Home / Curiosidades / Curiosidades da Aranha Vermelha Comum: Tamanho e Fotos

Curiosidades da Aranha Vermelha Comum: Tamanho e Fotos

Aranhas … elas estão por todos os lugares, e é comum vermos algumas delas no banheiro, nos cantinhos das janelas, nas portas, e lugares onde elas podem se esconder. Hoje vamos falar da aranha vermelha e revelar alguns fatos sobre ela.

As aranhas vermelhas pertencem a um grupo de animais chamado “aracnídeos”, ácaros e escorpiões e até o carrapato também faz parte da família dos aracnídeos. Um aracnídeo é uma criatura com oito pernas, duas partes do corpo, sem antenas ou asas e não consegue mastigar comida. As aranhas não são insetos porque os insetos têm três partes principais do corpo e seis pernas e a maioria dos insetos possuem asas.

Os aracnídeos estão ainda em um grupo maior de animais chamados “artrópodes”, um animal invertebrado do filo grande Arthropoda, que também inclui aranhas, crustáceos e insetos. Eles são o maior grupo do mundo animal, cerca de 80% de todos os animais vêm deste grupo. Existem mais de um milhão de espécies diferentes. Existem mais de 40.000 tipos diferentes de aranhas no mundo.

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

As aranhas vermelhas fazem parte do grupo de aranhas domésticas, ou seja, um grupo que pode ser encontrado nos jardins, nos quintais, e até mesmo no interior de casa. Elas são facilmente encontradas nos vãos ou naqueles cantinhos das paredes, portas e janelas. A aranha vermelha comum possui esse nome pela tradução da língua inglesa, “red house spider” e traduzindo para a língua portuguesa conhecemos a “aranha vermelha da casa”. A nomenclatura científica da nossa aranha de hoje é Nesticodes rufipes, e ela faz parte da família Theridiidae, que curiosamente é a mesma família das aranhas mais temidas, como a viúva negra. 

Mas, toda família tem a sua exceção, por isso, a aranha vermelha não é a “viúva negra da família”, é inofensiva, e não apresenta veneno.

As aranhas vermelhas da casa normalmente entram através de fendas e buracos antes de encontrar o caminho para espaços escuros e frescos para nidificar. Elas gostam de fazer suas teias em cantos escuros das casas.

Eles mordem?

A picada da aranha da casa vermelha é dolorosa, mas como seu veneno não é necrótico, não deve causar a morte de células da pele e uma lesão, assim como uma picada marrom reclusa. Essas aranhas não são agressivas, mas morderão se sua teia for perturbada; portanto, tenha cuidado ao limpar as teias de aranha.

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

Como faço para não tê-las em casa?

A prevenção de aranhas-vermelhas começa com a garantia de que a população de insetos que servem de alimento para as aranhas seja reduzida ao mínimo. Também é útil remover a desordem interna que serve de abrigo para aranhas, incluindo rachaduras, lacunas e furos na vedação:

  • Portas
  • Fundação
  • janelas

O estômago das Aranhas da Casa Vermelha só pode levar líquidos; portanto, uma aranha precisa liquefazer sua comida antes de comer. A Aranha da Casa Vermelha morde suas presas e esvazia os líquidos do estômago na oração, que a transforma em uma sopa para eles beberem. Elas se alimentam de insetos como formigas, portanto, se você notar uma aranha vermelha em casa, agradeça por ela estar ali, pois a aranha desempenha um papel importante e faz o controle de animais indesejados pelos humanos.

Comportamento e Reprodução

As aranhas vermelhas constroem suas teias de forma irregular e a sua fase de de reprodução ocorre geralmente à noite, sendo que é nesse período em que os machos estão em busca de fêmeas com a intenção de se acasalarem. Geralmente essas aranhas demonstram um comportamento muito comum entre elas, e se escondem quando notam movimentações ou quando ameaçadas por algum motivo. 

Embora se assemelhe e seja tão confundida com a aranha marrom, a aranha vermelha é na verdade uma predadora da marrom, por isso algumas pessoas podem as encontrar perto uma da outra, nesse caso, a aranha vermelha está a procura da marrom. 

Características Gerais

As aranhas vermelhas medem em média dez milímetros, mas esse tamanho pode variar, como acontece com animais de todas as espécies, essa medida é uma média generalizada e conta com as pernas da aranha. 

Todo o corpo dela apresenta uma cor avermelhada, mas o abdome possui uma coloração mais escura, que pode ser vista como a cor marrom. Por isso, ela é confundida, principalmente pelos leigos, com a aranha marrom. 

As aranhas vermelhas comuns possuem duas partes do corpo, a parte frontal do corpo é chamada de Cefalotórax (o tórax e a cabeça das aranhas fundidas). Também nesta parte do corpo está a glândula, onde está o estômago, presas, boca, pernas, olhos e cérebro. A próxima parte do corpo é o abdômen e o abdômen é onde estão as fieiras e as glândulas produtoras de seda.

As aranhas têm cérebros grandes demais.

Sangue Azul

Em uma aranha vermelha o oxigênio está ligado à “hemocianina”, uma proteína à base de cobre que torna o sangue azul, uma molécula que contém cobre ao invés de ferro. A hemoglobina à base de ferro nos glóbulos vermelhos transforma o sangue em vermelho.

Embora não apresentem veneno, elas podem causar uma reação alérgica em pessoas que comumente também possuem alergia a outras coisas e até mesmo outros animais, e nessas situações se faz necessário o uso de medicações antialérgicas contra o alérgeno da aranha vermelha.

Além de serem praticamente inofensivas para nós, as aranhas vermelhas também podem apresentar até mesmo alguns benefícios quando estão em nossa casa, como, por exemplo, capturar aqueles bichinhos indesejados, como formigas, mosquitinhos, pernilongos e afins.

Em algumas situações elas conseguem capturar até moscas que caíram por algum motivo ou que estão muito vagarosas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *