Home / Curiosidades / Curiosidades das Saúvas: Habitat, Nome Científico e Reprodução

Curiosidades das Saúvas: Habitat, Nome Científico e Reprodução

Se você está aqui é porque pretende aprender um pouco sobre as Saúvas. As saúvas são formigas com um sistema de sociedade muito organizado, veremos e abordaremos este sistema como uma curiosidade logo mais abaixo. As saúvas têm muitos nomes pelo qual são conhecidas, também listamos alguns deles aqui para que você encontre algum que já ouviu falar. Abordaremos também o habitat e localização geográfica dessas pequenas e organizadas colônias de formigas. Fique atento então para as curiosidades das saúvas.

Nomes

Como eu havia dito, listamos alguns nomes da saúva aqui, porém, seu nome científico mesmo é Atta cephalotes.

Saúva - Cortadeira
Saúva – Cortadeira

Uma curiosidade das saúvas é que elas possuem muitos nomes populares. Eles são:

saúba, formiga- cortadeira, formiga- carregadeira, formiga- de -mandioca, formiga- cabeçuda, formiga- de -roça, roceira, cabeçuda, caçapó, maniuara, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga -caiapó, formiga- da -roça, formiga- de -nós, formiga- saúva, lavradeira, manhuara, Tanajura, picadeira e formiga-de-taboca. Elas possuem nomes até para suas especificações na sociedade do formigueiro. Note também como curiosidade das saúvas o fato de que seus nomes derivam do tupí- guarani.

Os trabalhos da colônia

As saúvas usam um sistema muito organizado de separação de trabalho. Cada saúva recebe então seu papel para que a colônia funcione com toda organização possível. A curiosidade das saúvas nesse caso é que de acordo com suas funções, podemos chamá-las por nomes diferentes.

O Bitus, são derivados de ovos mal cuidados, que geram os macho que acasala e depois morre. As Cortadeiras, são aquelas que cortam e carregam folhas para o formigueiro.As soldados, são as responsáveis pela defesa do formigueiro a possíveis invasores.

As lixeiras, são as responsáveis de evitar que doenças se espalhem pelo formigueiro retirando o lixo, que podem ser formigas mortas ou proliferação de fungos. As enfermeiras, são responsáveis por cuidar dos ovos, larvas e pupas, além de ajudar a rainha a cuidar dos filhotes.

Reprodução

As saúvas em seu ritual de reprodução são bastante semelhantes as outras formigas. A rainha, chamada Tanajura pelo popular, têm de voar para acasalar com os machos e cavam um buraco no solo que dará origem ao novo formigueiro. Eles fazem o que é chamado de vôo nupcial e assim eles acasalam. O Bitu, que é o macho morre no processo, e assim a rainha desce ao solo e arranca suas asas. Depois de uma semana a rainha produz ovos que eclodem rapidamente e dentro de 45 dias já estão na fase adulta e prontos para o trabalho.

A curiosidade das saúvas na reprodução é que os ovos que são bem cuidados dão origem as formigas aladas que se tornam rainhas e crescem para começar outro formigueiro. Os ovos que não são bem tratados dão origem aos Bitus que crescem para acasalar e morrer. A fêmea leva consigo uma bolota de fungo do seu formigueiro natal que vai ser usada como base inicial para o novo sauveiro, adubada com matéria fecal para começar a agregar.

Saúva
Saúva

Hábitos

As saúvas são extremamente organizadas em seu processo de sociedade. No sauveiro cada formiga tem sua função assim como já falamos sobre. As formigas cortadeiras carregam pedaços de folhas que elas mesmas cortam com o intuito de criarem fungos, que vão constituir o seu alimento exclusivo.

As folhas e outras partes de plantas cortadas pelas saúvas são levadas para o interior do formigueiro e são utilizadas como substrato para o cultivo de um fungo mutualista do qual essas formigas vão se alimentar. As saúvas tem uma função ecológica muito importante. Elas enriquecem o solo e podem fazer com que uma floresta volte a crescer mesmo depois de muito tempo sem fertilidade.

O processo delas de catar as folhas e levar até o sauveiro é comum ao de outras espécies de formigas. Elas formam uma fila para que nenhuma se perca. Tudo começa quando uma das formigas cortadoras encontra uma fonte de folhas e guia as outras formigas para o local, criando assim uma fila de ida, assim que catam, eles começam a viagem de retorno, cada um em seu tempo. Caso alguma formiga fique para traz com uma carga desajeitada de carregar, ela corta sua carga e outra vem ajudar.

Controle Natural Da Espécie

Como é fácil de notar, as saúvas possuem uma estrutura de sobrevivência muito organizada, e a reprodução é gerada muito fácil e rapidamente. Mas essa espécie possui muitos predadores e dessa forma são controladas em sua natalidade.

No ar, seus predadores principais são pardais, andorinhas, sabiás e outras aves de pequeno e médio porte até. No chão, seus principais predadores são calangos, sapos e até por outras espécies de formigas, ou mesmo o homem que a consome como iguaria. Também como curiosidade das saúvas na área do controle natural é que durante a fundação do sauveiro novo, as saúvas podem sofrer ataques de outras formigas e predadores como os tatus e outros artrópodes.

Habitat Natural

O habitat de preferência das saúvas são aqueles que se podem encontrar bastante folhas. Uma vez que as folhas são a maneira de que elas consigam produzir os fungos que servem de base de sua alimentação. Neste caso os locais que são preferidos para a reprodução e para que a sobrevivência das saúvas seja propícia é em áreas de matas, matas abertas e lavouras.

Como curiosidade das saúvas sobre o habitat natural delas fica a maneira para saber se você está em um habitat de saúvas é muito fácil. Repare apenas se existem folhas que estão cortadas ou furadas de maneiras semelhantes e próximas umas das outras.

Os cortes que as saúvas fazem nas folhas que usam como proliferação do seu jardim de fungos são semelhantes a mordidas e possuem certa semelhança entre as “dentadas” de umas e outras. Seguindo a trilha delas você poderá encontrar seu formigueiro, tome muito cuidado próximo a ele, elas não são muito boas anfitriãs.

Conclusão

As saúvas têm sistemas organizados de sociedade, e agora que você conhece tudo sobre essa espécie super interessante não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *