Home / Curiosidades / Criaturas Mitológicas Mais Poderosas

Criaturas Mitológicas Mais Poderosas

Cada cultura de tem as suas mitologias com seus personagens cada qual com a sua personalidade e habilidades próprias. Através disso histórias são espalhadas e crenças populares surgem de acordo com a cabeça de cada um.

Estas mitologias também são representadas no folclore, mas se engana se você pensa que esta é uma cultura presente só no Brasil, muitos outros países a tem também.

Tanto o folclore quanto as mitologias atraem dois tipos de públicos, os que têm a crença de que a história realmente existe ou os que não conseguem acreditar por precisarem de provas, mas que as admiram de certa forma e são conhecedores de algumas delas, seja do próprio país ou de algum outro. E você? É uma destas pessoas ou não se interessa por mitologia?

Se você respondeu que faz parte das pessoas que não se prendem muito na mesma, te pedimos que fique por aqui, para que leia o texto até o final, pois como somos um portal de animais, não vamos abordar as criaturas mitológicas mais perigosas de modo abrangente, mas especificamente sobre as que nos diz respeito, os animais.

Bakeneko, Gato Monstro

Como dissemos, o folclore não é uma cultura popular somente no Brasil, tanto que coincidentemente, a primeira mitologia que vamos contar é referente ao folclore do Japão, com seus nomes de personagens suando um tanto quanto estranhos para nós, mas que ao menos tem seu significado para nos colocar dentro do conto.

Independente de quem tem ou não tem gato, de quem gosta ou não gosta dos mesmos, sabe como a crença popular de que eles são seres espirituais positivos para nós seres humanos se tornou mundial, como por exemplo a ideia de que ele limpa as energias negativas do ambiente em que habita e por isso sente tanta necessidade de dormir e tem o sono tão profundo, por ser uma espécie de esponjinha, mas a mitologia que vamos contar é com um personagem totalmente oposto desta ideia do gato, é o personagem bakeneko, que em linhas gerais significa, gato monstro, isto porque é totalmente perigoso e vingativo, mesmo com o seu lado bondoso.

As mitologias envolvendo tal criatura, tem crenças cruéis e vingativas, como a de que ele é capaz de comer o seu tutor e tomar o seu lugar, mas também contam outras histórias de salvamento de seu respectivo tutor, mas lembrando, isto não faz dele uma criatura essencialmente bondosa, são vingativos apesar disto. Nesta mitologia o que leva a um gato comum se tornar um bakeneko são sua idade avançada, ou em casos em que o gato foi mantido preso pelo tutor em sua casa. Afinal, quem tem gato sabe o quanto eles gostam da sua liberdade e de poderem sair e voltar a hora que bem quiserem.

Nekomata, Ainda Mais Poderoso

Um outro motivo que leva a esta transformação segundo a mitologia, são gatos que possuem caudas grandes, que entram aí em uma outra crença, a de que se tornam nekomata. Originalmente, o significado do nome é, gato dividido, pois sua cauda é dividida no meio, se tornando duas, neste caso tem suas habilidades aumentadas, como criar bolas de fogo, se tornar uma segunda lua no céu, andar somente sob as duas patas traseiras ou mais, se transformar de gato para humano.

O nekomata é tão poderoso que é muito comumente representado em animes ou mangas, o que como bem sabemos, é uma cultura específica e muito presente no Japão. Dentre estas representações estão animações conhecidas mundo a fora, inclusive no Brasil, como o personagem matatabi em Naruto ou o personagem espeon no Pokemon.

Fênix: Criatura Mitológica Popular Mundialmente

Apresentada uma criatura poderosa mitológica não tão popular a nível mundial, vamos a uma que tem exatamente esta característica, é a mitologia da criatura fênix. Se você não faz parte dos que conhecem esta,  ao menos já ouviu falar.

Apesar do alcance popular mundial, ela tem origem na Grécia. Basicamente, fênix é uma ave que renasce das suas próprias cinzas das vezes em que morre, isto porque não morre e renasce somente uma vez, mas por toda a sua longa vida. Ela sabe exatamente quando vai morrer e renascer, neste ato, prepara lenha com folhas de palmeiras, sacode suas asas e plumas e se desfaz, das suas próprias cinzas renasce em forma de fogo com sua cor avermelhada. Assim sendo, representam o renascimento, não só literário, mas espiritual também, tanto que já ganharam espaço até mesmo na crença crista, sendo símbolo do renascimento de cristo.

No mundo das artes assim como o bakeneko foram representadas e muito bem em muitos filmes ou livros, como no conhecido Harry Potter em que um dos personagens é tutor de uma, e em as Crônicas de Nárnia.

Mitologia Animal Pelo Mundo

Apresentadas uma mitologia com uma criatura poderosa não tão popular e outra muito popular mundialmente, se você se interessou por mais histórias envolvendo os diversos animais e suas simbologias, vamos citar mais algumas com uma breve introdução para você adentrar mais este mundo irreal ou de mitos.

De origem nórdica, temos a mitologia de sleipnir, nome com significado suave, o que representa a sua habilidade de cavalo mais veloz do mundo, também como característica de mitologia nórdica, temos o ratatoskr, um esquilo fofo que sai espalhando fofocas por aí, mais uma vez, de origem nórdica, se tem o kraken, uma espécie de lula que colocava o equilíbrio dos navios nos mares em risco, com a mesma origem temos o nidhogg, que com uma espécie de mistura entre dragão e serpente é uma criatura que gosta mesmo é de destruir, com uma aparência parecida, temos o brasilisco, um animal que é capaz de atacar gravemente com um simples olhar.

De origem Grega como a fênix, temos a corça de cerineia, um animal muito veloz também. O próximo personagem é um dos mais medonhos citados até então, o nuckelavee, nome com significado, diabo do mar, já deu para entender bem, né? Um personagem com uma mistura de cavalo, mitologia com origem específica, nas Ilhas Órcades, na Escócia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *