Home / Curiosidades / Como treinar e domesticar meu papagaio para falar?

Como treinar e domesticar meu papagaio para falar?

Todas as espécies de papagaios têm a anatomia necessária para imitar a fala humana, ou “falar”. Esse é um dos atributos que tornam os papagaios atraentes para as pessoas e certamente os diferencia de outras espécies de animais de companhia. Enquanto todos os papagaios podem falar em teoria, alguns são melhores imitadores do que outros e algumas espécies são mais propensas a falar. Alguns de nossos papagaios têm um “sotaque” ou falam em discurso mecânico, especialmente rápido ou pouco inteligível. Se você tem um papagaio é muito improvável que o seu pássaro de estimação fale.

Aqui estão algumas ideias sobre como ensinar seu pássaro de estimação a falar:

1. Seu pássaro de estimação aprenderá a falar?

É provável que um pássaro de estimação fale se for uma espécie naturalmente vocal e ainda for jovem. Além disso, é mais provável que seu pássaro de estimação fale se você é uma pessoa verbal ou possui uma família verbal. Finalmente, se o seu pássaro de estimação já fala ou imita sons, você tem uma boa chance de ensinar palavras a ele.

Algumas das espécies de aves de estimação que falam prontamente incluem os papagaios-cinzentos do Congo e os africanos de Timneh, os papagaios-do-mato-de-cabeça-amarela e os papagaios-do-amazonas, os papagaios Eclectus e os periquitos-de-pescoço-indiano. Das araras, a arara azul e dourada fala com mais facilidade. Entre as cacatuas, os de olhos nus e de peito de rosa são frequentemente falantes.

Papagaio falando
Papagaio falando

Os louros são grandes faladores, se você puder fornecê-los com sua dieta de néctar. Os papagaios africanos de Poicephalus, como o Senegal e o Meyer, podem aprender a falar, embora suas vozes não sejam fáceis de entender. O mesmo se aplica aos papagaios de Pionus , dos quais o Pionus de Maximiliano fala mais claramente. Alguns dos periquitos podem falar, e o periquito macho pode aprender literalmente centenas de palavras. 

Vale a pena trabalhar com seu pássaro de estimação o desenvolvimento dessa capacidade. Lembre-se de que mesmo um pássaro de estimação que não fala pode se comunicar e entender suas palavras.

Estudos realizados nos anos 90 sobre vocalizações de pássaros silvestres mostraram que os pássaros jovens aprenderam uma língua de rebanho de outros pássaros depois que deixaram o ninho. Em nossas casas, nos tornamos o rebanho de um pássaro de estimação, e as vocalizações que ele aprende podem, portanto, incluir nossa língua, da mesma forma que aprenderiam uma língua de rebanho na natureza.

A interação social é necessária para que um pássaro de estimação aprenda a falar. Você não terá muito sucesso ao deixar a mídia reproduzindo com frases repetidas. Seu pássaro de estimação aprenderá as palavras que você diz, especialmente se as palavras envolverem comida, banho, sua presença ou forem ditas com entusiasmo.

2. Quais são algumas palavras / frases fáceis para a maioria das aves de estimação aprenderem?

Os pássaros de estimação aprendem palavras associadas às coisas que desejam com mais facilidade. Nomeie os alimentos que você alimenta seu pássaro de estimação, por exemplo. Comece a ensinar a diferença entre “banana”, “maçã” e “laranja” ou entre “semente” e “noz”. Você pode fazer isso com seu pássaro de estimação, mesmo que ele não responda. Quando seu pássaro de estimação começar a emitir um som ou entonação remotamente como uma dessas palavras, dê a ele o item de comida como recompensa e diga a palavra que pensa que está dizendo.

Você também pode associar palavras às suas ações. Diga “Olá” e “adeus” ao entrar e sair de casa. os pássaros gostam de companhia e aprenderão rapidamente “olá”, “entrar” e “o que você está fazendo?” usado quando você entra na sala pela primeira vez. Diga adeus toda vez que sair e também use as mesmas palavras quando cobrir a gaiola todas as noites. Diga “noite, noite”, “boa noite” ou “hora de dormir”, por exemplo. Provavelmente, o seu pássaro de estimação vai pegar essas frases.

3. Você deve dizer palavras diferentes para o seu pássaro de estimação para ver qual delas escolhe ou repetir a mesma palavra todos os dias? Existe uma forma certa de falar?

Os papagaios também aprendem palavras que você diz com entusiasmo com muita facilidade; é por isso que um pássaro de estimação pode repetir uma exclamação ou linguagem obscena depois de ouvi-la apenas uma vez, enquanto ignora a palavra educada que você está tentando ensinar. É incrível quantos pássaros de estimação podem dizer “cale a boca”, “fique quieto” ou “ai”. Você pode aprender duas coisas com isso: 

a) Observe seu idioma em torno de seu pássaro de estimação!

 b) Quando você quiser que um pássaro de estimação aprenda a dizer algo, diga-o com entusiasmo, alto, entusiasmado e em voz alta. Varie sua voz, mas use a mesma palavra. Isso torna o aprendizado de dizer algo como “uva” muito emocionante e memorável!

4. Como você pode saber se o seu pássaro de estimação está realmente dizendo alguma coisa?

Quando um pássaro de estimação está aprendendo pela primeira vez uma nova palavra ou frase, geralmente não fala claramente. Fique animado quando um pássaro de estimação parece estar imitando algo que você está dizendo dizendo de volta para o pássaro de estimação. Os primeiros murmúrios são apenas isso, murmúrios ou assobios com uma inflexão como a fala. 

5. Um pássaro de estimação pode ensinar uma palavra / frase a outro?

Os pássaros de estimação aprendem um com o outro. Na natureza, um pássaro aprenderia a língua do rebanho com seus companheiros. Em nossas casas, os companheiros de são tão variados quanto o cão da família, você e seus companheiros de casa ou família e os outros pássaros de estimação da casa. Os pássaros domésticos podem aprender a dizer um ao outro para ficarem quietos, cumprimentarem-se pelo nome … ou usarem o mesmo nome! 

6. É melhor tentar ensinar um pássaro de estimação a falar enquanto está na gaiola, ou você deve segurá-lo?

Se você vai ensinar uma vocalização ao seu pássaro de estimação como um comportamento aprendido, sem relação com uma ação ou recompensa, escolha um local tranquilo para trabalhar e coloque seu pássaro de estimação em uma superfície. Mantenha as distrações no mínimo. Repita uma frase como “pássaro bonito” várias vezes e recompense seu pássaro de estimação por qualquer vocalização e, em seguida, pelo correto.

Se você estiver ensinando um pássaro de estimação a dizer olá, adeus ou nomear um petisco, seu pássaro de estimação poderá estar em sua gaiola ou em um suporte. Se um pássaro de estimação aprender a nomear um alimento como “noz”, “semente” ou “maçã”, certifique-se de recompensá-lo com o alimento apropriado.

7. Existem certos momentos do dia que são melhores para trabalhar com um pássaro de estimação em seu vocabulário? 

É bom trabalhar com o seu pássaro de estimação a qualquer hora do dia, e várias vezes ao dia, de fato. Adquira o hábito de conversar com seu pássaro de estimação como se fosse uma criança pequena. Fale sobre o que está acontecendo e o que você está fazendo, e especialmente sobre coisas que interessam ao seu pássaro de estimação. Não há uma hora específica.

8. Um pássaro de estimação pode “perder” uma palavra / frase se não for reforçado o suficiente … seu pássaro de estimação esquecerá se não repetir?

Os treinadores chamam o processo de um comportamento de desaparecer de “extinção”. Se um comportamento, como dizer uma palavra, não é reforçado, geralmente desaparece. Seu pássaro de estimação pode esquecer uma palavra ou frase se você não reagir e se você parar de dizê-lo. Por outro lado, os pássaros parecem ter lembranças longas. Se você quer uma frase antiga de volta, pode ajudar seu pássaro de estimação a se lembrar.

9. Como você consegue que um pássaro de estimação comece uma nova palavra / frase se ele constantemente diz a mesma coisa repetidamente?

Você pode promover a extinção da frase desgastada não reagindo a ela. Não olhe para o pássaro de estimação, responda verbalmente a ele ou repita a frase. Tente adicionar uma palavra, respondendo com uma nova palavra sempre que seu pássaro de estimação disser o antigo. Você pode começar a sussurrar outra palavra, que muitos pássaros de estimação acham irresistível, ou pode começar um dueto com seu pássaro de estimação. Os pássaros são musicais de natureza. 

Deixe seu pássaro de estimação participar de uma parte e cantar outra palavra até que ela entre no repertório.

E mais uma vez, nomear coisas para o seu pássaro de estimação é uma boa maneira de adicionar uma palavra ao seu vocabulário.

10. O pássaro de estimação precisa ser manso para aprender a repetir palavras / frases?

Falar é uma experiência que você pode compartilhar com seu papagaio, independentemente do nível de mansidão. Papagaios são vocais e sociais. Use essas características para começar a interagir de maneira positiva com um papagaio selvagem. Provavelmente vai fazer você se sentir melhor sobre o seu pássaro de estimação. Fale do outro lado da sala, dê um nome para ele e fale com ele quando entrar e sair da sala. Cantar com seu papagaio não requer mansidão. Claro, não dói se você tem uma voz musical!

Com certeza, a experiência de ver o seu papagaio falando coisas novas trará muitos momentos de alegria, risadas e experiências divertidas. Aproveite esses momentos com paciência e leveza. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *