Home / Curiosidades / Curiosidades das moscas: quantas pernas?

Curiosidades das moscas: quantas pernas?

A mosca doméstica ou Musca domestica, pode ser o inseto mais comum que encontramos. Mas quanto você realmente sabe sobre a mosca doméstica? Aqui estão 10 fatos fascinantes sobre moscas!

1. As moscas domésticas vivem em quase todos os lugares há pessoas

Embora acredite ser nativo da Ásia, as moscas domésticas agora habitam quase todos os cantos do globo. Com exceção da Antártica e talvez de algumas ilhas, as moscas domésticas vivem em todos os lugares.

As moscas domésticas são organismos cinantrópicos, o que significa que se beneficiam ecologicamente de sua associação com seres humanos e com nossos animais domesticados. Enquanto os humanos ao longo da história viajavam para novas terras de navio, avião, trem ou carroça, as moscas domésticas eram seus companheiros de viagem.

Por outro lado, as moscas domésticas raramente são encontradas no deserto ou em locais onde os seres humanos estão ausentes. Se a humanidade deixar de existir, as moscas domésticas podem compartilhar nosso destino.

Moscas
Moscas

2. Moscas domésticas são insetos relativamente jovens no mundo

Como ordem, as moscas verdadeiras são criaturas antigas que apareceram na Terra durante o período do Permiano, mais de 250 milhões de anos atrás. Mas as moscas domésticas parecem ser relativamente jovens, em comparação com seus primos dípteros.

Os primeiros fósseis conhecidos de Musca têm apenas 70 milhões de anos. Essa evidência sugere que os ancestrais mais próximos das moscas domésticas apareceram durante o período cretáceo, pouco antes de o infame meteorito cair do céu e, alguns dizem, ter desencadeado a extinção dos dinossauros.

3. Moscas domésticas se multiplicam rapidamente

Se não fosse por condições ambientais e predação, seríamos invadidos por moscas domésticas. Musca domestica tem um ciclo de vida curto – apenas 6 dias, se as condições forem adequadas – e uma mosca doméstica deposita uma média de 120 ovos por vez.

Os cientistas calcularam o que aconteceria se um único par de moscas fosse capaz de se reproduzir sem limites ou mortalidade para seus filhotes. O resultado? Essas duas moscas, em apenas 5 meses, produziriam 191.010.000.000.000.000.000.000 de moscas domésticas, o suficiente para cobrir o planeta a vários metros de profundidade.

4. As moscas domésticas não viajam muito e não são rápidas

Ouviu aquele zumbido? Esse é o movimento rápido das asas de uma mosca doméstica, que pode bater até 1.000 vezes por minuto. Isso não é erro de digitação. Pode surpreendê-lo saber, então, que geralmente são panfletos lentos, mantendo uma velocidade de cerca de 7 km por hora.

As moscas domésticas se movem quando as condições ambientais os obrigam a fazê-lo. Nas áreas urbanas, onde as pessoas vivem muito próximas e há muito lixo e outras imundícies a serem encontradas, as moscas domésticas têm pequenos territórios e só podem voar 1.000 metros ou mais.

Mas as moscas domésticas vagam por toda parte em busca de esterco, cobrindo até 11 quilômetros ao longo do tempo. A maior distância de vôo registrada para uma mosca doméstica é de 32 quilômetros.

5. Moscas domésticas vivem da sujeira

As moscas domésticas se alimentam e se reproduzem nas coisas que desprezam: lixo, esterco animal, esgoto, excremento humano e outras substâncias desagradáveis. A mosca domestica é provavelmente o mais conhecido e mais comum dos insetos aos quais nos referimos coletivamente como moscas sujas. Nas áreas suburbanas ou rurais , as moscas domésticas também são abundantes em campos onde a farinha ou o estrume de peixe é usado como fertilizante, e em montes de compostagem onde se acumulam aparas de grama e legumes podres.

6. Moscas domésticas estão em uma dieta totalmente líquida

As moscas domésticas têm peças bucais tipo esponja, que são boas para absorver substâncias liquefeitas, mas não para comer alimentos sólidos. Assim, a mosca doméstica procura alimentos que já estão em forma de poça ou encontra uma maneira de transformar a fonte de alimento em algo que possa gerenciar.

É aqui que as coisas ficam meio nojentas. Quando uma mosca doméstica localiza algo saboroso, mas sólido, regurgita na comida (que pode ser a sua comida, se estiver zumbindo no churrasco). O vômito da mosca contém enzimas digestivas que funcionam no lanche desejado, pré-digerindo e liquefazendo rapidamente para que a mosca possa lambê-lo.

7. Moscas domésticas provam com os pés

Como as moscas decidem que algo é apetitoso? Eles pisam nele! Como as borboletas , as moscas domésticas têm seu paladar nos dedos dos pés, por assim dizer. Os receptores do paladar , chamados chemosensilla , estão localizados nas extremidades da tíbia e da tarsa ​​da mosca (em termos mais simples, parte inferior da perna e pé).

No momento em que eles pousam em algo interessante – seu lixo, uma pilha de esterco de cavalo ou talvez seu almoço – eles começam a provar seu sabor caminhando por ai.

8. Moscas domésticas transmitem muitas doenças

Como as moscas domésticas prosperam em lugares repletos de patógenos, eles têm o mau hábito de transportar agentes causadores de doenças de um lugar para outro. Uma mosca doméstica pousará em uma pilha de cocô de cachorro, inspecione-a cuidadosamente com os pés e depois voe para a sua mesa de piquenique e ande um pouco no seu pão de hambúrguer.

Seus alimentos e locais de reprodução já estão transbordando de bactérias, e então eles vomitam e defecam para aumentar a bagunça. Sabe-se que as moscas domésticas transmitem pelo menos 65 doenças e infecções, incluindo cólera, disenteria, giardíase, febre tifóide, hanseníase, conjuntivite, salmonela e muito mais.

9. Moscas domésticas podem andar de cabeça para baixo

Você provavelmente já sabia disso, mas você sabe como eles realizam esse feito que desafia a gravidade? O vídeo em câmera lenta mostra que uma mosca doméstica se aproxima de um teto executando uma manobra de meio rolo e depois estende suas pernas para fazer contato com o substrato. Cada uma das pernas da mosca doméstica possui uma garra tarsal com uma espécie de almofada pegajosa, para que a mosca possa agarrar quase qualquer superfície, do vidro liso da janela ao teto.

10. Número de pernas: Quantas são?

Parece contradição, mas acredite ou não, as moscas possuem apenas cerca de seis Pernas. O que acontece é que pela rápida movimentação das mesmas enquanto visualizam uma refeição que querem atacar a nossa percepção é confundida e parece que as moscas possuem muito mais que seis pernas.

Conclusão

Eu creio que depois desse apanhado geral e principalmente da informação a respeito de quantas pernas possuem essas danadas que vivem em nossas mesas você matou a sua curiosidade. O que está esperando para compartilhar esse incrível conteúdo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *