As espécies de escorpiões que possuem os venenos mais fatais do mundo são o escorpião dourado e o escorpião africano.

Acasalamento Com Final Trágico

Assim como outros animais, o escorpião fêmea possui o instinto de matar e comer o escorpião macho após o acasalamento.

Origem do Escorpião

O escorpião é um dos animais invertebrados terrestres mais antigos de nosso planeta. Datados, segundo pesquisas, com mais de 400 milhões de anos de existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *